QUADRINHOS

Confira quais mutantes morreram infectados pelo Vírus Legado

O Vírus Legado foi introduzido nos momentos finais de A Canção do Carrasco, que colocou os X-Men contra o clone maníaco de Cable, Conflyto. Tendo “presenteado” o Sr. Sinistro com um recipiente que continha a doença, as ações de Conflyto resultaram na liberação do vírus no Universo Marvel na 18° edição da X-Force de 1993, por Fabian Nicieza e Greg Capullo.


A doença rapidamente se espalhou pelo mundo, infectando mutantes e ameaçando toda a espécie até que o sacrifício de Colossos resultou em uma cura sendo espalhada por todo o planeta. Mas antes de fazer seu fatídico sacrifício, que notáveis heróis e vilões da Marvel realmente sucumbiram à doença? Confira:

⊗ Magia

Illyana Rasputin é a irmã mais nova do antigo X-Man, Colossus. Depois de ficar presa no Limbo por anos, a então adolescente Illyana se juntou aos Novos Mutantes. No entanto, um encontro com uma versão do futuro de seu irmão Mikhail resultou em Illyana contraindo a doença. Apesar dos melhores esforços dos X-Men para salvá-la, Illyana faleceu em Fabulosos X-Men #303, de Scott Lobdell e Richard Bennett – como resultado seu irmão deixou os X-Men e se juntou aos Acólitos de Magneto por um tempo. Illyana mais tarde seria restaurada à vida após a Dinastia M, eventualmente recuperando seu lugar nos Novos Mutantes e depois um membro crucial dos X-Men.


⊗ Nicodemus e Burke

Burke e Nicodemos são dois dos X-Eternos, uma subespécie de mutantes de longa duração que renascem após qualquer morte. Burke e Nicodemus também possuem habilidades únicas: Nicodemos era capaz de pirocinese, enquanto Burke era dotado de precognição. Ambos foram infectados pelo Vírus Legado, colocando-os no caminho para a ressurreição. Notavelmente, Nicodemos perdeu o controle de seus poderes quando morreu, causando uma grande explosão em X-Force #20 de Fabian Nicieza e Greg Capullo. Embora ambos os homens mais tarde renascessem, Burke foi visto pela última vez habitando o corpo de uma criança. Nicodemos, em vez disso, retornou a uma forma semelhante à sua vida anterior – apenas para ser um dos X-Eternos sacrificados por Apocalipse durante a série X of Swords.

⊗ Homem-Múltiplo


Jamie Madrox tem sido um aliado de longa data para os X-Men e já entrou em múltiplas formações do X-Factor. Durante um desses períodos, ele foi em uma missão para a nação insular de Genosha em X-Factor #91, de Scott Lobdell e Joe Quesada. Tentando salvar a vida de alguém infectado com o vírus, uma das duplicatas de Madrox tentou reviver o mutante, e no processo contraiu a doença. Madrox subconscientemente permaneceu dividido em dois corpos separados – com o infectado retomando seus deveres com X-Factor até a 100° edição da equipe, de J.M. DeMatteis e Jan Duursema, quando ele faleceu. X-Factor enterrou a duplicata, sem saber que seu amigo estava realmente vivo, mas brevemente amnésico pelo trauma de sua “morte”, até que ele foi descoberto pela equipe e se recuperou.

⊗ Mestre Mental

Mestre Mental foi um dos membros originais da Irmandade dos Mutantes, capaz de criar ilusões mentais. Ele provou ser um inimigo particularmente perigoso durante a Saga Fênix Negra. No entanto, ele eventualmente contraiu o Vírus Legado. Na 17° edição de The Gift Goodbye, de Scott Lobdell e Jason Pearson, Mestre Mental já estava acamado. Jean Grey, Homem de Gelo e Bishop foram vê-lo e confirmar sua doença, apenas para serem arrastados para uma ilusão distorcida pelo homem moribundo. No entanto, Mentre Mental só queria fazer as pazes com Jean por seus crimes anteriores, e quando ela lhe perdoou, o vilão libertou o trio antes de perecer. Mestre Mental retornou recentemente ao Universo Marvel como um dos mutantes revividos pelos Cinco em Krakoa.

⊗ Pyro

Como o Mestre Mental, o Pyro era um membro proeminente da Irmandade dos Mutantes, embora em uma formação posterior, comandada por Mística. Pyro descobriu que foi infectado pelo Vírus Legado depois que foi impedido de ir para a base dos Acólitos. Pyro passou por um período prolongado onde ele lidou com a doença e o efeito que isso teve sobre ele, ocasionalmente trabalhando com a Irmandade enquanto também tentava renunciar ao seu passado mais violento. Durante os eventos de Dream’s End, Pyro foi crucial para salvar a vida do senador Robert Kelly de outra tentativa de assassinato. Mas a tensão foi muito difícil para Pyro, resultando no Vírus Legado finalmente reivindicando sua vida em Cable #87, de Robert Weinberg e Michael Ryan. Pyro também foi ressuscitado em Krakoa, onde ele abraçou um papel mais heroico como um membro dos Carrascos de Kate Pryde.

⊗ Infectia

Infectia era capaz de alterar seres vivos em um nível molecular. Ela tornou-se inimiga da formmação original do X-Factor, reduzindo brevemente a inteligência do Fera e tornando-o uma figura muito mais brutal. Ela se tornou uma vilã um pouco recorrente por um curto período de tempo até ser infectada pelo Vírus legado. Graças aos seus poderes, Infectia foi capaz de evitar os efeitos do Vírus Legado por um tempo, mas eventualmente ficou muito fraca e contatou os X-Men em X-Men #27, de Fabian Nicieza e Richard Bennett. Depois que fez as pazes com Fera e Homem de Gelo, Hank levou Infectia para o telhado para que ela pudesse morrer enquanto olhava para o nascer do sol. A morte de Infectia teve um enorme impacto no Fera, levando-o a dedicar-se a derrotar o vírus, o que ele eventualmente fez, embora ao custo aparente da vida de Colossus.

⊗ Kwannon

Embora Kwannon tenha começado a vida como uma assassina japonesa para o Tentáculo, ela morreu no corpo original da Psylocke dos X-Men, Betsy Braddock. Em uma das histórias mais infames da Marvel, as mentes das duas mutantes psíquicas foram trocadas. Depois de tomar o codinome para Revanche, Kwannon se juntou brevemente aos X-Men antes de revelar que ela havia contraído o Vírus Legado. Quando o vírus começou a afetar seus poderes, ela viajou de volta ao Japão, onde pediu ao seu companheiro, Matsu’o Tsurayaba, para matá-la para que ela pudesse ir em seus próprios termos. Depois que ele concedeu seu pedido, parte de seus poderes psíquicos restauraram a memória completa de Psylocke após sua morte. Desde que ela foi ressuscitada e retornou ao seu corpo original, Kwannon tem sido um membro ativo em numerosas missões em Krakoa,

Fonte: CBR