SÉRIES

X-MEN 97: Voz original de Jubileu quer dubladora asiática para a personagem

No início do mês de novembro a Disney+ anunciou o retorno da famosa série dos X-Men dos anos 90, X-Men: A Série Animada. O título oficial da nova série animada é X-Men ’97, que já está em produção para estrear em 2023. Com isso, os fãs estão ansiosos para mais informações, e agora há uma delas envolvendo Jubileu.


Quando houve o anúncio da animação, Alyson Court, que dublou Jubileu em X-Men: A Série Animada fez uma referência a personagem dizendo “estão prontos para os fogos de artifício?”. Essa afirmação fez com que os fãs pensassem que ela dublaria a personagem, mas este não é o caso. Posteriormente, ela explicou que não fará a voz original da personagem na nova animação, mas que está envolvida no projeto.

Seguidor: “Exceto que ela literalmente disse isso [referência a Jubileu] após o anúncio. Por que ela faria referência a isso se não estivesse interpretando o personagem?”

Alyson: Jubileu retornará e eu estou envolvida com a série, mas essas duas coisas não significam exatamente a mesma coisa.


Os motivos para a atriz não querer mais dublar Jubileu

Cerca de um ano atrás, fãs pediram para que Court assinasse uma petição online para trazer os dubladores originais da animação dos anos 90. Alyson mostrou seu apoio a petição, mas explicando que não queria retornar ao papel:

Eu apoio totalmente, mas com uma advertência: eu não faria voz ao Jubileu. Foi uma honra dar vida e voz a uma personagem tão icônica na série original, mas eu conheço muitas jovens atrizes asiáticas talentosas que fariam justiça a Jubileu agora.


Um fã então argumentou que Jubileu, embora seja asiática, não possuía sotaque e que não havia nada na forma dela de falar, que distinguisse uma atriz asiática de uma estadunidense. Foi aí que Alyson explicou que não se trata do que as pessoas vêem na tela ou escutam, mas sim de aumentar as oportunidades de trabalho de forma justa.

Seguidor: Sem querer ofender, eu sei que você está tentando fazer algo bom, mas como podemos dizer a alguém que é descendente de asiáticos por sua voz … a menos que haja algum sotaque, mas não me lembro dela ter sotaque na série animada então eu posso estar errado

Alyson: Na verdade, não estou fazendo nada. Mas esta questão não é sobre os ouvintes, é sobre oportunidades justas de emprego.


Outro seguidor ainda questionou a atriz de forma ainda mais enfática. Nesse comentário, a atriz praticamente desenhou seus motivos, novamente explicando que não se tratava sobre voz, mas sim oportunidades:

Seguidor revoltadinho: E lá vamos nós …… Eu odeio essa geração em que nada faz sentido, é atuação !!! O Beetlejuice (Besouro Suco) deve ser interpretado por um cara morto, aliens por alienígenas, vamos escalar mutantes reais, isso é tão insano

Alyson: Não pense que acertar a etnia de criatura inventada é o objetivo. Olha, concordo que atuar é a habilidade de fingir ser algo que você não é. Mas se trata de oportunidades de trabalho e, como alguém que está intimamente familiarizado com o a escalação de dubladores, a desigualdade ainda existe.


Infelizmente, assim como os fãs estadunidenses, os fãs brasileiros não poderão ouvir a dublagem original de Jubileu em português, e no nosso caso, por um motivo triste. Isso porque Iara Riça, dubladora de Jubileu e de Jean Grey em X-Men: Evolution faleceu em abril de 2021.

X-Men ’97 deve estrear em meados de 2023, sendo assim, ainda será necessário esperar um pouco até descobrir quem fará a nova voz de Jubileu nos Estados Unidos. Qual personagem você está mais ansioso para ver na animação?

Fonte: The Gamer

LEIA TAMBÉM: X-Men: A Série Animada ganha nova animação