SÉRIES

Steven E. Gordon revela 6 fatos curiosos sobre X-Men: Evolution

Em entrevista, Steven E. Gordon revelou 6 histórias curiosas sobre a criação da série animada X-Men: Evolution e todas as suas ideias!


Para quem não se recorda, Steven E. Gordon foi o diretor criativo e designer da série animada X-Men: Evolution, um verdadeiro sucesso no Brasil. E em uma entrevista ao canal HQZona no Youtube, Steven revelou muita informação interessante sobre o processo de criação dos personagens e a escolha do elenco.

Ele que foi convidado ao projeto por um amigo, assumiu o cargo de diretor da série durante as duas primeiras temporadas, mas se manteve como designer dos personagens ao longo de toda a série. Ele revelou logo no início da entrevista que teve tempo suficiente para planejar os personagens e suas respectivas personalidades, afinal lhe foi dado um prazo de vários meses para concluir essa etapa antes do início da série. Mas que ele também encontrou desafios sólidos para passar por cima.


⊗ OS DESAFIOS INICIAIS

Como a abordagem de X-Men: Evolution seria lidar com os X-Men jovens e vivenciando um período escolar, para a produção um dos primeiros desafios foi justamente como construir a personalidade desses personagens de forma não estereotipada – dos quadrinhos ou de outras mídias – e que conversasse com a nova geração, se desvinculado um pouco da animação passada, a X-Men de 92.

Então para não criarem cópias do que já existiam, eles decidiram criar suas próprias versões dos personagens e com design totalmente remodelados sobre essa nova ótica. Isso implica em criar não só a motivação para os personagens, mas também instruir os atores como eles deveriam dublar e agir com seus respectivos mutantes. Para exemplificar, Jordan explica que não queriam a Vampira com um sotaque carregado como uma sulista geralmente é estereotipada nas mídias americanas, e sim alguém que tivesse uma voz poderosa e uma presença forte, para revelar em suas palavras que ela era alguém que tivesse tido uma vida difícil no passado, mas que estava tentando seguir em frente.

A ideia de construir a personalidade dos personagens partiu justamente em cima disso, mas que foi na Vampira que essa mudança mais se refletiu. Steven também foi sincero ao dizer que era um leitor das histórias iniciais dos X-Men, mas que perdeu boa parte dos conteúdos criados nos anos 80 em diante, mas que rapidamente buscou se atualizar o quanto antes para entender o quanto aqueles personagens haviam evoluído.


⊗ PORQUE INSERIR OS X-MEN COMO ADOLESCENTES NA ESCOLA

Essa foi por ventura uma das obrigações que eles tinham que seguir dos contratantes. Steven revelou que a empresa era muito liberal sobre ter ideias criativas para a série em si e para os personagens, mas que a única coisa que eles “bateram o pé” era que a história tinha que se passar com os X-Men adolescentes no Ensino Médio. Para ele e sua produção isso não foi um problema, tendo em vista que todos os 5 X-Men originais foram recrutados pelo Charles Xavier quando eles teoricamente estavam começando no Ensino Médio também.

Então o próprio Steven colocou um pouco de sua imaginação de criança enquanto produzia a série, imaginando como aqueles personagens se comportariam naquele ambiente. Durante o desenvolvimento dos personagens, ele revelou também que boa parte dos mutantes são baseados em atores, atrizes, cantores ou cantoras da época. Isso porque eles ficavam imaginando como tais artistas seriam se tivessem atuando como Vampira, Kitty Pryde, Tempestade e afins, e que isso acabou ajudando mais tarde em como eles queriam representar – esteticamente – cada personagem.

Para a base do Ciclope por exemplo, foi desenhado com traços do ator Chris Klein (American Pie), para o Professor X foi o usado o rosto do Patrick Stewart (que na época havia sido escalado como Professor X durante a pré-produção da série). Para a Kitty Pryde foi usada a atriz Alyson Hannigan (American Pie), então caso você venha a achar os rostos dos personagens com alguém da época, foi justamente por isso.


⊗ A CRIAÇÃO DOS UNIFORMES E INSPIRAÇÕES
X-Men evolution 10 coisas que você não sabia

Um dos tópicos mais elogiados pelos fãs dos X-Men: Evolution são os uniformes. Os X-Men apesar de serem uma equipe, tem integrantes de diferentes grupos étnicos e de diferentes culturas. Além disso, cada personagem tinha a sua própria personalidade e isso precisava ser transferido para seus respectivos uniformes. Todos os uniformes são criações novas, e eles precisavam ser! Steven revelou que a ideia original era fazer os personagens usarem as roupas dos X-Men de Stan Lee, de 1965. No entanto a Marvel não gostou da ideia e exigiriam novas criações.

Steven então imaginou os uniformes padrões para os mutantes, mas que conforme eles iam adentrando ao time principal novos detalhes eram adicionados – mas isso só é perceptível da segunda temporada em diante, com a adição dos recrutas. Então os uniformes de Ciclope, Jean Grey, Vampira e os outros personagens ganhavam detalhes únicos em seus uniformes que expressassem também em cores. As cores era em cima dos uniformes dos quadrinhos, então tínhamos Ciclope de azul e amarelo, Vampira com o azul e verde, Kitty com o azul mais claro, Jean com as cores verdes e por aí vai.

Wolverine também foi o único personagem da série que ganhou dois uniformes, porque um representava seu lado antes de entrar nos X-Men e o outro após fazer parte da equipe. Wolverine ganhou o tom laranja em seu segundo uniforme justamente porque na época uma linha de brinquedos do Carcaju estavam em produção, e no brinquedo Wolverine usava tons de laranja.


⊗ A SÉRIE SE BASEOU MUITO NOS FILMES
Xmen_Evolution_Marvel

Isso é algo nós já revelamos em outras de nossas matérias, mas X-Men: Evolution usou muitas inspirações em cima dos filmes. Jordan revelou que a produção do filme foi bem cooperativa com a série, porque eles entediam que ambos materiais poderiam influenciar no material do outro. Sendo assim, algumas coisas como a cadeira de rodas do Xavier, o design do Instituto Xavier, o visual do Dentes de Sabre, o modelo de rosto do Patrick e várias outras coisas foram baseadas nos filmes. O próprio ator do Professor X no Evolution (na dublagem americana) foi instruído a fazer seus monólogos o mais parecido com os diálogos do Patrick Stewart, para passarem o máximo possível de semelhanças.

É possível perceber também outras referências, como a Jean escolhendo fazer medicina ao final de sua formatura – onde no filme a Jean se tornou doutora pela ausência do Dr. Hank McCoy nos primeiros filmes. Ou a voz mais rouca da Mística a animação, como era a da Raven também nos filmes.


⊗ AS PERSONAGENS MAIS FAMOSAS DA PRODUÇÃO

Uma parte interessante da entrevista foi quando o HQZona questionou ao Steven qual era a sua personagem favorita. Ele claramente apontou que a Vampira era uma delas, não apenas pelo seu visual gótico, mas também pelas suas falas e posicionamentos. Mas ele ficou bastante surpreso ao descobrir que a Kitty Pryde também era famosa, e essa era definitivamente uma das personagens que ele adorava desenhar e montar as cenas. Aliás, se lembram daquela cena da Kitty e da Vampira dançando para o Spike? Foram animadas exclusivamente pelo Steven.

Outra personagem que ele adorou investir foi a Tabitha, conhecida como Boom Boom pela dublagem brasileira mas traduzida pela Panini Comics como Dinamite. A personalidade “explosiva” dela e suas diferentes facetas era algo realmente incrível que de imaginar e escrever. Boa parte também por conta das piadas de humor ácido que a personagem soltava em diversos mutantes.

Mas a favorita de fato do Steven era a Wanda, a famigerada Feiticeira Escarlate. Era uma personagem poderosa, com um passado complexo e um visual bem mais gótico que o da própria Vampira. Wanda também se tornou bastante popular no Brasil, tanto pelo seu visual excêntrico quanto pelo seus poderes de manipulação de probabilidade que estavam cirúrgicos na animação.


⊗ A QUINTA TEMPORADA FOI REALMENTE PLANEJADA?

Essa foi sem duvidas nenhuma uma dúvida que perpetuou pelos fãs dos mutantes e da série por um bom tempo. Ao final do último episódio, tivemos um vislumbre do futuro de como seria alguns personagens, como os X-Men crescidos e maduros, com o Magneto se tornando um X-Man e treinando os Novos Mutantes e com a incrível cena da Jean Grey se tornando a Fênix.

Quando questionado, Steven foi sincero ao dizer que desde o início da quarta – e última – temporada, eles já sabiam que a série seria cancelada. A própria Marvel pediu o cancelamento da série então eles não tiveram muito para o que planejar para a quinta temporada, já que na quarta se pretendia encerrar todos os arcos. Então os desenhos já conhecidos da Emma Frost e da Psylocke no traço da série não são resquícios dessa temporada imaginária, e sim comissões que fãs da série solicitaram para desenhar alguns personagens reimaginando-os na série.

Então fica aí respondido. Não, uma quinta temporada não foi planejada! Apenas fica a saudade e o gostinho de querer continuar vendo mais. Caso você queira assistir toda a entrevista, abaixo você tem ela completa e legendada pelo HQzona, os responsáveis por esse incrível achado.



Mas e então caros leitores, gostaram dessas revelações? De fato fica a saudade pela animação ao desvendar todas essas informações e pensar em como poderia ter continuado todo aquele desenvolvimento dos personagens.

Vocês podem estar acessando o site do Steve através do link acima e conferindo suas fanarts e comissões de outros trabalhos, referente aos X-Men ou não.

FONTE: HQzona