QUADRINHOS

Editor-Chefe dos X-OFFICE explica a saída de Jonathan Hickman dos X-Men

Já faz algum tempo que Hickman saiu das histórias dos X-Men. Seu ato final com os mutantes começou a ser publicado agora em INFERNO!


Há alguns meses Jonathan Hickman oficialmente deixou o X-OFFICE dos X-Men e, principalmente, a cadeira principal do “Curador X”, que conectava todas as histórias mutantes da nova Era de Krakoa.

Em entrevista ao AIPT, o editor-chefe dos X-Men, Jordan D. White explicou, o que aconteceu com Jonathan Hickman e seus planos com os X-Men. Além disso, contou como INFERNO marcará seu afastamento das revistas dos mutantes depois de gerenciar eles por três anos, com apenas o primeiro arco de sua trama planejada dos X-Men tendo (parcialmente) concretizado.

O editor-chefe dos mutantes, Jordan D. White

Jordan: “Eu sinto que não importa o quão enfático ele seja sobre isso, as pessoas ainda meio que o interpretam mal — que Jonathan veio com um plano e então todo mundo cagou tanto nesse plano que ele saiu e isso não poderia estar mais longe da verdade. Jonathan veio com um plano e então o plano mudou com base no desenrolar real da história e como tudo aconteceu.

Não foi o caso em que a Marvel disse a ele: ‘Não gostamos mais da sua ideia, mude-a’; Ou onde os escritores disseram: ‘Não gostamos da sua ideia, mude-a.’. Todos adoraram a ideia de Jonathan, inclusive eu. Mas depois de ver como as coisas começaram a se desenrolar, Jonathan disse: ‘Acho que podemos querer não fazer isso’. Foi sugestão dele e acho que ele disse o tempo todo em que entrou — mesmo quando era o plano de três atos — ele entrou dizendo: ‘Mas quem sabe quanto tempo um ato vai durar’;

Na verdade, no início, não chamávamos isso de três atos. Chamamos isso de ‘ano um’, ‘ano dois’, ‘ano três’. Mas relativamente cedo, paramos de chamar assim porque não é um ano. Tipo, o ‘ano um’ pode durar 10 anos — não sabemos quanto tempo vai durar. Portanto, o plano não mudou porque ninguém gostou do plano de Jonathan. O plano mudou porque Jonathan mudou de ideia sobre o que devemos fazer.

Há absolutamente aspectos disso que vão acontecer. E há pelo menos alguns aspectos que não acontecerão. Mas isso é tudo parte integrante. E, claro, não posso falar muito sobre nada disso, porque isso será todo o futuro dos quadrinhos. Como você viu em um monte de postagens de mídia social na semana passada, Jonathan ainda está fortemente envolvido no que estamos fazendo.

Ele esteve em nossa reunião ultra secreta durante os três dias, ajudando-nos basicamente a planejar os próximos três anos de histórias. Portanto, sua influência será sentida fortemente daqui para frente. Ele simplesmente não vai escrever um livro mensal.”

A reunião comentada por Jordan foi justamente a que os fãs dos mutantes descobriram quem seria o mais novo roteirista das histórias.

O outro escritor que aparece na matéria acima, provavelmente seria o próprio Steve Orlando que noticiamos no último domingo.


E quanto ao INFERNO, que parecia ter sido criado desde a primeira menção na DINASTIA X, originalmente ele tinha um nome diferente do que o que é usado agora.

Jordan: “Foi chamado de outra coisa. Mas a outra coisa que foi chamada é um título que usaremos em breve. Portanto, não vou dizer qual era o título, mas costumava ser chamado de outra coisa. E sempre seria seu final, já que eu sabia que ele queria ir embora. Este não é o ato final de sua longa história de muitos, muitos anos com os X-Men, mas foi aqui que ele disse: ‘Esta é a história que vou contar e depois vou me afastar.’;

E, novamente, sinto muito, só preciso enfatizar, ele não está se afastando com nenhuma decepção ou raiva. Ele está se afastando com amor. Ele está muito feliz com o que estamos fazendo. Ele está muito animado com todos os planos que temos. Ele e eu trabalhamos muito próximos de cada escritor ao longo do X-OFFICE. Eu sei que ele está muito orgulhoso deles e do trabalho que estão fazendo e é por isso que se sente confortável em se afastar.”

Perguntado se Jonathan ainda será considerado o “Curador dos X” ou se teremos algum novo o substituído, Jordan foi bem definitivo.

Jordan: “Não. Quero dizer, novamente, ele está trabalhando conosco porque se preocupa com a história. Ele quer que seja a melhor história possível. E, novamente, ele é como nosso parceiro e colaborador nessas coisas, mas não será mais o Curado X. Ele não trabalhará nos quadrinhos conosco daqui para frente. Ele só está se certificando de que tínhamos um ótimo plano, o que acho que tínhamos, e no que devemos seguir de agora em diante.

Alguém poderia ocupar sua posição depois? Gerry Duggan? Tini Howard? Benjamin Percy? Al Ewing? Kieron Gillen?

Bem, não haverá outro Curador dos X.”


Como pudemos perceber, apesar do Hickman ter deixado o X-OFFICE e as histórias dos X-Men, ele e os outros escritores deixaram tudo encaminhado pelos próximos três de história — aparentemente.

Talvez tenhamos arcos em que cada escritor comandará o momento das histórias, assim como Tini Howard ficou à frente de X DE ESPADAS e  o Gerry Duggan ficou à frente do HELLFIRE GALA. O próximo arco, iniciado em Janeiro, será comandado por Benjamin Percy iniciando a segunda Era de Krakoa com AS X VIDAS/MORTES DE WOLVERINE.


Mas e vocês, caros leitores, o que acharam da saída do Hickman dos X-Men? Foi um alívio ou o início do declínio para os mutantes? Qual a sua opinião?

E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!