QUADRINHOS

Marvel cancela X-FACTOR, HQ com maior número de mutantes LGBTQIA+

Um dos times mais representativos no que se diz respeito a personagens queer, a X-FACTOR, terá seu título cancelado na edição #10.


Quando a AURORA DE X havia chegado no seu esplendor, 4 novos títulos haviam sido anunciados para explorar diferentes facetas dessa nova era: X-FACTOR, CABLE, WOLVERINE e SATÂNICOS. O time da X-FACTOR, dentre os quatro, é o mais interessante pois dá aos personagens o papel de questionar uma das coisas complexas da atual fase: a morte.

Sob liderança do Estrela Polar e apoio da Polaris, o time foi reunido com Prodígio, Ocular, Prestígio, Daken e por fim a Aurora, onde eles buscaram aprovação do próprio Conselho Silencioso para atuar diretamente nos casos de morte de mutantes, identificando tanto a causa quanto a veracidade da morte — a fim de evitar o surgimento de duplicatas, como houve com o Quentin Quire.

Em pouco tempo a equipe da X-FACTOR já havia encontrado sua própria sinergia e passou a agir como o melhor detector de mentiras existente, além de aperfeiçoarem melhor o uso de seus poderes (seja individual ou em conjunto) para diferentes aplicações.


⊗ OS PONTOS FORTES DA X-FACTOR

O título ainda contava com as histórias dos Cinco, grupo responsável por realizar os Protocolos de Ressurreição, em paralelo. Pois ambas as equipes dividiam quase que o mesmo propósito.

Além de todas essas qualidades, graças aos membros, a equipe era a mais abrangente no que se diz respeito a representatividade com diferentes orientações sexuais e identidades de gêneros. Estrela Polar e Kyle (seu esposo) são gays, Daken e Prodígio são bissexuais, e mesmo que não revelado, temos também a Rachel (Prestígio) que se enquadra como personagem queer, pois mesmo ela não se identifique com nenhuma orientação sexual até então, ela é sempre representada como uma personagem que já teve diversas insinuações românticas com outras personagens femininas.

O que realmente se destaca aqui, porém, é a habilidade com que a Leah Williams, escritora do título, tem em lidar com uma diversidade de personalidades e representações entre o elenco queer da HQ.


⊗ UM TIME 83% LGBTQIA+

Muitas vezes, ter mais de um personagem LGBTQIA+ inserido nas mídias centrais acaba se encaixando em arquétipos singulares, muitas vezes estereótipos puros. Aqui, Estrela Polar continua sendo arrogante, impaciente e egocêntrico — frutos de sua própria personalidade.

Daken é uma bagunça entre bêbado/sóbrio, excitado e confuso, referido como um “bissexual desastroso” na primeira edição, mas feliz o suficiente em usar seus poderes de feromônio para manipular pessoas do mesmo sexo para obter informações. Prodígio por outro lado é totalmente o oposto – sendo ele um “bi discreto”, um super-realizador para quem geralmente busca ser preciso e perfeito.‎

Tirando o enredo e a forma como os personagens são abordados, a arte única de David Baldeón — junto com o colorista Israel Silva — é de longe o carro chefe da HQ. Baldeón consegue expressar os personagens das melhores formas possíveis, e apresenta os poderes mutantes em quadros quase que impossíveis de serem vistos nas HQs dos mutantes, repletos de identidade própria. Os melhores momentos do artista acaba se encaixando quando ele reproduz os efeitos dos poderes do Ocular, ele claramente parece se divertir com as possibilidades de se apresentar esse poder.


⊗ MAS O QUE FEZ A X-FACTOR SER CANCELADA?

Ainda é cedo para dizer, mas boa parte dos fãs culpam a roteirista da X-FACTOR, Leah Williams, por ter sugerido que a Polaris fosse escolhida para ser votada como uma dos membros do mais novo time dos X-MEN. Outro fator que agrega que Leah já queria dar uma “fugidinha” do título, onde ela passou a escrever monólogos mais longos e densos, tornando a HQ mais carregada do que deveria. Sua mais nova função como escritora do JULGAMENTO DE MAGNETO talvez possa ter influenciado isso também..

De qualquer forma, diversos fãs dos mutantes ficaram extremamente decepcionados com a Marvel cancelando um dos melhores títulos atuais. E bem, eles não estão errados. A X-FACTOR era uma dos títulos mais elogiados pela crítica, e nas parciais de venda alcançava sempre o top 10 das mais vendidas. A nota popular dos leitores geralmente ficava entre 7/10, números maiores que títulos como CARRASCOS ou X-FORCE conseguia alcançar. No entanto, nas últimas semanas a nota por parte dos leitores começou a cair bastante.

Apesar de já ter sido anunciada que será cancelada, a X-FACTOR ainda terá mais duas edições para finalizar totalmente o arco atual — completando então #10 edições no total — e já deixar um pontapé para o Baile de Gala. Aliás, é justo dizer que serão eles os responsáveis por descobrir quem seria o assassino misterioso.

De qualquer forma, é realmente triste ver um título tão promissor acabar assim. Esperamos que ao final da última edição tenha pelo menos uma deixa de que a equipe continuará pelas mãos de outro roteirista ou agindo em terceiro plano.



Mas e vocês caros leitores, gostavam do título da X-FACTOR? Comente abaixo o que você acha da Marvel ter cancelado o título.

Acesse o INSTAGRAM do UX e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. Se inscreva no CANAL NO YOUTUBE, que ao longo da semana é lançado diversos vídeos sobre X-Men e seu vasto universo!