X-MEN 97: Voz original de Jubileu quer dubladora asiática para a personagem
No início do mês de novembro a Disney+ anunciou o retorno da famosa série dos X-Men dos anos 90, X-Men: A Série Animada. O título oficial da nova série animada é X-Men ’97, que já está em produção para estrear em 2023. Com isso, os fãs estão ansiosos para mais informações, e agora há uma delas envolvendo Jubileu.
Quando houve o anúncio da animação, Alyson Court, que dublou Jubileu em X-Men: A Série Animada fez uma referência a personagem dizendo “estão prontos para os fogos de artifício?”. Essa afirmação fez com que os fãs pensassem que ela dublaria a personagem, mas este não é o caso. Posteriormente, ela explicou que não fará a voz original da personagem na nova animação, mas que está envolvida no projeto.
Seguidor: “Exceto que ela literalmente disse isso [referência a Jubileu] após o anúncio. Por que ela faria referência a isso se não estivesse interpretando o personagem?”
Alyson: Jubileu retornará e eu estou envolvida com a série, mas essas duas coisas não significam exatamente a mesma coisa.
Jubilee is returning and I am involved with the show but those two things don't have to be one and the same thing😊
— alyson court (@alysontheother) November 12, 2021
Os motivos para a atriz não querer mais dublar Jubileu
Cerca de um ano atrás, fãs pediram para que Court assinasse uma petição online para trazer os dubladores originais da animação dos anos 90. Alyson mostrou seu apoio a petição, mas explicando que não queria retornar ao papel:
Eu apoio totalmente, mas com uma advertência: eu não faria voz ao Jubileu. Foi uma honra dar vida e voz a uma personagem tão icônica na série original, mas eu conheço muitas jovens atrizes asiáticas talentosas que fariam justiça a Jubileu agora.
Fully support this with 1 caveat:
— alyson court (@alysontheother) June 19, 2020
I will not voice Jubilee.
It was an honour to bring life & voice to such an iconic character in the original series,but I know far too many talented young Asian actors who would do Jubilee justice now.
Still wld love 2b part, just in a new role💓 https://t.co/lVPtjfd4g8
Um fã então argumentou que Jubileu, embora seja asiática, não possuía sotaque e que não havia nada na forma dela de falar, que distinguisse uma atriz asiática de uma estadunidense. Foi aí que Alyson explicou que não se trata do que as pessoas vêem na tela ou escutam, mas sim de aumentar as oportunidades de trabalho de forma justa.
Seguidor: Sem querer ofender, eu sei que você está tentando fazer algo bom, mas como podemos dizer a alguém que é descendente de asiáticos por sua voz … a menos que haja algum sotaque, mas não me lembro dela ter sotaque na série animada então eu posso estar errado
Alyson: Na verdade, não estou fazendo nada. Mas esta questão não é sobre os ouvintes, é sobre oportunidades justas de emprego.
I'm not really doing anything. But this issue isn't about the listeners, it's about fair employment opportunities.
— alyson court (@alysontheother) November 23, 2021
Outro seguidor ainda questionou a atriz de forma ainda mais enfática. Nesse comentário, a atriz praticamente desenhou seus motivos, novamente explicando que não se tratava sobre voz, mas sim oportunidades:
Seguidor revoltadinho: E lá vamos nós …… Eu odeio essa geração em que nada faz sentido, é atuação !!! O Beetlejuice (Besouro Suco) deve ser interpretado por um cara morto, aliens por alienígenas, vamos escalar mutantes reais, isso é tão insano
Alyson: Não pense que acertar a etnia de criatura inventada é o objetivo. Olha, concordo que atuar é a habilidade de fingir ser algo que você não é. Mas se trata de oportunidades de trabalho e, como alguém que está intimamente familiarizado com o a escalação de dubladores, a desigualdade ainda existe.
Don't think equating an ethnicity to a made-up creature is the way to frame it.
— alyson court (@alysontheother) November 24, 2021
Look, I agree that acting is the skill of pretending to be something you're not. But this is about work opportunities,and,as one who is intimately familiar with voice casting, inequality still exists.
Infelizmente, assim como os fãs estadunidenses, os fãs brasileiros não poderão ouvir a dublagem original de Jubileu em português, e no nosso caso, por um motivo triste. Isso porque Iara Riça, dubladora de Jubileu e de Jean Grey em X-Men: Evolution faleceu em abril de 2021.
X-Men ’97 deve estrear em meados de 2023, sendo assim, ainda será necessário esperar um pouco até descobrir quem fará a nova voz de Jubileu nos Estados Unidos. Qual personagem você está mais ansioso para ver na animação?
Fonte: The Gamer
LEIA TAMBÉM: X-Men: A Série Animada ganha nova animação