QUADRINHOS

Entenda como o visor de Ciclope funciona e motivo dele não controlar os poderes

Dotado com uma das habilidades mais singulares dos X-Men, Ciclope não consegue controlar seus poderes sem o seu visor. Entenda o motivo!


Que Ciclope é um dos melhores líderes dos X-Men, e até mesmo da Marvel, isso com toda certeza você já deve ter ouvido por aí. Assim como diversas piadas envolvendo a visão do personagem. Aqui no Universo X-Men fizemos diversas matérias abordando não só o lado tático do Magrão, como também desfazendo alguns mitos sobre sua mutação.

Seja pela funcionalidade de seus poderes ou até mesmo pela origem de suas rajadas concussivas, nessa jornada de esclarecer melhor as habilidades do Ciclope, algo ficou de fora: seu visor e seus traumas. Reunimos alguns dados e trouxemos informações válidas para explicar o seguinte: como Ciclope usa seu visor e por que não controla seus poderes?

Antes de mais nada, é bom lembrar que Ciclope é um mutante alfa com a habilidade de absorver energia (majoritariamente solar), armazenar — e também converter — toda essa energia, para depois liberar através de seus olhos como rajadas de energia concussivas, ou seja, uma força cinética. Elas não emitem calor, mas podem causar atrito durante a colisão formando NATURALMENTE o processo de aquecimento no corpo atingido. Ele pode se cansar e chegar a exaustão caso use seus poderes demais, mas nada que poucos minutos não resolva para deixá-lo abastecido novamente. SEU PODER NÃO É ORIUNDO DE OUTRA DIMENSÃO! É apenas uma conversão de energia solar para energia cinética.

Sabendo disso, vamos à real problemática: Por que Ciclope não controla seus poderes? Bom, uma das particularidades de mutantes alfas é a capacidade de “ligar e desligar” seus poderes. Ciclope não consegue fazer isso, mas não porque ele não pode, mas sim porque está ligado a um antigo trauma dele.


⊗ POR QUE CICLOPE NÃO CONTROLA SEUS PODERES?

A marca registrada do personagem é o fato dele não ter controle sobre o seu poder, e isso fez com que ele aceitasse se tornar um X-Men e crescer em uma escola que ensina mutantes a controlar suas habilidades. Mas essa falta de controle possui duas explicações que mudaram com o tempo:

  • A mais clássica é que ele sofreu um trauma físico no cérebro quando criança ao saltar de paraquedas com seu irmão mais novo, Alex, para sobreviver a abdução alienígena que matou os seus pais (que mais tarde foi revelado que apenas a sua mãe havia morrido, seu pai acabou se tornando o Corsário, líder dos piratas espaciais). E devido a esse trauma cerebral, seu poder mutante acabou ficando “desregulado” e sempre ativo.
  • A outra versão é mais recente, e de uma certa maneira bem interessante. Emma Frost disse que o trauma na verdade não foi físico, e sim psicológico. Após ter perdido seus pais e o irmão (para a adoção) quando criança, esses traumas acabaram sendo os responsáveis por sua inabilidade em controlar seus poderes — justamente porque tais acontecimentos saíram de seu controle. Tanto que depois Emma consegue “desligar” algumas sinapses psíquicas de Scott o que o fez passar um tempo sem usar seu visor. Mais tarde ele mesmo opta por ter a sua mente restaurada com o trauma, levando ao descontrole de suas rajadas novamente.

Durante a saga VINGADORES VS. X-MEN, Ciclope explica para o Professor que com o poder da Fênix, seu trama foi restaurado. Porém ainda usa o visor de visão singular por representar de alguma forma sua visão para os objetivos que ele busca alcançar. Um símbolo!

Até mesmo em Krakoa, após ressuscitar diversas vezes, Ciclope escolhe voltar com seus traumas para ajudá-lo a manter o foco como o líder que ele precisa ser.

É controverso? Talvez. Porém também não passa uma mensagem dos X-Men serem capacitistas. Explicado o motivo dele não controlar seus poderes — por escolha própria —, aqui vem a melhor parte: E como seu visor funciona?


⊗ COMO AS LENTES “SEGURAM” OS PODERES DE CICLOPE?

Bem, para explicar o visor é preciso primeiro explicar sobre as lentes. Todos os dispositivos oculares, seja os óculos, os visores, os binóculos e quaisquer outro recurso em que se é usado para conter as poderosas rajadas ópticas de Scott, são utilizados os Cristais de Quartzo-Rubis.

Esses cristais não são encontrados na Terra, e sim na dimensão demoníaca do Cyttorak conhecida como Dimensão Escarlate, mesmo local que concede as habilidades do Fanático. Os Cristais de Quartzo-Rubi são capazes de conter as rajadas do Ciclope porque elas ressoam na mesma frequência. Por serem maleáveis, Fera já conseguiu sintetizar a frequência e assim replicar os efeitos.

Por serem cristais de outra dimensão, algumas histórias já abordaram o fato de Ciclope conseguir ver demônios e criaturas ocultas da Dimensão Escarlate justamente por enxergar na mesma frequência das criaturas.

O primeiro óculos usado pelo Ciclope foi criado pelo próprio Professor X, mas quem descobriu sobre as frequências foi Sinistro, que na época mantinha um orfanato de fachada para receber crianças — muitas vezes mutantes para estudá-las. E posteriormente o Professor X conseguiu também criar diversos dispositivos oculares que pudessem ser usados pelo Ciclope.

Sinistro tinha alguns cristais consigo e estudando o Gene X do Scott descobriu similaridades de frequência das habilidades mutantes dele com o Quartzo-Rubi. Xavier usou dessas pesquisas para então projetar uma solução para o jovem Summers.


⊗ COMO FUNCIONA O VISOR?

Ao criar o visor, Charles projetou para funcionar como uma extensão dos olhos de Scott, atribuindo diversas funcionalidades que naturalmente ele não conseguia exercer por conta de seus traumas.

Por exemplo, o visor consegue limitar a quantidade de energia liberada por Ciclope, assim como definir a pressão do feixe, permitindo que a rajada fosse do impacto de um soco para o impacto de um trem a 300km/h apenas com um giro mecânico do dispositivo.

Diferente do que muita gente acha, o visor não é totalmente composto por uma grande placa de Quartzo-Rubi, na verdade são cristais em formato cilíndrico, permitindo que a energia seja melhor dissipada conforme Ciclope deseja. Confira abaixo uma versão detalhada dos primeiros modelos do visor.

Como pudemos ver, o visor não só controla a forma como Ciclope usa seus poderes, como também mantém um comunicador embutido, na ausência de um telepata na equipe — o que é muito raro.

Outra boa curiosidade é que existem quatro mecanismos de disparo, dois em lados opostos do visor (onde geralmente ele usa), e dois sobre sua palma, em ambas as mãos.

Mais tarde, após o Fera assumir o laboratório do Professor X, algumas melhorias foram feitas. Como por exemplo, o visor se tornou mais simples e mais prático, e foi adicionado mais um mecanismo de disparo, o movimento dos seus olhos.

Agora, caso queira fazer algum disparo, apenas com o movimento ocular de “pressionar” a visão, o visor entende que é um sinal para liberar o disparo.


⊗ CICLOPE NÃO É SÓ RAJADAS!

Todas essas funcionalidades, com as habilidades extras que sua mutação concede, como a capacidade “quase psiônica” de noção espacial, fazem com que Ciclope se torne um mutante muito mais realizado e prático em combates de médio, curto e longo alcance.

Vale citar mais uma vez que naturalmente os irmãos Summers — Ciclope, Destrutor, Vulcanos e Adam X — naturalmente refletem/absorvem seus poderes, pois suas células mutantes funcionam como placas de absorção de energia e baterias respectivamente. Então é até por esse mesmo motivo que as pálpebras dos olhos de Ciclope não são “destruídas” quando ele fecha os olhos, pois seu próprio corpo absorve seus poderes.


Porém existe um certo limite de quanto seu corpo consegue absorver e produzir energia. Deixar sua rajada de forma constante por longos períodos de tempo sobrecarrega o corpo de Scott ao ponto de torná-lo uma bomba atômica. 

Em Guerra Civil, Ciclope usa suas rajadas de forma constante para forçar Bishop a produzir energia térmica ao ponto de derreter metais. Ele gera o suficiente — até aquele momento — algo em torno de 2 Gigawatts de energia, normalmente usinas demoram 1 mês para produzir.

No processo tanto o corpo do Bishop quanto do Ciclope começaram a virar energia cinética pura, Ciclope principalmente, pois seu corpo não conseguia parar de converter e produzir energia. Foi preciso o jovem Sanguessuga desligar os poderes do Ciclope para ele voltar ao normal.

Considerando todos os tópicos levantados tanto nessa matéria quanto em outras já linkadas aqui, fica notório de entender o porquê das habilidades do Ciclope não devem ser desmerecidas. Algo importante a se considerar é que mesmo perdendo sua visão, Scott ainda tem habilidades formidáveis de audição e um excelentes respostas em combates de corpo-a-corpo. De fato, o preparo que todo líder dos X-Men precisa ter.



E então, o que achou dessas informações? Foram úteis para você? Deixe nos comentários outras curiosidades não mencionadas que vocês conheçam!

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!