Entenda porque Tempestade não salvou Jean Grey no final de X-Men 2
X-Men 2 é um filme de super-heróis que foi um marco para o cinema na época. Até então, nenhum outro longa de super-heróis com uma equipe tão grande havia dado tão certo. O filme trouxe cenas de luta bem coreografadas, um enredo coeso e ótimos efeitos especiais. Por ser um filme tão completo assim, não é de se surpreender que algumas questões ainda pairem na cabeça de algumas pessoas. A pergunta que o UX responde hoje é: Por que a Tempestade não salvou a Jean no final de X-Men 2?
⊗ Relembrando o Enredo
Para você que não se lembra do enredo do filme, temos o Coronel William Stryker como vilão. Ele é um soldado anti-mutante que utiliza em Magneto um soro de controle mental para conseguir informações de como replicar o Cérebro. Após isso, Stryker sequestra o professor Xavier junto com Ciclope, buscando controlar os poderes do Professor para atingir a mente de todos os mutantes e exterminá-los de uma vez só. O coronel conta com a ajuda do filho dele, também mutante, Jason, que assim como Magneto, obedece as ordens do pai por causa do soro.
Posteriormente uma série de problemas acontecem. Stryker invade a Mansão X para sequestrar mutantes, os X-Men fogem para casa do Homem de Gelo e são denunciados à polícia. Fugindo de novo, os X-Men sofrem um ataque aéreo e acabam salvos por Magneto e Mística. A equipe de heróis e vilões formula um plano para invadir a base de Stryker, que fica localizada em uma represa abaixo do Lago Alcali, salvar todos os mutantes sequestrados, incluindo Ciclope e o Professor X, e depois fugirem.
⊗ Os poderes de Jean Grey
No meio da operação de resgate, Jean Grey se vê obrigada a lutar contra Ciclope e aí os problemas começam. Durante todo o filme, Jean é apresentada para o público como alguém que está com os seus poderes fora de controle. A razão disso é a batalha que ocorreu na Estátua da Liberdade do ano anterior. Com seus poderes ampliados, Jean derrota Ciclope, mas sua rajada telecinética causa um rompimento nas barreiras que seguram a água da represa do lago Alcali.
A primeiro momento, essas rachaduras não são um problema, e os X-Men chegam ao Pássaro Negro. Porém, o jato é levado até eles aos trancos e barrancos pela Vampira, que não era uma X-Woman treinada ainda, e acaba danificando a nave. Os heróis percebem que todas as batidas acabaram danificando o jato e não vai ser possível levantar voo antes que a água da represa quebre as barreiras e destrua tudo no caminho.
É nessa hora que Jean Grey faz seu ato heroico e nos entrega uma das cenas mais icônicas dos filmes de super-heróis. Após sair do jato, a heroína segura a água, faz o Pássaro Negro voltar a funcionar e ainda se despede por telepatia ao se sacrificar.
⊗ Por que Tempestade ou os outros não a ajudaram?
Tempestade é uma mutante poderosa, e isso é um fato inquestionável. Mesmo que a versão dos cinemas só tenha uma mísera fração dos poderes apresentados nos quadrinhos, no próprio filme a personagem faz uma grande demonstração do quão poderosa ela é criando gigantes tornados enquanto pilotava o jato. Então por que esses poderes não foram utilizados para salvar sua amiga?
Há duas respostas para essa pergunta e elas acabam convergindo para o mesmo ponto. Enquanto a primeira é um fato, a segunda é um questionamento interpretativo.
⊗ Jean bloqueia os poderes dos amigos
Assim que os X-Men percebem que Jean vai se sacrificar, Wolverine fala para Noturno salvá-la utilizando seus poderes de teletransporte. O mutante azul tenta, e imediatamente conclui que não é possível, pois Jean o está impedindo. É fácil assumir que assim como fez com os poderes de Noturno, Jean provavelmente bloqueou os poderes de todos dentro daquele jato. Naquele momento em específico, a manifestação daquilo que viria a se tornar a Fênix estava em seu ápice, então não seria de se estranhar que ela teria essa capacidade. Lembrando que enquanto bloqueia os poderes de Noturno, Jean não só levita o jato, como o pilota apenas utilizando os seus poderes, enquanto Tempestade tenta desligar a nave.
⊗ Respeitando a decisão de Jean?
A segunda resposta pode ser iniciada com outra pergunta. Ainda que Tempestade tivesse os seus poderes desbloqueados por Jean, ela faria o resgate? É importante notar que Jean não apenas foi morta pela água da represa, ela se sacrificou pelo bem dos amigos (isso será melhor explicado no item seguinte). Essa é uma decisão extrema, e precisamos considerar que a Tempestade dos filmes não tem a mesma personalidade que a mutante dos quadrinhos. A Ororo dos filmes é mais objetiva, menos emocional, e não hesita em fazer sacrifícios pelo bem da mutandade. Há diálogos fortes dela sobre poderes não serem doença e sobre o ódio que sente dos humanos que mostram que ela é um pouco mais fria nessa versão.
Em X-Men: O Confronto Final, ela critica Wolverine por priorizar Jean ao invés dos X-Men. Isso porque ela coloca os mutantes acima de qualquer coisa, inclusive dos amigos. Tempestade é uma das únicas a perceber que há algo estranho com Jean, tanto na cena dos mísseis, quanto em uma cena deletada onde Jean se vê seduzida pelos poderes enquanto tenta controlar o X-Jato. Então, ao perceber que Jean acreditava que seus poderes se tornariam um problema para os mutantes, há uma mísera possibilidade de que Ororo Munroe escolhesse respeitar a decisão de Jean. Mas aqui não passa da suposição de uma situação improvável.
⊗ O sacrifício de Jean Grey
Diferentemente do que se pensa, Jean Grey não se sacrificou para segurar a água, fazer o jato ligar e os X-Men fugirem. Isso, como todos nós já pensamos, ela poderia ter feito de dentro do próprio Jato. Como dito anteriormente, Jean estava ao mesmo tempo sentindo seus poderes fora de controle e sendo seduzida por eles. Ela machucou Noturno, machucou Ciclope e quase matou os X-Men. Todo esse poder a assustava, e essa foi a razão de sua decisão.
Jean deixou a nave, para que ela fosse morta pela água, assim, aquele poder fora de controle, a Fênix que ela não sabia estar dentro dela, nunca despertaria. O diálogo final entre Jean e Scott através da mente do professor Xavier mostra isso.
Eu sei o que eu estou fazendo… esse é o único jeito
Ela afirma que aquela é a única forma de mantê-los seguros. Não seguros da situação, entenda bem. Haviam diversas formas de se salvar dali. Tempestade poderia controlar a água, Vampira poderia roubar os poderes dela pra ajudar, Jean poderia criar uma barreira dentro do jato mantendo-os protegidos. A intenção de Jean era mantê-los seguros dela, não apenas ali, mas posteriormente também. Instintivamente, Jean Grey sabia que os seus poderes sairiam de controle e ela se voltaria contra seus amigos.
O sacrifício no final acabou não dando certo, já que a Fênix Negra retorna do filme seguinte. Ainda assim, as ações da mutante mostram quão altruísta ela foi, e que não importava o quanto os X-Men tentassem, por escolha própria, Jean só sairia da situação viva se tivesse certeza de que não faria mal aos amigos. Infelizmente esse não foi o caso.
O que você acha da cena do sacrifício de Jean Grey? Teria feito diferente? Diga nos comentários.