FILMES

5 Erros cometidos com os Novos Mutantes que a Marvel não pode repetir

Quando o filme Novos Mutantes estreou em 2020, aqui no Universo X-Men nós publicamos um texto apresentando 5 motivos pela qual vale a pena assistir o filme. Contudo, isso não significa que o longa trata os mutantes de forma perfeita, há alguns erros cometidos com a equipe que deveriam ser evitados no futuro. Sendo assim, apresentando nosso décimo quarto texto da série, hoje temos 5 erros que a Fox cometeu com os membros da equipe Novos Mutantes, que a Marvel jamais pode deixar se repetir no MCU.

É importante ressaltar que essa não é uma crítica aos filmes como um todo, mas sim aos erros cometidos com os personagens dos filmes. Também vale apontar que essa é uma lista opinativa, assim, há a possibilidade de que você não concorde com nossa opinião. Nessas situações sempre incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Roteiro nulo ou lento

Esse primeiro erro incluímos algo fora do filme da equipe, mas sim a introdução de um dos Novos Mutantes a outro filme da franquia, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. O longa que tanto a crítica quanto o público amou, é considerado por muitos o melhor filme dos X-Men ja feito, mas possui alguns problemas de roteiro, um deles é com Mancha Solar.

Embora X-Men: Dias de um Futuro Esquecido tenha um roteiro incrível quando se fala do filme como um todo, o roteiro individual de muitos personagens deixa a desejar. No caso de Mancha Solar, embora seja visualmente incrível, ele não tem diálogo, suas cenas não são marcantes se comparadas as de Bishop e Blink, também não tem destaque. Assim, é possível considerá-lo um figurante de luxo. O mutante brasileiro definitivamente merecia mais no filme.

Falando especificamente do filme Novos Mutantes, os personagens são relativamente bem desenvolvidos, mas há um problema. O filme demora muito tempo para construí-los como equipe, na verdade, isso só acontece nos últimos 10 minutos. Míssil é o personagem que mais sofre com essa escolha, o personagem fica completamente apagado em comparação aos outros que são mais carismáticos. Caso a equipe se formasse mais cedo, o papel de liderança faria bem para o destaque do personagem.


⊗ 2. Whitewashing (embranquecimento)

Agora falando de Novos Muntantes, é necessário citar aquele que é sem dúvidas um dos maiores erros do filme. Não apenas Roberto da Costa, o Mancha Solar, como também Cecilia Reyes foram “embranquecidos”. Isso porque originalmente nos quadrinhos, ambos os personagens são latinos, mas negros, nos filmes tivemos representações latinas, porem brancas.

Henry Zaga e Alice Braga são dois atores brasileiros muito talentosos, a forma com que Zaga encarnou Roberto é algo muito parecida com a contraparte do mutante na HQ. A questão, é que existem poucos personagens não brancos adaptados dos quadrinhos para as telas, pegar dois desses personagens e transformá-los em brancos, quando existem centenas de personagens caucasianos já existentes é um erro bastante grave.

Vale citar que esse erro é remanescente de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, visto que Adam Canto, ator que interpretou Mancha Solar no longa também não é negro.


⊗ 3. Cecilia Reyes

Acreditar que adaptações precisam ser 100% fiéis as HQs é algo ingênuo, contudo, há alguns elementos importantes que não deveriam ser mudados. Um desses casos definitivamente é o da mutante Cecilia Reyes, que teve toda a sua essência modificada para se encaixar como a vilã do filme.

Nos quadrinhos, a mutante se tornou médica após ver seu pai morrer baleado. Após se descobrir como mutante, passou a ajudá-los, bem como a outros heróis. Ela já foi perseguida por sentinelas e presa em um campo de concentração da Arma X, literalmente sentindo na pele a discriminação.

Cecília não é um membro oficial da equipe, ainda assim, ela é uma aliada de longa data dos X-Men e dos mutantes. Utilizá-la como uma vilã assecla do Sr. Sinistro, que morre no primeiro filme e sem redenção, é definitivamente um erro.


⊗ 4. Magia racista

Anya Taylor-Joy é uma atriz excepcional aclamada na maioria de seus trabalhos, com Novos Mutantes não poderia ser diferente, pois ela se tornou um destaque. Ainda assim, o talento da atriz não conseguiu ofuscar um problema horroroso de roteiro que não acrescenta em nada para a personagem, Magia é racista.

A essência das HQs dos mutantes mostra pessoas que lutam por igualdade, que estão todos os dias dando o seu melhor para serem aceitas como são. Vermos uma mutante, alguém que por natureza entende a discriminação por ser diferente, proferindo ofensas racistas direcionadas a Miragem é algo horroroso. Principalmente porque todas as falas racistas não servem para nenhum propósito no filme, se as tirássemos, a personagem seria exatamente a mesma coisa, mas com elas, a personagem chega a ser irritante.

Nesse ponto, Illyana não cresce como personagem, ela não se desculpa, ela não se mostra arrependida, o que faz com que algumas pessoas que sofrem racismo não simpatizem com a personagem.


⊗ 5. Má utilização dos poderes

Novos Mutantes não tinha uma quantia significativa de dinheiro para gastar. Estima-se que o orçamento do longa é de 80 milhões de dólares, apenas 5 milhões a mais do que X-Men dos anos 2000. Isso significa, que todos os gastos deveriam ser feitos de forma bastante sábia. Levando em conta o baixo orçamento, o filme possui efeitos bastante consistentes, contudo, há um problema. Não é possível esquecer que esse é um filme de heróis, e nesse caso há uma falha, os heróis mal utilizam seus poderes.

Magia é a única personagem cujos poderes são bem utilizados dentro do filme. Isso porque grande parte do orçamento dos efeitos foi utilizado em outros momentos e não na batalha final. Míssil não utiliza seus poderes para lutar contra o Urso Místico, Mancha Solar tem pouco mais de 20 segundos de tela na batalha, os poderes de Lupina não são utilizados de forma inteligente e Miragem passa o tempo todo desmaiada. Não há uma mudan

É compreensível que com o baixo orçamento, não se podia fazer muito. Contudo, espera-se que mesmo em condições adversas os produtores, roteiristas e diretores utilizem os poderes dos personagens de forma mais criativa. Felizmente, orçamento baixo não é um problema que os Novos Mutantes terão no MCU.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com os erros que citamos? Diga o que pensa nos comentários.