QUADRINHOS

X-MEN EVOLUTION: Conheça as HQs que complementam o desenho

É fácil dizer que a maioria esmagadora dos fãs dos mutantes conhecem a animação X-Men: Evolution. Quer a pessoa goste ou não do desenho, é inegável que a animação é certamente uma das mais populares que já foram exibidas no país. O que nem todos os fãs sabem, no entanto, é que X-Men: Evolution também virou história em quadrinhos. É justamente sobre isso que vamos falar um pouco logo abaixo.


⊗ Produção

X-Men: Evolution é uma série de quadrinhos baseada na animação de mesmo nome, que contém 9 edições, que foram lançadas entre fevereiro e setembro de 2002. Os quadrinhos foram produzidos em Nova York pela Marvel Comics, sendo comercializados nos Estados Unidos custando U$ 2.25, e no Canadá, custando U$ 3.65.

Os roteiros das edições 1 a 8 ficaram por conta da escritora e quadrinista Devin Kallie Grayson, que já trabalhou tanto na Marvel quanto na DC. Já a edição 9 contou com o roteiro de Jay Farber. Os artistas Long vo e Charles Park, trabalharam com as artes e as cores dos quadrinhos sob o selo da Udon Entertainment nas edições 1 a 8. A nona edição contou com os artistas convidados J.J Kirby e Chris Walker.

A HQ de Evolution foi cancelada em setembro de 2002, embora a capa da décima edição tenha vazado.


⊗ Enredo

O enredo dos quadrinhos é basicamente o mesmo da animação. Professor Xavier reúne um grupo de mutantes adolescentes em sua mansão, criando o Instituto Xavier para Jovens Super Dotados. Lá, nós vemos as versões adolescentes dos jovens X-Men lutando para lidar com seus poderes, a discriminação e as ameaças do mundo.

Os quadrinhos no entanto, cobrem alguns eventos não exibidos na animação, como a introdução de Wolverine, Tempestade, Ciclope e Jean Grey no Instituto Xavier. Isso porque quando o desenho começa, esses 4 mutantes já estão inseridos dentro da equipe.


Semelhanças e diferenças

Os quadrinhos são somente parcialmente baseados na animação, mas há alguns acontecimentos do desenho que também são contados nas HQs. A diferença fica por conta da resolução dos enredos, resolvidos muito mais rapidamente. Isso inclusive, é um grande defeito, pois no geral, não ha desenvolvimento de enredo, há histórias com começo, meio e fim bastante corrido.

Os quadrinhos contam com histórias como aquela que Mística se transforma nos X-Men para tentar enganar Vampira, Fera treinando os Novos recrutas e até a festa na Mansão X quando o Professor X está fora. Ainda assim, todas essas histórias possuem conclusões completamente diferentes nas HQs.

A minissérie também conta com as já citadas introduções de Tempestade, Wolverine, Jean e Ciclope. Além disso, também há uma sequência a história especial de Natal onde Anjo aparece, nessa edição, há a introdução dos Morlocks, que foram inseridos nas HQs antes de entrarem nos desenhos, sendo completamente diferentes do que vimos na animação.


Sinopse das edições
Marcas na Areia

A primeira edição da HQ acontece vários anos antes do período da animação. Professor Xavier e Magneto são bastante jovens e Tempestade ainda é uma adolescente. Nesse volume, descobrimos como Charles Xavier conheceu Ororo ainda na escola, a tentativa de Magneto de seduzir Logan para Irmandade de mutantes e como Tempestade e Wolverine se tornaram os primeiros X-Men.


⊗ Visão Cristalina

A segunda edição conta a história de Scott Summers, iniciando logo quando seus poderes despertam no orfanato que ficou após perder seus pais e irmão. Aqui, vemos como Scott se tornou o primeiro Aluno do Professor X, seu desenvolvimento, e seu potencial enquanto X-Man, quando em sua primeira missão, mesmo diante de extrema discriminação, ele permanece justo e bom, ganhando até mesmo o respeito de Wolverine.


⊗ Armadilhas da Mente

O terceiro volume introduz Jean Grey ao Instituto Xavier. Nele, vemos como os pais de Jean chamaram o Professor para ajudá-la, a adaptação dela em Bayville e o desespero de escutar os pensamentos de todos ao mesmo tempo. Além disso, Jean descobre como seus poderes não são uma maldição e podem ser usados para ajudar os necessitados. Neste volume também temos o início do relacionamento de Jean e Scott e a introdução de Groxo.


⊗ Eu sou azul?

X-Men: Evolution #4 faz um trocadilho com a expressão em inglês “Am i blue?”, que ao mesmo tempo pode significar “eu sou azul?”, mas também quer dizer “eu estou triste?”. A HQ que já traz os X-Men Vampira, Spyke, Lince Negra e Noturno sem apresentá-los, e faz uma brincadeira com palavras para falar sobre Kurt, seu desejo de se manter sempre com a imagem do indutor e sua auto estima enquanto mutante azul, que recebe um grande apoio dos amigos.


Intocável

Nessa quinta edição, nós temos uma adaptação de uma história que aconteceu no desenho. Vampira já está nos X-Men, mas Mística (disfarçada) consegue manipular a mutante, para fazê-la se afastar dos X-Men e ir para a irmandade. Então depende da própria Vampira descobrir porque os X-Men a trataram tão mal.


Alguém como você

Os X-Men acabam descobrindo um novo mutante. Evan indica ao Professor X que seu novo colega é um mutante e que talvez ele possa morar na mansão. Mas as coisas ficam bastante perigosas quando Ciclope, Jean Grey, Noturno, Lince Negra, Spyke, Vampira, Tempestade e Wolverine se deparam com o Mimico.


Animal de Carga

A sétima edição traz outro trocadilho, dessa vez com as palavras “beast” (animal/fera) e “burden” (carga/fardo). Ela trata sobre o fardo que Fera precisa carregar com sua mutação, ao mesmo tempo que aponta a nova função do mutante enquanto professor no Instituto Xavier. Essa HQ também consolida Ciclope como um exímio líder para os X-Men, que enfrentam os novos recrutas (Missil, Mancha Solar, Jubileu, Magma, Homem de Gelo, Lupina, Multiplo, Boom-Boom e Frenético) em um jogo de baseball.


⊗ Anjo Caído

O volume 8 se trata de uma continuação do episódio 22, “Nas Asas do Anjo”. Nele, Jean Grey sente telepaticamente o sofrimento de alguém, se trata de Warren Worthington, que foi sequestrado por Callisto e seus Morlocks. Os X-Men precisam então resgatar Anjo dos subterrâneos. Esse volume também faz uma referência a Fabulosos X-Men #170, onde Tempestade vence Callisto em uma batalha e se torna líder dos Morlocks. Os mutantes do subterrâneo apresentados nessa HQ, são completamente diferentes daqueles vistos no desenho, pois quando essa HQ foi lançada, os Morlocks ainda não haviam aparecido na animação.


⊗ Festa em Casa

A nona e última edição lançada se trata de uma adaptação do episódio “Diversão”, onde o Professor X precisa viajar e os X-Men dão uma festa. No entanto, nos quadrinhos quem causa os problemas não é Mística e o Arcade, mas sim a Irmandade. Essa é a única edição com a arte completamente diferente das anteriores, também é a única não lançada no Brasil.


⊗ Edição 10

Como dito anteriormente, os quadrinhos tiveram apenas 9 edições. O cancelamento se deu por causa do baixíssimo número de vendas que as HQs tiveram, assim, as edições que já estavam planejadas não foram lançadas. A edição 10 continuaria uma história apresentada nas edições anteriores, onde Fera recebe emails de alguém misterioso. Esse alguém é ninguém menos do que o Sr. Sinistro, que pode ser visto somente na capa dessa HQ, que vazou em baixa qualidade.


⊗ No Brasil

No Brasil, a Editora Panini publicou as HQs de X-Men: Evolution entre agosto de 2002 e janeiro de 2003.

Inicialmente programada para serem 3 edições, com lançamento entre agosto e outubro de 2002, a publicação ganhou mais um número em janeiro de 2003. Quando iniciou sua publicação, em agosto de 2002, foi um dos títulos a inaugurar a linha econômica da Panini, na primeira leva de lançamentos após a Panini começar a trabalhar com os títulos Marvel em janeiro de 2002, sendo a primeira minissérie da editora a participar da linha econômica.

A série foi inteiramente publicada no “formato econômico” da Panini (15 cm x 24,5 cm), com 52 páginas em cada volume, contando histórias de 2 edições cada.


Afinal, você conhecia essa HQ de X-Men Evolution? Ficou com vontade de ler? Diga o que pensa nos comentários.