OUTROSQUADRINHOS

Conheça 10 dos poderes mutantes mais inúteis das HQs

Se há uma coisa que todo fã dos X-Men sempre sonhou, foi com a possibilidade de ser um ou uma mutante. Todos nós sempre flertamos com a ideia de poder controlar o clima, usar telepatia, telecinese ou teleportar. Contudo, há uma coisa que nossa imaginação costuma ignorar, o fato de uma grande parcela dos mutantes possuem poderes completamente inúteis, tanto para batalhas quanto para tarefas comuns. Pensando nisso, hoje o Universo X-Men traz uma lista com 10 mutantes que possuem 10 dos piores ou mais inúteis poderes apresentados nas HQs.


É sempre bom ressaltar que essa é uma lista opinativa, nem sempre o que é ruim para nós, significa que será para você. Assim, todos os mutantes e seus poderes aqui inseridos são personagens que nós consideramos que mereciam estar na lista, não há nenhuma lista oficial sobre o assunto.

⊗ 1. Eye-Scream

De nome desconhecido, o mutante Eye-Scream teve sua primeira aparição nos quadrinhos na HQ solo do Palhaço Obnoxio em 1983, um personagem da revista de humor da Marvel chamada de “Crazy”. Eye-Scream possui a incrível capacidade mutante de se transformar em qualquer sabor de sorvete, é isso mesmo que você entendeu, ele pode se liquefazer se transformando em sorvete de diversos sabores, incluindo banana split.


Eye-Scream era um mutante que se sentia ridículo por causa das habilidades dos X-Men que eram incríveis comparadas as suas. Ele ouviu falar da Sala do Perigo da equipe e resolve se infiltrar na mansão e destruir os heróis. O vilão no entanto, foi derrotado quando o Professor X abaixou a temperatura de onde ele estava escondido congelando-o.


⊗ 2. Bico

Esse é possivelmente o personagem mais popular dessa lista, tendo destaque em diversas HQs inclusive em alugns volumes da fase atual dos mutantes por Jonathan Hickman. Barnell Bohusk é um mutante que surgiu na fase dos Novos X-Men de Grant Morrison. Essa fase tinha a proposta de tirar um pouco o glamour do que é ser um mutante poderoso e belo, apresentando pessoas com gene X, mas com poderes não muito utilizáveis, ou considerados ruins. Bico tem a aparência de um pássaro humanoide, no entanto, apesar de ter penas, ele não pode voar voar plenamente, o que faz de seus poderes um tanto não utilizáveis.


Bico tem uma história bastante dramática, devido a sua aparência incomum, ele se afeiçoou muito a Fera, essa ligação o deixou traumatizado, visto que a vilã Cassandra Nova o controlou e obrigou a torturar Hank McCoy utilizando um bastão de baseball, demorou muito tempo até que ele se adaptasse ao instituto por causa desse trauma. Posteriormente, ele se apaixonou por Angel Salvadore e esses tiveram filhos, formando uma linda família. Embora os poderes de Bico não sejam nada muito além do que humanos comuns podem fazer, há algo em sua personalidade que é muito superior. O personagem se mostrou um dos mais honestos, justos e relacionáveis personagens, não a toa, ele entrou na nossa lista de melhores pais do Universo X-Men.


⊗ 3. Pescoço Longo

William Hanover “Longneck” é inegavelmente o mutante com o poder mais inútil dessa lista. Ele também faz parte da fase de Grant Morrison que traz o fato de que pessoas com grandes poderes e grandes responsabilidades são uma exceção. O poder de William é ter um pescoço longo e mais nada. O poder dele e tão inútil, que parando para pensar, nem é um pescoço tão longo assim, visto que mede somente 15 centímetros.

Não se sabe muito sobre o personagem além de seu nome e “poder”. Ele era apenas um personagem coadjuvante, talvez mais para figurante, embora tenha ajudado Ciclope a se opor ao vilão Xorn. Ele perdeu seu “poder” no dia M.


⊗ 4. Jazz

O sonho de John Zander era ser um rapper, no entanto, ele não era muito bom nisso. Se ele tivesse uma boa habilidade mutante, talvez isso o ajudaria, contudo, o poder de Jazz é ser azul, sem super-força, sem se transformar em feras, apenas ser um mutante azul.

Jazz era traficante de drogas para um dos chefões do crime em Nova York. Depois do Dia M, quando Wanda exterminou diversos mutantes, ele foi um dos poucos que mantiveram seus poderes. Ele foi transferido à força para o acampamento dos 198 mutantes na Mansão X. Assim, ele foi morto por um companheiro mutante, Johnny Dee, que utilizando o DNA de Jazz e seus poderes criou um boneco de vodu para matar o ex-companheiro de acampamento.


⊗ 5. Hector Rendoza

Criado por Scott Lobdell e Salvador Larroca, Hector apareceu pela primeira vez em Fabulosos X-Men #392 na saga “Eve of Destruction”. Esse é um caso especial para essa lista, porque é um personagem cujas HQs mencionaram que seus poderes mudariam no futuro, mas até então, Hector possui a habilidade de deixar a sua pele ou a dos outros invisíveis, mas só a pele, isso deixa os orgãos a mostra tornando ele uma visão bastante excêntrica.

Hector Rendoza morava em Boston quando seus poderes mutantes se manifestaram em público. Uma grande multidão se formou com a intenção de matá-lo, a maioria deles o conhecia. Jean Grey congelou a multidão com seus poderes telepáticos e recrutou Hector para os X-Men. Ele fez parte da equipe que ela reuniu (incluindo Estrela Polar, Cristal e Solar) para ajudar a resgatar o Professor X de Genosha, onde ele estava sendo mantido por Magneto.


Embora o poder do mutante fosse “inútil”, ele foi peça chave para derrotar Magneto na saga. Durante a luta dos X-Men contra o vilão, Hector foi capaz de transferir seu campo de invisibilidade para Magneto, causando-lhe desorientação suficiente para que os outros X-Men tivessem tempo para nocautear Erik e resgatar Xavier.

Depois dos X-Men enfim conseguirem derrotar Magneto, Hector abandona a equipe.


⊗ 6. Tar Baby

Se há um grupo de pessoas que possuem habilidades mutantes que se encaixam naquilo que podemos dizer com habilidades não utilizáveis no dia a dia, esses são certamente os Morlocks. O grupo criado para mostrar que há sim mutantes feios, com poderes que não seriam aceitos em público. Dentre os Morlocks, Tar-Baby não é aquele com pior aparência, mas suas habilidades estão longe de ser as mais interessantes.

De nome desconhecido, o mutante possui a habilidade de expelir um poderoso adesivo através de sua pele, fazendo com que tudo o que encoste neles fiquem grudado. É isso mesmo, ele é um homem post-it.


⊗ 7. Ugly John

Mais um mutante criado na fase dos X-Men bizarros de Grant Morrisson, o personagem se apresentou como Steve e disse que seus amigos o chamavam de John o Feio, isso por causa de sua “habilidade” mutante. Steve possui 3 rostos, não rostos que soltam laser, com multiplas personalidades ou algum poder extraordinário. São apenas rostos, nada mais do que isso, são 3 rostos feios.


John aparece inicialmente sendo salvo das Sentinelas por Ciclope e Wolverine, que o ajudam a escapar da Austrália. Mais tarde, John é sequestrado novamente, indo parar nas garras de Cassandra Nova. A vilã prende John na face de uma Sentinela e faz a máquina atirar no mutante uma rajada fatal. Quando Ciclope e Wolverine conseguem imobilizar a vilã, Scott percebe que John não pode ser salvo, ele decide então, acabar com o sofrimento do jovem. Ciclope gentilmente pede a John para olhar em seus olhos enquanto ele ativa seus poderes, da forma mais piedosa possível, John morre.


⊗ 8. Derme

Esse é um personagem relativamente conhecido, isso porque ele é um dos membros da Geração X presente no filme que passava na sessão da tarde. Embora conhecido, Angelo Espinosa não possui uma habilidade mutante muito interessante.

Espinosa tem a capacidade de esticar a pele por metros. Talvez você pense que esse não é um poder ruim, Reed Richards já fez milagres com seus poderes, no entanto, ao contrário do Sr. Fantástico, Angelo estica apenas sua pele e não seus membros, além disso, sua pele sequer volta ao lugar. Angelo aprendeu a manter uma aparência comum, sem deixar sua pele flácida ou com sua cor acinzentada, mas esse processo lhe dava dor de cabeça, por isso ele resolveu aceitar sua condição.


⊗ 9. Qwerty

Mais um membro dos Morlocks, mas diferente dos outros nessa lista até então, ela não possui poderes fracos ou realmente inúteis (pelo menos não para os outros). Qwerty era uma mutante precognitiva extremamente poderosa, ainda mais poderosa do que Sina, isso foi sua ruína.

Qwerty tinha a habilidade de prever o futuro. E por ver o futuro, falamos sobre prever toda e qualquer ínfima possibilidade de futuro existente e possível. Cada futuro possível, de cada ação possível, a cada momento de cada dia era previsto por ela. Isso fez com que ações simples como escolher ligar ou não o interruptor de uma lâmpada se tornassem algo torturante para ela, visto que ver as possibilidades, causavam mais possibilidades. Em certo ponto, a mutante não pôde mais fazer escolhas, pois tudo o que ela via eram possibilidades infindas 24 horas por dia, isso a deixou catatônica, com ela sobrevivendo somente por causa dos cuidados dos outros Morlocks. Qwerty perdeu seus poderes após o dia M e acabou morrendo.


⊗ 10. Bailey Hoskins

Há uma infinidade de mutantes azarados que já passaram pelos quadrinhos Marvel, no entanto, se fossemos fazer uma lista, Bailey provavelmente estaria pelo menos no top 5. O mutante que é da Terra-TRN656 é jovem e não vivenciou muitas coisas, portanto, não se trata de uma vida difícil que lhe dá o título de mutante azarado, mas sim sua habilidade mutante.

O personagem foi criado quase de forma cômica para a minissérie que o aponta como “O Pior X-Man de todos os Tempos”. Bailey possui a habilidade de canalizar uma incrível quantidade de energia em seu corpo e explodir. Nitro possui um poder muito parecido, no entanto a diferença é crucial, Nitro pode reconstruir seu corpo após explodir, Bailey não. Em sua realidade, há um vilão que criou um futuro apocalíptico e até mesmo destruiu os X-Men, o jovem mutante então utiliza sua habilidade pela primeira e única vez derrotando-o e morrendo no processo. Se olharmos por outro ângulo, até que o poder dele é útil, mas apenas uma vez na vida.


Menção Honrosa
⊗ LongedosOlhos

A pedido dos leitores, aqui temos um mutante que não tem um poder inútil, muito pelo contrário, seu poder se mostrou extremamente útil nas HQs em que ele apareceu. Contudo, sua habilidade é extremamente ingrata, de uma forma que ainda que seja útil para fazer as coisas darem certo, ninguém jamais perceberá. LongedosOlhos o mutante que apenas queria ser notado.

LongedosOlhos (ForgetMeNot) é um mutante de nome desconhecido, de meia idade e de aparência comum, cujos poderes são um tanto incomuns. Ele tem a habilidade inata de estar constantemente fora do raio de atenção das pessoas, a menos que se concentre muito para que elas o vejam. Uma vez que uma pessoa desvie a atenção e pare de olhá-lo, ela simplesmente esquece da existência dele. É estabelecido que o mutante ajudou os X-Men em diversas situações, contudo, os mutantes esquecem dele assim que eles viram o rosto. Esse não é um poder inútil, mas é um tanto triste.


Chegamos ao fim da lista, afinal, você conhecia todos esses mutantes? Gostaria de ter o poder de algum deles? Diga nos comentários.

LEIA TAMBÉM: 10 X-Men que já perderam seus poderes