FILMES

Os 15 momentos mais debochados do Magneto de Ian McKellen

Quando pensamos no Magneto das HQs, pensamos em um personagem duro e rígido, que quer a soberania da mutandade a qualquer preço. O seu desejo pelo bem dos mutantes reflete em sua seriedade e austeridade. No entanto, a versão do mutante interpretada por Ian McKellen tem uma outra característica que se destaca, o deboche. O ator deu um ar de soberba para o personagem, que o tornou extremamente divertido, sem tirar seu ar magnânimo. Nós separamos uma lista com aqueles que acreditamos ser os 15 momentos mais debochados (e engraçados) do Magneto de Ian McKellen.


Vale lembrar que essa não passa de uma lista opinativa e não oficial. Portanto, há a possibilidade de você discordar dela, por isso incentivamos que você debata conosco e expresse sua opinião na área de comentários.

⊗ 1. Xeretando na minha cabeça? – X-Men: O Filme

Logo no começo do filme temos a apresentação de 4 personagens que serão fundamentais para o longa. Primeiramente vemos o debate pró e contra mutantes entre Jean Grey e o Senados Kelly. Esse debate leva a conversa entre Professor X e Magneto, que ao perceber que os outros humanos estão ficando do lado de Kelly, deixa o ambiente. Quando Xavier vai atrás dele para tentar pará-lo e perguntá-lo o que ele faz ali, o mutante aponta uma das frases mais marcantes do longa:

Por que você faz perguntas das quais você sabe a resposta? “

Logo em seguida, eles tem uma conversa sobre não desistir dos mutantes e Xavier tenta descobrir qual o plano de seu rival. Magneto por outro lado, percebe que Charles está tentando sondar sua mente e imediatamente aponta o fato de uma forma bem desdenhosa.

Entrando escondido aqui Charles?

Esse primeiro encontro entre os dois mutantes estabelece o tom debochado que Magneto tem, ele ri do fato de Xavier continuar tendo esperança de que eles se tornarão aliados novamente.


⊗ 2. Desfilando com o Senador Kelly – X-Men: O Filme

Com o decorrer do filme, descobrimos que Magneto deseja transformar lideranças políticas do mundo em mutantes, para que assim, eles passem a fazer leis para mutantes. Sua primeira cobaia é Robert Kelly, visto que o Senador é uma liderança ferrenha contra a existência dos mutantes. Acontece, que Magneto, antes de ligar sua máquina, ele resolve ter uma conversa com Kelly e é aí que vemos sua classe (e seu deboche).

Erik pode voar e controla metais, ele pode levitar qualquer objeto. No entanto, para chegar até sua máquina, como medida de exercer poder perante o político, ele desfila pelo local, enquanto arrasta a cadeira do humano de forma elegante enquanto conversa com ele. Tudo isso rindo e animado, enquanto está prestes a fazer algo que pode matar o homem diante dele.


⊗ 3. Prendendo Dentes de Sabre – X-Men: O Filme

A princípio, o plano de Magneto de usar sua máquina para ativar o gene X em humanos comuns dá certo, pois Kelly realmente se torna mutante. Acontece, que os poderes do novo mutante permitem que ele de alguma forma se torne líquido, o que faz com que ele atravesse a grade de sua prisão, quase caindo de um penhasco. É justamente nessa cena que temos a primeira demonstração do quanto Magneto é debochado inclusive com seus asseclas.

Ao atravessar a grade da cela, Kelly acaba caindo para o outro lado, ficando dependurado prestes a cair do penhasco. Magneto então ordena que Dentes de Sabre o resgate. O que o felino não sabia, no entanto, é que os novos poderes de Kelly não permitiriam que o vilão o segurasse pelo punho. Assim, Kelly acaba caindo penhasco abaixo, deixando Magneto furioso. Ao invés de brigar com seu seguidor, Magneto simplesmente sai da cela e entorta as grades de volta para prender Dentes de Sabre lá para pensar no que fez, basicamente um cantinho da disciplina.


⊗ 4. Jogando verdades na Cara de Wolverine – X-Men: O Filme

Durante todo o decorrer do primeiro filme, o roteiro faz com que o público e até mesmo alguns de seus personagens acreditem que o objetivo de Magneto é sequestrar Wolverine. A princípio pensa-se que o metal Adamantium no corpo de Logan tem alguma propriedade desejada por Erik. Acontece que é o próprio Magneto quem revela que não é isso que ele quer e ele revela da forma mais debochada possível.

Quando Mística faz Vampira fugir do Instituto, Wolverine vai atrás dela e a encontra em um trem que está saindo da cidade. É nesse momento que Magneto chega interrompendo o resgate da jovem mutante. Wolverine pergunta o que Erik tanto quer com ele, o vilão então, com seu ar soberbo responde caçoando da cara do mutante:


⊗ 5. Debochando dos Policiais – X-Men: O Filme

Logo após concluir seu sequestro, Magneto está saindo da estação de trem e percebe que está cercado de policiais. Quando o vilão e seus comparsas saem do local, eles imediatamente recebem o aviso da polícia que precisam se entregar deitando no chão. A partir daí temos um show de deboche da parte de Magneto. Primeiro, logo quando ele escuta o que os policiais disseram, só a cara de desdém que Ian McKellen faz ja é maravilhosa por si só, mas não é apenas isso.

Eventualmente, visando fazer com que Erik pare de machucar os policiais, Charles, controlando a mente de Dentes de Sabre e Groxo, tenta ameaçá-lo. A contra ameaça de Magneto no entanto é ainda mais efetiva. Ele utiliza seus poderes para controlar todas as armas dos policiais no recinto e ameaça atirar com todas elas nos policiais.

“Eu não acho que consigo parar todas Charles”


⊗ 6. Rindo da burrice de Ciclope – X-Men: O Filme

No final do filme, Magneto consegue sequestrar Vampira e inicia seu plano de fazê-la roubar seus poderes para ativar a maquina de transformar humanos em mutantes. Os X-Men descobrem onde eles estão e partem imediatamente para o resgate, mas acabam capturados por Magneto que os prende. Ciclope, de forma impensada pede para que Tempestade jogue um raio no local e mate Magneto. A resposta do vilão não poderia ser mais debochada:

“Ah é? Lance um raio num imenso condutor de cobre… E eu pensei que você vivesse em uma escola”.

Pobre Scott que vira chacota de todo mundo nesse filme.


⊗ 7. A Fuga da Prisão – X-Men 2

No final de X-Men: O Filme os heróis derrotam Magneto, que é preso em uma prisão de plástico para que ele não utilizasse seus poderes. No entanto, sua fiel escudeira Mística sabia exatamente o que fazer para libertá-lo. Ela seduz um dos guardas e injeta um pouco de ferro no sangue do homem, para que Erik assim consiga extraí-lo e fugir do local. Ao conseguir sua fuga, é óbvio que Magneto não ficaria quieto e claro que ele precisaria debochar até mesmo do homem morto.

Sr. Laurio, nunca confie em uma mulher bonita; principalmente numa que está interessada em você


⊗ 8. Quando eles aprenderão a voar – X-Men 2

Após a invasão da Mansão, parte dos X-Men vai para a casa de Homem de Gelo em Boston. No local, Pyro acaba atacando e ferindo inúmeros policiais, até que Tempestade e Jean Grey chega para resgatar os heróis. No entanto, as ações impensadas do adolescente fazem com que os X-Men entrem no radar da força aérea americana, que os ataca. Jean consegue minimizar os danos, mas não é suficiente e o Pássaro Negro, atingido passa a cair e mais uma vez, nosso mestre do debochismo entra em ação.

O jato que estava caindo em velocidade vertiginosa de repente começa a se reconstruir, inicialmente Tempestade pensa que aquele é um trabalho de Jean, mas a telepata explica que não é ela quem está fazendo aquilo. Ao invés de Magneto simplesmente impedir que o jato caia, ele espera que o veículo chegue a 2 metros do chão, para somente então pará-lo. O vilão simplesmente espera os heróis pensarem que vão morrer pelo próprio prazer e só quando eles estão muito perto da queda, os impede de cair quando ele pode ver seus rostos aterrorizados. Para coroar tudo, ele ainda manda uma frase de efeito.

Quando é que eles vão aprender a voar?


⊗ 9. Jogando mais verdades na cara de Wolverine – X-Men 2

Wolverine é sem dúvidas o protagonista da franquia, principalmente quando falamos dos primeiros três filmes. Assim, é fácil para o personagem sair por cima na interação com a maioria dos personagens. Magneto no entanto, é alguém diferente, ele é mais inteligente, mais poderoso e mais calmo que Logan, de forma que com muita frequência vemos o vilão espezinhando nosso herói.

Na conversa na floresta Magneto revela que precisa dos X-Men para encontrar a base de Stryker onde ele está construindo o segundo Cérebro. Segundo Magnus, um dentre eles sabe onde está o local, imediatamente Wolverine se apresenta e diz que o Professor X já entrou na mente dele. Acontece, que na verdade o mutante da qual Magneto estava falando era Noturno, pessoa que Stryker usou para tentar aumentar o ódio dos humanos contra mutantes. Ao invés de Erik explicar dessa forma, ele simplesmente deixa seu deboche falar por si:

Você continua achando que o mundo gira ao seu redor


⊗ 10. Se juntando a Mística para debochar de Vampira – X-Men 2

Após Jean Grey examinar a mente de Kurt e descobrir para onde Stryker levou o Professor X, heróis e “vilões” finalmente têm um plano de ação. Eles planejam invadir a base de Stryker no lago Alkali e então resgatar a todos os sequestrados e parar os planos do militar. É justamente aí que temos uma das maiores demonstrações de deboche feitas por Magneto.

Quando Vampira entra no Pássaro Negro, Magneto já está lá dentro conversando com Mística, ao ver a jovem, o velho mutante simplesmente ri do fato de que no ano anterior, quando ele quase a matou, ela ainda ficou com uma mecha branca no cabelo como efeito colateral. Ele ainda trata aquilo como se a jovem tivesse feito aquilo por estilo, falando aos risos junto com Mística que também ri.

“Nós amamos o que você fez no cabelo”.


⊗ 11. Em briga de Marido e Mulher – X-Men 2

Em certo momento do filme, Xavier vai visitar Magneto e acaba sequestrado por Stryker. Ciclope que o está acompanhando, é derrotado por Lady Letal e também acaba sequestrado. O vilão insere no líder dos X-Men um soro que passa a controlá-lo, assim, mesmo sem querer, quando os X-Men invadem a base de Stryker, Ciclope os ataca e inicia uma batalha com Jean que acarretaria na destruição da represa.

No entanto, antes desse confronto se iniciar, Jean salva Magneto e Mística de um ataque de Ciclope. Logo em seguida, diz a dupla que eles podem ir e que ela cuidará de tudo. Aparentemente, nosso rei do deboche não consegue se manter quieto nem mesmo nessa situação.

É um problema amoroso dela não devemos interferir


⊗ 12. Debochando de Jason – X-Men 2

Com a introdução de X-Men: Primeira Classe a cronologia da franquia ficou bastante bagunçada. Contudo, antes dela era estabelecido que Magneto foi aquele que auxiliou Charles Xavier na construção da máquina Cérebro. Isso por si só demonstra o quão experiente ele é no trato de mutantes com telepatia, principalmente porque seu melhor amigo era o maior telepata do mundo. Esse conhecimento é justamente o que faz com que ele se gabe de certas coisas.

Em X-Men: O Filme, vemos Erik rir de Charles ao sentir que o telepata está espiando em sua mente. Já em X-Men 2, temos Jason Stryker, o mutante que pode projetar ilusões na mente das pessoas e está enganando Charles. Quando Magneto invade a sala para modificar o segundo Cérebro para fazer com que Xavier mate os humanos, Jason tenta impedir Erik utilizando seus poderes. Obviamente, o Mestre do Magnetismo está utilizando seu capacete, ele invade a sala, faz contato visual com Jason somente para mostrar seu capacete e rir na cara do telepata, que não pode controlá-lo. Logo em seguida, ele faz com que Mística se transforme em Stryker que aí sim, faz Jason controlar Xavier para matar os humanos.


⊗ 13. Fazendo piada com a Mística – X-Men: O Confronto Final

O Magneto de Ian McKellen é extremamente debochado, ainda assim, na maioria dos filmes em que ele aparece ele é um vilão. Seu carisma e suas tiradas sarcásticas as vezes fazem com que a gente se esqueça disso. Tanto, que mesmo quando ele toma uma de suas decisões mais cruéis, seu ar debochado diminui a tensão do que ele acaba de fazer.

Ao interromper o comboio de transporte de prisioneiros mutantes para salvar Mística, Magneto decide também libertar outros mutantes para trazê-los para sua causa. É assim que ele encontra Homem Múltiplo e Fanático. No entanto, em um momento de distração um dos policiais que estavam no local tenta disparar a arma de cura mutante em Erik, Mística quando percebe entra na frente do tiro e o protege, perdendo seus poderes. Ao ver sua companheira de todas as horas transformada em uma humana comum, a princípio ele diz palavras sinceras, mas logo em seguida, debocha ao abandoná-la.

Desculpe minha cara, você não é mais uma de nós… Uma pena, ela era tão bonita.


⊗ 14. Ajudando a passageira da ponte – X-Men: O Confronto Final

Durante o ataque de Magneto a ilha onde a cura mutante está sendo proibida, ele simplesmente toma para si a Ponte Golden Gate, fazendo com que ela leve os mutantes até o local. Isso também é uma forma do mutante demonstrar seu imenso poder para aqueles que se atrevem a desafiá-lo. Acontece que a ponte não estava vazia quando isso aconteceu.

Logo que Magneto e os mutantes entram na ponte e o vilão passa a utilizar seus poderes para quebrar as estruturas da ponte e levitá-la. Imediatamente, alguns dos passageiros, pensando que se tratava de um terremoto saem de seus veículos e começam a correr, mas nem todos conseguem fazê-lo. Assim, o vilão consegue concluir seu objetivo e faz uma ponte para a ilha e ao terminar o serviço, ele olha para uma das famílias que não conseguiram fugir do veículo. Quando ele o faz, a mãe começa a fazer o movimento de abaixar o pino da porta do carro para ter alguma segurança. Antes mesmo dela fazê-lo, Magneto utiliza seus poderes para abaixar o pino ele mesmo, enquanto sorri, como se dissesse “eu conseguiria subir o pino da mesma forma que o abaixei, se fosse minha intenção eu entraria nesse carro de qualquer forma”.


⊗ 15. No Xadrez os peões vão primeiro – X-Men: O Confronto Final

Por fim, temos aqui mais um exemplo de que apesar de Magneto lutar em prol dos mutantes, a verdade é que ele é muito mais egocêntrico do que altruísta em sua luta. É verdade que caso tudo o que ele fez desse certo, isso beneficiaria os mutantes, mas isso não muda o fato de que a versão dos filmes está muito mais preocupada consigo mesma do que com os mutantes, o que não o diminui em nada como personagem.

Antes do confronto final se iniciar, os X-Men chegam para tentar impedir que os mutantes seguidores de Magneto causem um extermínio em massa. Ainda assim, a batalha se inicia e alguns dos principais seguidores de Magneto, como Pyro, tentam partir para o ataque imediatamente. O vilão no entanto os impedem, apontando que eles têm um valor muito maior do que os outros mutantes, que estão ali somente como peças de sacrifício em seu jogo.

“No Xadrez, os peões vão primeiro”


Chegamos ao fim dessa lista, a final, você concorda com ela? Quais outros momentos você acredita que o mutante debochou das pessoas ao seu redor?