SÉRIES

Relembre 8 momentos em X-Men: Evolution que são de partir o coração

X-Men: Evolution é um dos inúmeros desenhos que trouxeram muita diversão para as crianças que cresceram principalmente nos anos 2000. Essa animação revitalizou os X-Men, popularizou a equipe e fez a alegria da criançada durante a hora do almoço. Contudo, não é só de cenas de ação e momentos divertidos que se faz uma produção interessante. X-Men: Evolution possui alguns momentos muito profundos, emocionantes ou bastante tristes, abaixo nós separamos 8 deles.


Vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Experiências com um bebê

No episódio “Passado Sombrio” da primeira temporada, Vampira passa a ter alguns pesadelos. Neles, uma mutante misteriosa está fugindo com o seu bebê enquanto Magneto e alguns lobos a perseguem. Infelizmente, não conseguindo fugir, a mutante é alcançada e em meio a tentativa de se libertar, o seu filho acaba caindo num rio. Eventualmente descobrimos que esse bebê se trata de Noturno e a mutante não é ninguém menos do que Mística. Contudo, as descobertas são ainda mais macabras.

O Professor X sonda a mente de Vampira e descobre que os pesadelos da garota se tratam na verdade das lembranças de Mística. Ele manda Wolverine até o local onde Noturno foi jogado no rio, descobrindo lá um laboratório secreto de Magneto. Ao final do episódio, o expectador fica sabendo que Mística tentou tirar Noturno do Local, porque uma vez que ela levou o filho a Magneto, o vilão passou a fazer experiências genéticas com o bebê Noturno.


⊗ 2. Mística com saudades

O episódio citado no item anterior é de uma carga dramática bem grande. Assim, ele possui não apenas um, mas dois momentos de partir o coração. Se por um lado Noturno enfrenta a realidade de que foi abandonado por sua mãe biológica, o lado de Mística também é bem triste. Uma cena em específico nos faz ter bastante empatia dessa mãe mutante.

No final do episódio, Noturno e Vampira têm uma conversa sobre a maternidade de Mística com relação a Noturno. Nessa cena, vemos Noturno com uma feição triste e após uma transição, a cena troca para o rosto de Mística. A mutante azul que está disfarçada de diretora da escola, observa uma mãe levando sua filha para a escola, algo que ela jamais poderá fazer.


⊗ 3. Wolverine torturado

No episódio 11, “Lembrete Implacável”, a origem obscura de Wolverine volta a assombrá-lo quando ele descobre que um monstro selvagem passou pelo Monte Mckinley. Ele vai para o deserto canadense para descobrir mais sobre a criatura bestial. Ao chegar lá, percebe que a criatura se trata de Dentes de Sabre, que está sob as ordens do médico que lhe deu seu esqueleto de adamantium. Acontece que o cientista ainda planeja usar Wolverine seguir com o projeto Arma X, controlando Wolverine com um microchip que foi implantado no cérebro de Logan. Lince Negra e Noturno então precisam salvar Wolverine antes que seja tarde demais.

A cena em específico que é bastante triste acontece com Wolverine. Durante todo o episódio, o personagem é mostrado extremamente atormentado por causa de seu passado esquecido. Ele sente muitas dores de cabeça por causa do chip implantado em seu cérebro, o que torna tudo pior. Em certo momento, fazendo seus testes o doutor aumenta a potência do dispositivo de controle cerebral de Logan em potência máxima para que ele mate Kitty. Ao atacar a jovem X-Woman e pensar que a matou jogando-a do penhasco, Logan retoma brevemente o controle e fica devastado. Logo em seguida, Kitty aparece atrás do mutante e é a ligação entre eles que faz com que Wolverine supere a lavagem cerebral.


⊗ 4. Escolhendo dinheiro ao invés da filha

O décimo sexto episódio da série, terceiro da segunda temporada tem uma história bastante simples. Ele foca na personagem Tabitha Smith, a Boom-Boom. Nesse episódio, vemos a introdução da nova recruta que se mostra bastante imprudente. Ela passa a flertar com Noturno e eles ficam bastante próximos, isso até o pai da menina chegar e força-la a fazer coisas das quais ela não se orgulha.

Ao conhecermos mais o pai da mutante, descobrimos logo que ele não se importa com a filha e a utilizou mais de uma vez para roubar coisas. Dessa vez, ele quer que ela roube a festa do Colégio Bayville para levantar fundos e promete não aparecer mais para explorá-la se ela fizer isso. Avalanche da Irmandade de Mutantes descobre sobre o roubo e tenta pegar para si o dinheiro, enquanto Noturno comunica os X-Men sobre o que está acontecendo.

No final das contas, Boom-Boom se arrepende do que fez, mas seu pai foge com a bolsa de dinheiro então a filha o persegue. Em determinado momento, o pai irresponsável cai de um telhado e a filha tem a oportunidade de salvá-lo, para isso, basta ele deixar a bolsa de lado e segurar a mão dela, a parte triste é que o homem escolhe o dinheiro ao invés da menina. Assim, ele cai, Noturno o salva, mas ele acaba preso. Tabitha acaba decidindo sair do instituto por causa dos problemas que causou.


⊗ 5. O passado de Wanda

No episódio “Fator Feiticeira” temos a primeira aparição da Feiticeira Escarlate. Mística a resgata para que ela ingresse na Irmandade de Mutantes para que os vilões finalmente derrotem os X-Men. É justamente isso o que acontece, com a ajuda de Wanda, os heróis são facilmente vencidos de forma até humilhante. No entanto, são os ecos do passado de Wanda que dão a ela toda essa força.

Durante uma conversa com seu irmão Pietro, Wanda relembra o que aconteceu com ela e porque ela é tão revoltada. Acontece que vemos o quanto Magneto é uma pessoa horrível nessa versão do desenho. Além de fazer experimentos com o bebê Kurt, ao não conseguir controlar os poderes de Wanda que era apenas uma criança, ele aprendeu a filha em um hospício e nunca mais foi visitá-la. Além disso, ele convenceu o irmão da garota de que estava fazendo o melhor para a saúde dela. Enquanto controlada fisicamente pelos funcionários da instituição, a menina assistiu ao irmão e ao pai indo embora sem ela.


⊗ 6. O passado de X-23

A mutante X-23 foi introduzida no episódio 11 da terceira temporada do desenho. Nesse episódio, uma misteriosa assassina está sendo investigada por Nick Fury da S.H.I.E.L.D. Posteriormente, ela invadiu a Mansão X, nocauteando os X-Men um por um. Wolverine descobre que a invasora se trata de sua clone, criada pela Dra. Deborah Risman a mando da HYDRA. Deborah tentou clonar Wolverine e falhou 22 vezes, na vigésima terceira, deu certo, mas perderam o controle da mutante.

Durante todo esse episódio, vemos Laura assistindo os X-Men se divertindo, enquanto ela relembra as torturas que sofreu para ser a arma perfeita. Para cada cena de um X-Men feliz, há um momento dela em seu passado angustiada, ferida ou solitária. A HYDRA a moldou desde o início, isolada de qualquer apego ou amor, com 12 anos de idade o adamantium foi implantado dentro do corpo dela. X-23 invadiu a mansão buscando vingança contra Logan, na cabeça dela, tudo o que sofreu foi causado pela existência da Arma-X original, Wolverine. Somente ao conversar com Logan é que a menina finalmente tem a oportunidade de se sentir triste pela primeira vez.


⊗ 7. Vampira tenta matar Mística

Mística não apenas manipulou e enganou Vampira com relação aos X-Men. A mutante se uniu a Mésmero na empreitada de libertar o mutante ancestral Apocalipse. Assim, ela praticamente vendeu a filha, deixando que Mésmero utilizasse seus poderes telepáticos em Vampira para drenar vários mutantes. Mística sabia que Mésmero estava usando sua filha como uma chave para libertar Apocalipse, e ainda foi junto com o mutante até a tumba. Ao final de tudo, Vampira não era a única necessária para a libertação de En Sabah Nur, Mística também era uma chave. Assim, ao tocar um dos dispositivos da tumba de Apocalipse, Mística foi transformada em pedra.

No episódio “Impacto” temos o desenrolar desse acontecimento. Vampira ficou completamente traumatizada pela forma com a qual foi manipulada, afinal, ela sente que a libertação de Apocalipse é culpa dela. Durante todo o episódio, há diálogos muito profundos sobre a raiva destruir Vampira como destruiu a Mística e o quanto a presença da estátua da mutante azul fere a X-Woman.

Ao final do episódio, Agatha Harkness explica que se aquela estátua realmente for Mística, somente Vampira utilizando seus poderes poderia libertá-la. Surpreendentemente, ao invés de tentar salvar a mãe adotiva, Vampira empurra a estátua de Mística penhasco abaixo, destruindo-a. No final das contas, sabemos que a estátua não era a transmorfa, mas se fosse, o trauma que ela fez Vampira passar fez com que a jovem tentasse assassinar a própria mãe.


⊗ 8. O quase linchamento de Sanguessuga

No final do desenho, após a libertação de Apocalipse, os ânimos de todas as pessoas estão bastante elevados. Enquanto os mutantes estão preocupados com a nova ameaça, os humanos comuns passam a agir de forma ainda mais preconceituosa. No episódio “O Levante”, quinto da quarta temporada, nós temos um exemplo claro dessa discriminação e desse ódio ao diferente.

Nesse episódio vemos o desenvolvimento de Spyke que se tornou uma liderança para os Morlocks. Já no inicio vemos uma cena triste onde percebemos a pequena mutante Torpid feliz por encontrar batata frita do lixo para comer. Há também, a apresentação de Dorian, o mutante Sanguessuga. Em certo momento, Dorian está com sua mãe em uma loja de conveniência, onde os clientes tentam expulsá-lo. O garoto fica assustado e se esconde, assim, a multidão passa a tentar linchá-lo, jogando inclusive uma estante em cima dele. Felizmente, Spyke que está presente no local e agora agia como um protetor mutante, o salva. Esse salvamento reflete positivamente posteriormente, quando os mutantes estão cercados por humanos, é Dorian quem aparece para salvar Spyke e os outros, desligando tudo ao redor.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com os itens apontados? Diga quais outros momentos você considera triste ou emocionantes de X-Men: Evolution.