SÉRIES

Os 10 melhores momentos de Vampira em X-Men: Evolution

X-Men: Evolution trouxe uma gama de personagens muito bem explorados. O desenho focou no desenvolvimento dos mutantes, apresentando seus defeitos, qualidades e explorando as nuances entre o heroísmo e a vilania. Uma dentre esses personagens que ganhou muito destaque foi Vampira, a mutante foi vilã, heroína, foi a chave para a libertação de Apocalipse e foi aquela que o derrotou. Pensando nisso, hoje o Universo X-Men traz uma lista com os 10 melhores momentos de Vampira em X-Men: Evolution.


É importante apontar que essa é uma lista opinativa, portanto, há a possibilidade de que você discorde da nossa opinião. Nesse caso, incentivamos o debate na área de comentários. Outro ponto importante é que essa lista não se trata de um ranking, portanto, as cenas aqui dispostas não estão colocadas em uma ordem específica.

⊗ 1. Salvando Jean Grey

No quarto episódio do desenho, Fred Dukes (Blob), um ex-artista do Texas é convidado por Mística a estudar na Bayville High. Contudo, seu temperamento difícil e seus problemas de auto estima devido ao seu corpo não ser considerado padrão, o impedem de fazer amigos. Jean Grey começa a ajudá-lo com a adaptação na nova escola, mas as coisas pioram quando ele confunde isso com amor romântico.

Decidindo que Jean Grey tem a obrigação de se apaixonar por ele como ele se apaixonou, Blob então sequestra a X-Woman para força-la a ter um encontro com ele. Ciclope eventualmente acaba descobrindo, mas é derrotado pelo vilão. É vampira então quem surge, utilizando seus poderes para roubar as habilidades de Scott e Blob e então derrotar Fred o deixando completamente humilhado.

Já nesse episódio uma das frases mais marcantes da personagem é dita: “O meu poder é o seu poder, e eu aguento dois de você”.


⊗ 2. Vampira ajudando Jean

Durante toda a primeira temporada, nós temos Jean com dificuldades para utilizar suas habilidades telecinéticas. Embora tenha demonstrado um bom controle dos poderes quando impede que os pais de Kitty sejam soterrados durante um desmoronamento ou quando utilizava a telepatia, na maioria das vezes personagem mal conseguia levantar cadeiras e mesas. Isso muda completamente a partir do episódio “Sobretensão” na segunda temporada.

Nesse episódio Jean perde completamente o controle de sua telecinese a nível molecular, causando uma imensa destruição em um cômodo da Mansão X. Vampira é uma personagem que é apaixonada por Ciclope, assim, ela tem certo ressentimento de Jean, que tem um romance com seu amado. Tendo isso em mente, a mutante poderia ser egoísta e querer que Jean não se recuperasse, mas ela faz o completo oposto.

Percebendo que a mente de Jean está sobrecarregada, é Vampira quem sugere que pode ajudar a rival. Com a ajuda de todos os X-Men, ela consegue se aproximar da telepata, sugar um pouco de seus poderes, o que permite que Scott se comunique com Jean e o Professor X possa ajudá-la.


⊗ 3. Discussão com Mística

O episódio “Auto Possessão” é um dos episódios em que temos o potencial de Vampira mostrado da melhor forma. Nesse episódio, quando a mutante vai a uma festa, uma jovem acaba rasgando a manga da roupa da X-Woman, o que faz com que Vampira toque sem querer em Mística e descubra todas as suas memórias.

Eventualmente, após causar uma imensa confusão na festa, Vampira acaba fugindo desesperada e é aí que Mística a encontra. Elas tem uma discussão curta, mas muito importante para o desenvolvimento da personagem. Isso porque com as memórias absorvidas, a jovem descobre que Misty era Raven transformada, que a enganou o tempo todo para espionar os X-Men. Além disso, Mística revela algo bastante importante, ela adotou Vampira quando tinha 4 anos de idade.

Vale ressaltar que em um dos episódios, Vampira aponta que Irene (Sina) era a mãe dela, assim, se Mística a adotou, essa informação é quase uma confirmação das duas como um casal.


⊗ 4. Vampira Vs X-Men

Após causar uma confusão na festa e fugir de Mística, Vampira acaba sendo interpelada pelos X-Men. E é justamente nesse momento, que pela primeira vez no desenho, vemos o vasto potencial da mutante. Pois é ali que Vampira derrota cada um dos X-Men utilizando seus próprios poderes.

Ela utiliza os poderes de Ciclope para afastá-lo, a telecinese para contra atacar Jean Grey, lança varias rajadas de raios que nem mesmo Tempestade consegue conter. Além disso, ela demonstra capacidade para utilizar imensas quantidades de poderes de vários mutantes ao mesmo tempo. Utilizando os poderes de Ciclope, Jean Grey, Tempestade, Noturno, Magneto, Homem Múltiplo para derrotar todos os X-Men presentes.


⊗ 5. Se livrando da mente de outros mutantes

Após Vampira causar uma imensa destruição na cidade, quase ferir pessoas inocentes e dar um imenso trabalho aos X-Men, Wolverine finalmente consegue acalmá-la. Ele a convence de que ela é mais forte mentalmente do que as personalidades dos mutantes que ela absorveu, e assim, o Professor X consegue entrar na mente dela.

Essa cena entra nessa lista não apenas pelo incrível momento onde vemos cada uma das personalidades que Vampira absorveu sendo “eliminada” da mente dela em sofrimento. A dublagem brasileira faz um papel essencial para que esse momento seja ainda mais incrível, principalmente a dublagem de Fernanda Baronne.

Na cena vemos as personas de Cody, Noturno, Mercúrio, Tempestade, Ciclope, Blob, Mística, Kitty, Dentes de Sabre, Avalanche, Arcade, Magneto, Jean, Groxo, Fera e Fanático abandonando a psique da mutante.


⊗ 6. Vampira vs Fanático

No episódio “Qualidade de heróis”, os X-Men vêem o Fanático causar uma imensa destruição em uma represa. Mesmo eles sendo caçados pelos humanos, os heróis sentem que precisam seguir o sonho de proteger a humanidade e partem para impedir o imparável. Vampira é alguém essencial nessa batalha.

Para impedir Fanático, é necessário que um telepata extremamente poderoso o derrube, nesse caso, só Charles Xavier é capaz e ele não está próximo. Assim, os X-Men precisam derrotar o vilão no combate corpo-a-corpo, Ciclope é aquele que chega mais próximo de causar um dano real em Fanático, mas o gigante é muito poderoso. As ações de Scott no entanto, permitem que Vampira se aproxime do vilão, absorva sua energia e o derrote lançando-o para longe, para que Homem de Gelo o congele.


⊗ 7. Drenando os X-Men e a Irmandade

Em X-Men: Evolution existem 2 episódios que mostram o potencial gigante de Vampira. O primeiro é o já citado “Auto Possessão”, o segundo se chama “Horizonte Negro parte 1”. Nesse episódio, temos a revelação de que Vampira é uma das chaves para libertar Apocalipse, mas muito mais do que isso.

Com permissão de Mística, Mésmero controla a mente de Vampira para que ela comece a drenar o máximo de mutantes possível. Ela inicia sua caçada pela Mansão X, drenando os X-Men, incluindo o Professor X, que ela nunca havia drenado antes. Posteriormente, ela vai até a irmandade, usa os poderes de Jean para drenar Wanda e também drena Avalanche, Blob, Groxo e Mercúrio utilizando as habilidades de Noturno.


⊗ 8. O ataque aos Acólitos

A intenção de Mésmero é que Vampira drene vários mutantes para que ela passe esses poderes para En Sabah Nur, o Apocalipse. Somente os membros da equipe dos X-Men e da Irmandade de Mutantes de Mística não são o suficiente, assim, ela parte para atacar Magneto e seus Acólitos.

No esconderijo dos Acólitos, Vampira pega Colossus de surpresa, é atacada por Dentes de Sabre, mas consegue derrotá-lo. Posteriormente, quem faz o ataque é Pyro, mas utilizando os poderes de Colossus ela também consegue acabar com o controlador de fogo. Por fim, ela derrota Gambit e engana Magneto, drenando todos os Acólitos.


⊗ 9. Vampira tenta “assassinar” Mística

Mística sabia que Mésmero estava usando sua filha como uma chave para libertar Apocalipse, e ainda foi junto com o mutante até a tumba. Ao final de tudo, Vampira não era a única necessária para a libertação de En Sabah Nur, Mística também era uma chave. Assim, ao tocar um dos dispositivos da tumba de Apocalipse, Mística foi transformada em pedra. Vampira fica completamente traumatizada com a manipulação que sofreu, o que gera consequências severas.

No episódio “Impacto”, Noturno busca ajuda de Agatha Harkness para tentar tirar Mística do estado petrificado. A feiticeira aponta que se há uma possibilidade de que isso seja feito, Vampira precisa salvar Mística tocando nela.  Surpreendentemente, ao invés de tentar salvar a mãe adotiva, Vampira empurra a estátua de Mística penhasco abaixo, destruindo-a. No final das contas, sabemos que a estátua não era a transmorfa, mas se fosse, o trauma que ela fez Vampira passar fez com que a jovem tentasse assassinar a própria mãe.


⊗ 10. Vampira derrota Apocalipse

É interessante pensar que Vampira foi, involuntariamente, aquela quem trouxe Apocalipse de volta a sua forma plena. Controlada por Mésmero, ela vai até a tumba do vilão, que segura o braço dela, drenando os poderes de todos os mutantes que ela havia previamente sugado. Assim, o episódio ” A Ascensão parte 2″ é quase como encerramento de um ciclo.

Do lado de fora da tumba há uma união de mutantes composta por X-Men, irmandade, Acólitos e Morlocks lutando para impedir 3 dos cavaleiros do Apocalipse. Do lado de dentro, Noturno, Ciclope e Wolverine entram na tumba para abrir caminho protegido por Mística. Assim, quando chega a hora, Vampira drena os poderes de Dorian, o Sanguessuga, entra na tumba, derrota Mística e desliga a máquina de Apocalipse, prendendo-o la dentro. Quando o vilão tenta se levantar, Wolverine consegue segurá-lo por tempo suficiente para que Vampira religue a máquina e coloque o mutante novamente em estado de hibernação.


Mençoẽs Honrosas
⊗ Episódio com o Gambit

Na última temporada, há um episódio que pode ser considerado um fanservice para os fãs do casal Vampira e Gambit. O episódio “Tempero Picante” é inteiramente dedicado aos dois personagens. Sabendo que Vampira está traumatizada pelo que fez com Mística, Gambit sequestra a mutante e a manipula para pensar que ele a está levando para viajar para que ela esqueça dos problemas. Na verdade, ele precisa de ajuda para resgatar seu pai, que foi sequestrado pela Guilda dos Assassinos. Esse episódio indica que caso houvesse uma quinta temporada, os dois mutantes possivelmente ficariam juntos.

⊗ 2. Vampira voando

Ao final de “Ascensão parte 2”, o Professor X compartilha com seus X-Men todo o futuro que ele viu na mente de Apocalipse. Incluindo a visão de Jean Grey se tornando a Fênix, de Magneto liderando os Novos Mutantes e do envelhecimento da Irmandade de mutantes. Há um frame também onde vemos os X-Men já adultos e mais velhos, com seus uniformes, nessa equipe X-23 é um membro oficial e logo no fim da cena Vampira aparece pousando, o que indica que de alguma forma ela adquiriu o poder de voo. É fácil de se especular que pode haver alguma ligação com os poderes da Miss Marvel, que Vampira drenou permanentemente nos quadrinhos.


Chegamos ao fim dessa lista, afinal, você concorda com ela? Diga o que pensa nos comentários.