SÉRIES

Conheça a animação do Deadpool que foi cancelada pela Marvel

Desde 2011 os fãs do Universo X-Men não têm a oportunidade de assistir uma animação com foco específico nos mutantes. Embora Deadpool não seja exatamente um mutante, ele é um personagem muito associado aos X-Men no geral, assim, a animação dele anunciada em 2017 era uma oportunidade. Contudo, mais uma vez para o azar dos fãs, um desenho promissor foi simplesmente cancelado. O projeto ainda estava em pré produção, ainda assim, há algumas informações polêmicas e até mesmo um vídeo vazado. O UX reuniu todas esse conteúdo que você poderá conferir abaixo.


⊗ Produção

No ano de 2016, antes da compra da 20th Century Fox pela Disney, a Fox firmou um acordo com a Marvel Television. Desse acordo surgiram séries como Legion e The Gifted, lançadas em 2017. A animação do Deadpool também é um produto desse acordo, anunciada em maio de 2017 pelo canal FX.

O criador de Atlanta e vencedor do Globo de Ouro, Donald Glover, e seu irmão Stephen Glover, foram escolhidos como produtores executivos e roteiristas da animação. Jeph Loeb e Jim Chory, da Marvel Television, também eram produtores executivos. O planejamento era que Deadpool: A Série Animada seria uma animação de comédia de 10 episódios, focada no público adulto de forma a rivalizar com “Rick and Morty”, mas com um tom próprio.


⊗ Cancelamento

Em Dezembro de 2017 a Disney finalmente comprou a 20th Century Fox e grande parte de suas propriedades, incluindo o canal FX. Em março de 2018, o FX anunciou o cancelamento da animação do Deadpool, a informação oficial é de que o cancelamento se deu por diferenças criativas.

Devido a diferenças criativas, FX, Donald Glover, Stephen Glover e a Marvel Television concordaram em não fazerem mais parte da animação do Deadpool da Marvel. O FX não estará mais envolvido com o projeto. O canal FX e Marvel têm um relacionamento contínuo através de nossa parceria na série Legion, que continuará.

Na época, surgiram boatos de que com seu trabalho na série Atlanta e no filme do Han Solo, Donald Glover não tinha tempo para focar na animação. Glover não apenas se pronunciou negando essa informação com uma thread no twitter, como criou um script “paródia” para provar seu ponto. Além disso, ele utilizou esse script como metáfora para apontar as razões que acredita que causaram o cancelamento, algumas delas são: o racismo, as citações políticas, referências pesadas a cultura pop e até mesmo as críticas à Marvel.


⊗ O Script de Glover e a possibilidade de racismo

Em uma thread em sua página no Twitter, no dia 28 de março de 2018, Donald Glover publicou o roteiro que contém 14 páginas, com referências a acontecimentos daquela semana. Essa escolha certamente mostra que tempo não era um problema. O roteiro é supostamente um episódio final da animação. Nele, Deadpool aceita um contrato para proteger Sudan, o último rinoceronte branco macho de sua espécie. A homenagem se deu porque o animal faleceu no dia 18 de março de 2018, aos 45 anos.

Em certo momento, o Mercenário Tagarela passa a conversar com o animal e então começa a quebrar a quarta parede. As coisas ditas por Wade foram uma forma de Donald indicar aquilo que ele acreditava ser razões pelo cancelamento da série:

“Você sabe, eu não estou bravo com essa coisa toda de ‘cancelamento ”. Quero dizer, é mesmo uma boa hora para ter um homem branco violento e amante de armas falando bobagem na TV? Digo, além do Presidente [Donald Trump]”

Além da referência a Trump, Deadpool também pergunta a Sudan se ele acredita que o cancelamento tem a ver com racismo. O animal obviamente não responde a nenhum dos questionamentos de Wade.

Você acha que eles cancelaram a série por causa de racismo? Sim, todos os roteiristas eram negros. As referências também eram bastante negras. Ouvi dizer que eles ultrapassaram o orçamento de alimentação pedindo comida jamaicana pelo menos uma vez por semana. ”


⊗ Outras referências a cultura pop e crítica a Marvel

Logo no começo do roteiro há uma citação a Beyoncé, que supostamente teve seu rosto mordido em um evento naquele ano. Posteriormente, há também referências a moeda BitCoin e a Taylor Swift. No mesmo diálogo há uma primeira citação direta a Marvel.

Nãaaao. O episódio da Taylor Swift [Foi um motivo para o cancelamento]? Nah. Eles têm que ter amado esse roteiro. Você tá brincando comigo? Aquele episódio era hilário. O que? [então foram] As coisas que eu disse sobre a Marvel? Tudo o que eu disse é que a Marvel estava tentando vender brinquedos pra meninos de 7 anos de idade e pedófilos de 50 anos. Isso é engraçado. Eles são legais, eles entenderiam.

Depois disso, parece que há uma crítica mais sincera, não apenas para a Marvel, mas para a industria em geral, visto que se espera conteúdos inovadores, mas sem deixarem os criadores inovar. Isso inclui filmes e séries que escalam minorias, mas não deixam roteiristas falar abertamente sobre política, de forma que tudo precisa ser otimista e o público precisa se sentir feliz. Quando esse conteúdo é feito e não faz tanto sucesso, as produtoras simplesmente param de tentar criar conteúdo mais sério e profundo.

Parece que todo mundo quer algo diferente, mas ninguém quer fazer nada diferente para conseguir isso. A Marvel já atingiu a cota de conteúdo sobre minorias otimistas que todos dizem apoiar, mas não assistem? Eu acho que nossa série seria divertida, eu só queria um lugar para ser honesto.


Cenas de ação

Nesse Script publicado por Donald Glover, há claro a citação há cenas de ação. Há apenas um momento de combate, mas aparentemente, caso a animação fosse para frente, seria bastante sangrenta.

Deadpool atira em quatro guardas armados, avança em outro e corta ele ao meio com suas espadas. Mais dois guardas atiram em Deadpool e ele pula na direção deles enquanto se desvia das balas, cortando os guardas com suas espadas novamente. Um último guarda aparece com um lança foguetes. Antes que ele consiga atirar, Deadpool arremessa sua faca e o decapita. O foguete voa verticalmente para o céu.


CEO do FX culpa a Marvel pelo cancelamento

O CEO do canal FX, John Landgraf, culpou a Marvel pelo cancelamento da série. Ele apontou durante o TCA (Television Critics Association) que a Marvel não aprovou a versão do personagem.

“Eles não queriam fazer a série que Donald e Stephen [Glover] escreveram. Nós teríamos feito o que Donald e Stephen escreveram, mas não foi nossa decisão. Quando a Marvel decidiu não fazer a série, nós nos separamos deles, assim como Donald e Stephen. Agora está na mão deles [da Marvel], se eles quiserem contratar outra pessoa para fazer uma versão diferente.”

Não houve nenhum pronunciamento oficial vindo da Marvel apontando o que exatamente os incomodou a ponto de cancelar a animação.


⊗ Confira um vídeo “vazado” do desenho

Pouco tempo após o cancelamento, a empresa de animação Titmouse postou um clipe de como seria a animação. O desenho mistura diálogos do filme do Deadpool de 2016 com algumas cenas de ação bastante gráficas com muito sangue, além de muitas piadas. Confira abaixo o clipe em inglês que possui as cenas animadas, mas também alguns rascunhos.


Afinal, o que você achou da animação? Gostaria de ter visto os 10 episódios? Diga o que pensa nos comentários.