QUADRINHOS

Tempestade pode ter um poder TOTALMENTE diferente do que conhecemos

A princípio, famosa por sua habilidade manipular o clima, Tempestade pode na verdade ter um poder totalmente diferente do seu atual.


Tempestade, junto com boa parte dos X-Men mais icônicos, foi introduzida na GIANT-SIZE em 1975. Dotada com a habilidade de manipular e controlar o clima e suas variantes — também chamado de Atmocinese —, Ororo usava seus poderes para melhorar a vida da aldeia onde vivia no Quênia, sendo inclusive cultuada como uma deusa.

Mas apesar de tamanho poder, Ororo também se destaca em outras habilidades humanas como inteligência, combate — armado ou desarmado —, com alta perícia em espionagem, assim como em liderança e no social. Tais atributos chamaram a atenção do Xavier, que mais à frente garantiu a ela uma vaga nos X-Men.

Tempestade pode ter um poder TOTALMENTE diferente do que conhecemos 1

Ororo é uma personagem completa. Como se não bastasse todas as qualidades e sua versatilidade em diferentes áreas, ela ainda é descendente de sacerdotisas da magia, contendo uma vasta aptidão ao mundo místico — fazendo parte inclusive do panteão dos seres místicos mais poderosos da Marvel —, apesar dela não buscar expandir suas habilidades para esse lado.


⊗ A JORNADA DA DEUSA

No entanto, em títulos recentes, Ororo foi finalmente confirmada como uma nova deusa dos tempos modernos (conseguindo aumentar seus poderes conforme orações que ela recebe), além é claro do seu título de mutante ômega — bem tardio, para variar — mas que garantiu a ela a possibilidade de se destacar ainda mais.

E bem, é isso que os roteiristas do X-OFFICE, responsáveis pelas histórias atuais dos X-Men, darão a nossa Deusa do Clima, uma nova jornada. Desde os eventos de X OF SWORDS Tempestade tem sido a “prometida da vez”, sendo o rosto da atual fase dos mutantes, o REIGN OF X, e ganhando inúmeras rotas que estão levando a Deusa do Clima a olhar o universo com mais carinho.

Mas a pergunta que fica para nós do UX, para os fãs da Ororo e dos mutantes em geral é: Qual a possível mudança significativa e tão prometida é essa que poderia mudar a Tempestade por completo? Bem, talvez, a resposta para isso esteja em seus poderes.


⊗ TEMPESTADE E A EXPANSÃO CÓSMICA
Tempestade pode ter um poder TOTALMENTE diferente do que conhecemos 2

Tempestade sempre teve contato com a Terra. Suas emoções, suas reações, sua energia está conectada e em total sinergia com o nosso planeta. É através dessa conexão que Ororo consegue exercer tamanho controle sobre o clima. Mas apesar de sua principal raiz ser na Terra, ela não tem poder só aqui.

Em diversas histórias dos mutantes é possível vermos Ororo obtendo o controle climático inclusive de planetas e universos distantes do nosso. Inicialmente limitada e acuada somente em controlar os relâmpagos cósmicos ou os ventos solares, Tempestade aprendeu e desenvolveu uma conexão com o espaço quase que íntima.


Em ESPADA #4, edição onde o “teleportador” Dobra revela a seu verdadeiro potencial como mutante, temos então uma deixa de que em algum lugar existe alguém, um mutante ômega, que é verdadeiramente mais poderoso que o Dobra. Eden tem a habilidade de conversar com o espaço, e ele não é ômega, o que implica que tem um ômega com a habilidade de “conversar com o espaço” por aí.

Apesar de ter sido introduzido como um teleportador, Eden na verdade conseguia conversar com o espaço para levá-lo onde ele queria ir, boa parte disso se dando ao treinamento que ele teve com o Gateway, seu mestre e tutor em teleporte. No entanto como depois exemplificado no título da ESPADA, Dobra poderia simplesmente pedir um favor ao universo, e o mesmo quase como um amigo o concederia tal ação

E se esse alguém é a Tempestade? Essa certamente seria uma mudança muito grande dentro do universo da personagem, só que mais importante que isso, daria a Ororo uma nova trajetória, um novo sentido, um novo propósito. E dentro da possibilidade disso acontecer, temos INÚMERAS evidências que tanto Tempestade, quanto nós, por todos esses anos, só estivemos vendo pouco menos de 10% de seu real potencial.

E como isso se conecta a Tempestade? Ororo desde muito nova aprendeu a usar seus poderes solicitando “a deusa” (uma persona que ela incorporava) coisas simples como chuvas, dias ensolarados e ventos. Dentro do contexto, a possibilidade de Ororo solicitar essas “pequenas” coisas ao próprio universo poderia ser possível. Até porque, em diversas situações ela já demonstrou tal conexão.


⊗ ORORO CONVERSANDO COM O UNIVERSO
Tempestade pode ter um poder TOTALMENTE diferente do que conhecemos 3

A Deusa em suas primeiras edições no espaço sentiu certa dificuldade de se desapegar da Terra para explorar outras possibilidades, mas assim que o fez, conseguiu entender e estender melhor suas habilidades a nível cósmico.


Ororo estava em um processo de se transformar em uma das criaturas da Ninhada, ela começou a conversar pelo espaço e a implorar por sua vida. Então ela se sentiu conectada com o Berço do Universo (Galactic Core), e absorvendo a energia primitiva daquela fonte ela foi capaz de desfazer sua transformação.

Quando estava perdida pelo espaço, para demonstrar seu amor pelos X-Men, tentar eliminar de vez o embrião da Ninhada em seu corpo e ser encontrada, Ororo absorveu altíssimos níveis de radiação cósmica e expeliu essa assinatura como se fosse uma nova estrela que tivesse surgido no universo.


Tempestade se conectou novamente ao espaço e estendeu sua consciência para além do cosmos, encontrando a Binária (Capitã Marvel) através de uma projeção mental. A própria Carol se revelou surpresa, pois Tempestade nunca havia demonstrado aptidão mental, então aquele feito era verdadeiramente novo.


Por causa da sua conexão com o universo, Tempestade foi capaz de manter e conservar toda a essência do Eternidade, uma entidade cósmica primordial da vida Marvel, através de um feitiço do Doutor Estranho.

Em um futuro não muito distante, o Vigia já havia nos revelado que os X-Men iriam para o espaço em busca de novos planetas e explorar possibilidades pelo universo. Tempestade foi vista liderando esse grupo.

Tempestade pode ter um poder TOTALMENTE diferente do que conhecemos 7

Tivemos também a Ororo se conectando aos microssistemas climáticos do universo para poder proteger toda a frota Intergaláctica do Império de Wakanda. Ela literalmente se conectou com a força cósmica daquele quadrante.


⊗ QUÃO VASTO SERÁ SUA EVOLUÇÃO?

A primeira edição da ESPADA trás justamente os membros encontrando um artefato no Berço do Universo: A Sala Incandescente, a mesma sala onde Jean Grey é enviada pela Fênix todas as vezes que morre como mortal. Sendo que o mesmo artefato, o Misterium, foi visto na mão da Tempestade no pôster principal de REIGN OF X.

Tempestade pode ter um poder TOTALMENTE diferente do que conhecemos 6

Em recentes edições, Tempestade foi mencionada como a responsável por criar justamente uma equipe de exploração espacial. O próprio Império Shi’Ar, sob favor político, ofereceu a Tempestade a possibilidade dela poder escolher qualquer pedido que quisesse, pois a Imperatriz Xandra iria cumprir.

Tempestade pode ter um poder TOTALMENTE diferente do que conhecemos 5

Claro que todos esses levantamentos são suposições e teorias. A real jornada da Tempestade é um verdadeiro mistério, mas é certo dizer que essa jornada a colocará novamente no centro do universo — e isso não foi metafórico. Mas é curioso pensar na possibilidade do poder da Tempestade ser na verdade a capacidade dela conversar com o espaço. A nível ômega as possibilidades dela inclusive conseguir respirar no espaço são certíssimas… E bem, talvez ela até já tenha feito isso:


Mas e vocês caros leitores, o que acham da ideia do poder da Tempestade ser o de conversar com o universo? Comente abaixo outros momentos em que a Deusa do Clima já teve uma interação maior com o seu lado cósmico a ponto de mostrar um poder grandioso.

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!