SÉRIES

X-MEN 97: Produtor fala sobre censura e promete tom mais adulto na nova série

X-Men: A Série Animada foi um tremendo sucesso nos anos 90. O desenho foi responsável por tirar os personagens dos quadrinhos e apresentar o universo mutante para uma geração inteira, principalmente através da adaptação de inúmeros arcos clássicos. Porém, a série sofreu muito com a censura na época, por ser uma produção voltada para o público infantil. Isso é algo que deve ficar para trás na continuação, chamada X-Men: 97, e que chegará diretamente no Disney + em 2023.


O showrunner Eric Lewald, que trabalhou na série clássica, falou sobre o seu envolvimento na continuação e sobre o que podemos esperar do novo desenho, em entrevista para o podcast The Power of X-Men (via Bleeding Cool). Uma das novidades será o tom mais adulto:

“Nós realmente lutamos o máximo que pudemos contra as restrições que a série tinha por ser um programa infantil, mas eram restrições reais e agora essas pessoas não terão isso. Foi estranho e animador termos temas adultos na animação. Então eles [a nova equipe de produção] estão criando histórias pensando no fato de que isso é um grupo de adultos reunidos para lutar contra algo, então nós vamos mostrar o melodrama e algumas coisas pelas quais os adultos passam. Eles serão capazes de contar histórias adultas sem precisar se perguntar se isso será adequado para as crianças.”


Callisto e Tempestade se enfrentam com sabres de luz ao invés de facas

Ele também revelou que ficou insatisfeito com o rumo que algumas histórias tiveram que tomar pela classificação infantil, como a Saga da Fênix Negra, que termina com Jean Grey sendo ressuscitada.

“No final de Fênix Negra, seria muito mais satisfatório se alguém tivesse morrido, ao invés de todo mundo perder 20 por cento da sua energia vital para ressuscitá-la [Jean Grey]. Não podíamos matar personagens. Certas coisas podem ser demais para programas infantis, mas tem momentos que as coisas teriam sido mais satisfatórias se fossem feitas de outras formas. Um sacrifício heroico, alguém morrer. Agora que isso é mais como um programa adulto, eles poderiam perder um membro da equipe pelo caminho. Não sabemos para onde suas histórias estão indo, mas esse é o tipo de coisa que simplesmente não podíamos pensar antes, mesmo que fosse bom para a história.”

Outras censuras também podem ser facilmente percebidas pelos fãs. A Fênix Negra destrói um planeta inabitada e Tempestade e Callisto lutam com sabres de luz, por exemplo.

E você, caro mutante, ansioso pela continuação? Diga nos comentários!

LEIA AGORA: Confira todas as participações de heróis não mutantes em X-Men: A Série Animada