FILMES

NOVOS MUTANTES: 5 Motivos que podem te fazer querer ver o filme

Depois de inúmeros adiamentos por uma diversidade de problemas, em outubro Novos Mutantes finalmente estreou no Brasil. Poucos meses antes, em Agosto o filme já havia estreado em outros países e com ele, também veio o massacre da crítica. Para se ter uma ideia, no ranking segundo a crítica, o filme ficou abaixo até mesmo de X-Men Origens: Wolverine. Mas o filme é tão terrível assim? Acreditamos que não e é por isso que hoje mostraremos 5 motivos pela qual vale a pena assistir Novos Mutantes.


É importante deixar claro que não acreditamos que o filme seja uma obra prima, ou que esteja no topo dos melhores filmes dos mutantes. Contudo, tampouco acreditamos que ele mereça estar no penúltimo lugar do ranking, estando apenas acima de Fênix Negra. É um filme com defeitos (alguns graves como no caso do Whitewashing de Mancha Solar e Cecilia Reyes), mas também com muitas qualidades.

⊗ 1. Diferente dos filmes de super heróis comuns

Lá em 2017, a série Legion foi pioneira ao apresentar o tema super heróis acrescido de elementos de terror, essa combinação deu tão certo, que se tornou um dos pontos altos da série. Novos Mutantes segue essa mesma linha, sendo pioneiro dentro do gênero de super heróis, mesclando outro gênero de destaque e tentando nos oferecer algo novo e não a mesmice de sempre.

Quem assistiu aos trailers de Novos Mutantes sabe que o longa deixa de lado o tom de filmes de aventura muito comuns em filmes de heróis para apresentar uma nova proposta. Este ainda é um filme de aventura, mas com um pé nos filmes de terror e isso em certos momentos dá um tom muito especial para o longa.

Josh Boone utilizou filmes como A Hora do Pesadelo e o Iluminado como inspiração para o filme, que embora não seja realmente um filme de terror, possui alguns elementos do gênero que são bastante interessantes. Um destaque é uma cena onde Mancha Solar acaba tendo uma alucinação na piscina vendo sua namorada morta, essa cena é digna de bons filmes de terror.


⊗ 2. O desenvolvimento dos personagens

Se fossemos fazer uma lista com as maiores reclamações dos fãs com relação aos filmes dos X-Men, a falta de desenvolvimento dos personagens provavelmente estaria no topo da lista apenas perdendo para fidelidade, Novos Mutantes é uma exceção. O longa tem apenas 1 hora e 39 minutos de duração, ainda assim, ele desenvolve os personagens de forma muito melhor que grande parte dos filmes dos mutantes.

Um ponto chave para isso, é o fato de existirem apenas 6 personagens relevantes em todo o filme (humanos pelo menos). Isso faz com que o roteiro não precise ser desperdiçado introduzindo arcos menores (como a Cura em X-Men: O Confronto Final e a Arma X em X-Men: Apocalipse). O filme trata apenas dos 6 personagens apresentando seus dramas, anseios, interesses e evolução.

Illyana começa como uma personagem mimada (detestável em muitos momentos) que vai crescendo conforme as razões de seu comportamento vão sendo explicados até ela finalmente se aproximar da Magia que todos gostariam de ver nos cinemas. Miragem e Lupina são contrapontos de uma mesma jornada, elas se apoiam e se ajudam a crescer, ambas saem de um ponto completamente inseguro e terminam mais confiantes consigo mesmas, formando um bonito casal. Mancha Solar tem uma jornada parecida com a da Magia, ele inicia o filme com uma personalidade falsa para tentar mascarar seus medos e acaba os superando. Míssil é o personagem da equipe que parece ser o menos desenvolvido, mas isso acontece, porque dentre todos ele é aquele que está mais pronto para os desafios. Ele é responsável, comedido, corajoso e sempre traz um pouco de sensatez no grupo, mas ainda sendo o mais pronto dentre eles, há também alguns momentos de crescimento do personagem que o ajudam em sua jornada. Quanto a Cecília Reyes, bem, é difícil falar do desenvolvimento dela sem dar spoilers.

Destaque para a interpretação de Maisie Williams como Lupina e Anya Taylor-Joy como Magia.


⊗ 3. Os efeitos especiais

A produção de Novos Mutantes custou cerca de 70 milhões de dólares, apesar dessa parecer a primeira vista uma grande quantia, para os dias atuais essa é uma quantidade pequena para um filme de super heróis. Como comparação, o primeiro longa dos mutantes a estrear no cinema, X-Men: O Filme, teve um orçamento de 75 milhões de dólares, se ajustássemos a inflação essa quantia iria para aproximadamente 110 milhões de dólares. Essa informação é importante para falar dos efeitos especiais de Novos Mutantes.

Durante o filme nós temos diversas com Lupina se transformando em sua versão mais ferina que são bastante convincentes, as cenas em que Míssil utiliza seus poderes são bastante interessantes, os poderes de criar campos de força de Cecilia Reyes são bastante bonitos, o Urso Místico quando entra em cena é algo bastante prazeroso de ver, e é claro, as cenas de Magia materializando a Espada da Alma e a aparição do Limbo. Mancha Solar é um caso a parte, há algumas pessoas que podem não gostar da escolha criativa utilizada para representar seus poderes visualmente, principalmente se compararmos com a versão de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, outras pessoas no entanto, não terão problema algum com ele.

Além dos efeitos em CGI, vale também ressaltar os efeitos práticos feitos com maquiagem, como a cena vista no trailer com Cecilia Reyes bastante ferida, ou o notável “Smiley Man” com seu assustador “sorriso”. É impressionante o que foi feito levando em conta o pouco orçamento.


⊗ 4. Referência aos X-Men

Novos Mutantes foi um filme que foi pego no meio da batalha entre Disney e Fox pelos direitos cinematográficos dos filmes dos mutantes, isso fez com que coisas relacionadas aos filmes da Fox fossem cortadas do longa, mas não tudo.

Os X-Men são citados muitas vezes durante o filme, atmosfera de heroísmo da equipe inclusive, serve como motivação para caminhar com parte da trama, eles são citados como heróis amados e queridos, pessoas a qual os Novos Mutantes se espelhariam, ou mesmo aqueles não inspirados diretamente, sabiam da existência deles. Também há a presença de um certo dragão púrpura que “pertenceu” a certa mutante que atravessa paredes.

No entanto, a maior referência aos mutantes acontece com a utilização de toda uma cena presente em outro dos filmes dos mutantes, isso mesmo, há uma cena de Novos Mutantes que já apareceu em outro filme do Universo dos X-Men da Fox, essa cena daria brecha para estabelecer uma conexão entre os outros filmes dos mutantes e ainda estabelece aproximadamente o ano em que o filme ocorre (ou exclui a possibilidade de Novos Mutantes estar no MCU).


⊗ 5. Cenas de ação

Como foi citado acima, a proposta de Novos Mutantes não é ser um filme comum do gênero, por isso, ele não é recheado de cenas de ação, como Vingadores ou até mesmo os filmes mais recentes dos X-Men, seu foco é no desenvolvimento. Contudo, ele possui suas cenas de ação feitas dentro de sua limitação que são muito divertidas de ver.

Algumas cenas de ação são mescladas com as de suspense e terror, portanto temos perseguições, que se transformam em batalha, que depois voltam a ser perseguições. Há também cenas onde isoladamente cada um dos mutantes está preso com algum acontecimento, o que os obriga a utilizar seus poderes para se safar. Além é claro, de Anya Taylor-Joy e sua Magia, pois se no início do filme ela é uma personagem no mínimo polêmica, no terceiro ato (embora ela tenha cenas utilizando os poderes antes) tempos os momentos de batalha da espadachim que nos fazem querer ver muito mais dela em cena.

No terceiro ato também temos também o clássico momento onde a equipe se junta para enfrentar o inimigo final, o Urso Místico, nessa cena temos cada um dos Novos Mutantes utilizando seus poderes, com muita destruição do (pequeno) cenário e bastante efeitos especiais.


Como mencionado na introdução desse texto, Novos Mutantes não é uma obra de arte, não é o filme que você sairá completamente impactado e esteve envolvido em diversas polêmicas (incluindo o embranquecimento de personagens negros), mas sabendo das limitações do filme e assistindo sem expectativas nas alturas, é um filme que está muito longe de ser a decepção que a crítica aponta.

Você já assistiu o filme? Concorda com os pontos apresentados? Diga o que pensa nos comentários. Confira também a crítica completa com Spoiler que fizemos para o filme.