QUADRINHOS

X-Men: Evolution foi responsável por introduzir uma característica curiosa do Ciclope

O líder dos X-Men, Ciclope, ganhou em X-Men: Evolution uma característica curiosa no que se diz respeito aos seus poderes.


X-Men: Evolução foi uma adaptação em animação que tomou certas liberdades com os X-Men, mas mantendo o espírito do material de origem. Por exemplo, apesar de aparecer nos quadrinhos e em outros meios de comunicação por quase 50 anos antes, a perspectiva em primeira pessoa do Ciclope foi mostrada pela primeira vez em X-Men: Evolution em seu primeiro episódio. Pode parece bobagem isso, mas após essa informação ter sido empregada na série — assim como a X-23, ou a Wolverine — a característica que Scott enxergasse nas cores vermelhas passaram a ser incorporadas também nos quadrinhos.

Logo no primeiro episódio de estreia, “Estratégia X”, Scott Summers defende o Groxo de alguns jogadores de futebol. Na confusão, Scott é jogado contra um pilar e seus óculos de quartzo-rubi são derrubados, acidentalmente desencadeando seus raios ópticos incontroláveis. Após toda a situação, Jean Grey ajuda Scott a colocar seus óculos de volta. Quando ela faz isso, em um breve momento é possível termos o ponto de vista do Scott olhando para Jean, enxergando-a em tons de vermelho para combinar com sua perspectiva. Mas essas não foram as únicas vezes, no final da 1ª temporada, em o “O Caldeirão, Parte 2”, e no “Beco Sem Saída” da 3ª temporada, onde Scott fica preso no deserto do México sem seus óculos protetores, temos novamente os olhos do Scott sendo retratados sobre esse tonalidade avermelhada. Neste caso posterior, as visões são menos monocromáticas, sendo na verdade mais uma tonalidade fraca sobre outras cores.


⊗ OS NOVOS X-MEN DE GRANT MORRISON

Esta característica específica sempre foi implícita, mas nunca abordada tão abertamente nas histórias dos X-Men. “Estratégia X” estreou em 4 de novembro de 2000, e foi apenas alguns anos depois, em 15 de outubro de 2002, em NOVOS X-MEN #131 que Grant Morrison e John Paul Leon mostraram a perspectiva em primeira pessoa do Ciclope nos quadrinhos. E o que podemos entender diante dessa cena? Inicialmente, Emma alegou que estava enxergando através dos olhos de Scott. Diante da imagem ilustrando como isso seria, vemos que Scott enxergaria o mundo em tonalidades de vermelho. Contudo, posteriormente Scott a repreende dizendo que não era assim que ele enxergava através do seu visor de quartzo-rubi. Segundo Scott, o quartzo-rubi refrataria a luz, e que por isso ele enxergaria o mundo em tonalidades de amarelo.

Portanto, de acordo com Grant Morrison, o personagem Ciclope ao utilizar seu visor enxergaria o mundo em tons de amarelo. Nesse sentido, alguns sites na internet, incluindo alguns que abordam o universo dos quadrinhos, divulgaram como se essa fosse a resposta definitiva para essa questão quando o meme do Ciclope enxergar vermelho se tornou viral durante o ano de 2019. Porém, esse dilema está longe de um desfecho. Há quem considere, por exemplo, que essa foi uma abordagem extremamente isolada e sem sentido. Então, tecnicamente, esses painéis não são o ponto de vista real do Scott, mas a construção telepática de Emma.


⊗ OS SURPREENDENTES X-MEN DE JOSS WHEDON

Em 2004, Whedon foi o responsável por criar a saga chamada ASTONISHING X-MEN (“Surpreendentes X-Men”, em português), que teve 25 edições sob sua responsabilidade (24 mensais mais uma anual). A edição #14 é onde consta uma passagem muito característica sobre a visão de Ciclope.

Jean usando sua telecinese passa a conter por alguns minutos as rajadas ópticas do Ciclope, permitindo que ele contemple o vale com sua visão. E então ela questiona Scott se o mundo parecia diferente sem o seu visor, ou seja, sem as lentes de quartzo-rubi que compõe o equipamento. Ciclope responde que consegue enxergar o azul, mas ele aparenta estar tingido de vermelho. Aliás, tudo ao redor aparentava estar dessa forma. Isso denota que Scott seria capaz de distinguir as cores, mas é como se estivesse usando óculos com lentes vermelhas.


⊗ OS CAMPEÕES DE MARK WAID

No título dos “CHAMPIONS” (“Campeões”, em português) de 2016 pelo escritor Mark Waid, o jovem Ciclope adentra a equipe após não se sentir mais à vontade nos X-Men. Na edição #12, aparecem algumas imagens de como o jovem Scott Summers vê o mundo através do seu visor de quartzo-rubi.

Conforme podemos notar o jovem Ciclope enxerga o mundo em tons de vermelho através de seu visor de quartzo-rubi. Logo, essa abordagem difere completamente daquela do escritor Grant Morrison. Contudo, ainda se aproxima da abordagem de Joss Whedon.


⊗ NOS FILMES

No filmes, podemos ver também em X-MEN: APOCALIPSE como seria a visão do Ciclope usando seus poderes. Em determinado momento enquanto ele usa suas rajadas ópticas contra o Apocalipse, podemos ver o fluxo de poder sobre sua visão, mostrando que nessa adaptação ele também enxerga as coisas como se tivessem sido tingidas de vermelho.


Mas e vocês caros leitores, o que acham de X-Men: Evolution ter influenciado essa característica nos olhos do Scott? Certo é que alguns fãs não gostam dessa adaptação mais moderna dos X-Men, no entanto, muitos outros parecem gostar bastante e até conheceram os X-Men por eles.

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!

FONTES: CBR