QUADRINHOS

Pássaro Trovejante dá uma surra nos racistas em Giant-Size X-Men

Após a Feiticeira Escarlate criar a Sala de Espera em o Julgamento de Magneto #4, mutantes que nunca entraram nos backups do Cérebro ou até mesmo morreram antes do seu Gene X se manifestar finalmente podem ser ressuscitados. Isso possibilitou o retorno de John Proudstar, o Pássaro Trovejante, que morreu em X-Men #95, de 1975. Agora, o mutante finalmente tem a chance de brilhar em uma história solo e que se aprofunda em suas raízes nativas americanas.


Pássaro Trovejante dá uma surra nos racistas em Giant-Size X-Men

Giant-Size X-Men: Thunderbird mostra Proudstar retornando para casa depois de voltar dos mortos. Jonh está a procura de sua vó, que vive em Camp Gazhoo, no Arizona. Ao chegar no local, ele descobre que os mutantes nativos americanos do local foram presos pela Heritage Initiative, uma instituição anti-mutante que foi comprada pela Orquídea devido a queda de financiamento.


O objetivo era coletar DNA mutante para pesquisas e é dito que o governo americano vendeu os genes mutantes para organização. Quando a polícia foi enviada para apreender os mutantes do local, alguns humanos de Camp Gazhoo não concordaram com ação. Em consequência, os policiais prenderam e capturaram nativos americanos humanos e mutantes.

Proudstar vai até delegacia e exige que seu povo seja liberado, mas um ganha uma resposta irônica e racista de um policial branco que estava no local. O que ele fez!? Resolveu tudo com um belo “diálogo”:

Policial se refere a Jonh como “Deep Rez”, um insulto racista para povos indígenas

Vendo que não poderiam deter o mutante, os policiais pedem apoio para Heritage Initiative, que conta com o vilão Edwin Martynec. Em histórias anteriores, Martynec já tinha planos de fazer experimentos com nativos americanos e até mesmo causou um genocídio racial em uma reserva do Arizona. O vilão tem poderes de licantropia, ou seja, pode se transformar em uma espécie de Lobisomem. Mesmo assim, ele é subjugado por Proudstar, que estava prestes a matá-lo quando foi impedido pela avó, que o convence de que ele não pode se deixar guiar pela raiva. Logo depois, todo o plano da Heritage Initiative é exposto para mídia.

A edição termina com John Proudstar evidenciando que é um apache e um mutante, que ele pode se tornar um protetor para ambos os povos dos quais faz parte. Além disso, no final da história também temos o irmão de Jonh, James Proudstar/Apache, conhecendo a avó pela primeira vez.

A história é simples mas traz uma grande profundidade para o Pássaro Trovejante, bem como abre muitas possibilidades para ele se tornar um personagem cada vez mais importante e representativo nas histórias da Marvel Comics no futuro.

O que você achou da edição?