QUADRINHOS

Descubra quais são as 10 melhores amizades entre mutantes

A grande maioria dos fãs de quadrinhos vão concordar que as HQs são muito mais sobre as interações e diálogos, do que sobre as cenas de ação. As cenas de ação são super importantes, mas elas só se tornam tão boas, por causa de um bom enredo e desenvolvimento dessas histórias. Dentro de boas histórias, bons relacionamentos são estabelecidos, que eventualmente podem virar boas amizades. Pensando nisso, nós separamos aquelas que consideramos as 10 melhores amizades entre mutantes


Vale sempre mencionar que essa é uma lista opinativa, assim, na possibilidade de você discordar da nossa opinião, incentivamos o debate na área de comentários. Nós optamos por escolher as melhores amizades por causa do desenvolvimento, o que não necessariamente implica que os mutantes citados são melhores amigos. Também é bom ressaltar, que esse não se trata de um ranking, a lista está em ordem aleatória e não de importância.

⊗ 1. Vampira e Wolverine

Vampira iniciou sua história nos X-Men como vilã. Após alguns conflitos, quando ela perde controle de seus poderes ela vai até o Instituto pedir ajuda, e Xavier a integra nos X-Men. Embora os X-Men não a aceitem verdadeiramente, eles respeitam a opinião de Charles e ela é convidada para o casamento de Logan com Mariko no Japão. Essa viagem mudou a vida da mutante para sempre.

Com os conflitos causados pela Víbora e o Samurai de Prata, Vampira e Wolverine se veem obrigados a invadir a mansão do chefe da Yakuza para conseguir informações. Quando retornam, são atacados, e Víbora aproveita uma distração de Wolverine para atirar nele com sua arma especial. Vampira entra na frente de Logan se sacrificando pelo companheiro, ganhando a total confiança do mutante.

Após o fim de da batalha, Wolverine usou seus poderes para curar Vampira, um gesto que foi extremamente marcante para ela. Afinal, ela sempre roubou os poderes de outros mutantes, ninguém nunca havia fornecido de bom grado antes de Logan. Após isso, o relacionamento deles cresceu para uma boa amizade, inclusive com os dois se tornando Vingadores na mesma formação. É essa boa dinâmica que foi utilizada como inspiração para o relacionamento de pai e filha dos personagens nos filmes.


⊗ 2. Tempestade e Jean Grey

As vezes pode parecer que não é verdade, afinal, em algumas fases fica a impressão de que muitos roteiristas esquecem disso, mas Tempestade e Jean Grey são melhores amigas. Mais do que isso, essas duas mutantes nível ômega se consideram irmãs, e, quando os roteiristas se lembram, seu relacionamento fica cada vez mais forte com o passar do tempo.

Foi Jean quem ajudou Ororo com a adaptação com os costumes da América após a chegada do continente africano. Quando Tempestade perdeu seus poderes e foi para a África para se reconectar, além dos espíritos de seus pais, foi Jean quem ela viu, pois se sentia culpada por não salvar a amiga. Em seu retorno para os X-Men, Jean fica na equipe Dourada de Ororo ao invés de ficar na Equipe Azul de Scott. Em X-Men Red, quando Rachel é sequestrada por Cassandra Nova, Jean com medo de que os outros X-Men sejam controlados pela vilã, resolve enfrentar a inimiga sozinha. É Tempestade a pessoa a qual a telepata recorre para pedir para cuidar de sua filha após o resgate. Uma amizade dessas é para toda a vida.


⊗ 3. Mancha Solar e Míssil

A amizade entre o brasileiro Roberto da Costa e o estadunidense Sam Guthrie se trata de um clichê tanto na vida real, quanto na ficção. Um mais sensato e equilibrado, o outro imprudente e impulsivo. Um é um eterno brincalhão convencido, enquanto o outro é mais sério e responsável. Não é de se estranhar que esses dois se completem tanto a ponto de serem melhores amigos.

Um grande exemplo de como essa amizade é grandiosa, acontece em Novos Mutantes #2 (2020) e suas sequências. Sam está casado, vivendo com sua esposa e filho do outro lado da galáxia. Enquanto Roberto, embora vivendo feliz em Krakoa, se sente incompleto, pois sente a falta de seu melhor amigo. Os Novos Mutantes então vão até o Império Shi’ar para trazer Míssil de volta para a equipe. Durante o reencontro, vemos o quanto um conhece o outro, o quanto um faz bem ao outro. Roberto chega a ficar desapontado com o fato de que Sam está bonito e feliz, visto que eles não se viam há meses e ele queria que seu amigo estivesse arrasado.

Nesse mesmo enredo vemos como está Josiah (filho de Míssil com Esmagadora). O garoto é afilhado de Mancha Solar, e ganhou do padrinho uma fortuna em brinquedos enviados da Terra para o espaço Shi’ar. A amizade da dupla é tão forte, que ao final da história, Roberto fica com Sam no império Shi’ar. É sempre interessante ver uma dupla de amigos que podem dizer que se amam naturalmente.


⊗ 4. Kitty Pryde e Magia

Uma foi sequestrada ainda criança, cresceu sendo treinada por um demônio, morreu pelo vírus legado e teve sua vida restaurada por Belasco. A outra ainda enquanto criança foi atacada por aliens, foi sequestrada por um ninja, treinou com um assassino profissional, se perdeu no espaço, foi dada como morta e acabou se fundindo com uma bala gigante de metal alienígena para sobreviver e salvar o planeta Terra.

Illyana Rasputin e Katherine “Kate” Pryde são mulheres fortes e são melhores amigas. A dupla é tão dinâmica, que possui tanto momentos cômicos quanto emocionantes que poderiam ser citados. Mas aqui, focaremos em um aspecto diferente dessa amizade. Um diálogo entre elas onde Illyana transporta Kitty para uma terra de monstros sem consentimento, e Kitty brinca que achou que Magia a havia levado para lá para matá-la. Magia responde brincando “Eu não preciso te teletransportar para te matar”. Pryde aponta que quando é ela que fala do quão sombria Magia é, é engraçado, mas quando Magia fala de si mesma, não. A resposta de Illyana é:

“Não é engraçado quando você faz também. Na verdade me magoa.”

Esse diálogo em Fabulosos X-Men V3 #33 traz um aspecto diferente das outras amizades dos quadrinhos. É interessante sim ver os momentos de riso e parceria delas, mas ver Magia se mostrando frágil e aberta, com Kitty pedindo desculpas é ainda mais profundo. No final dessa edição, elas ajudam uma pequena mutante perdida levando-a para o Instituto, enquanto a amizade se fortalece ainda mais.


⊗ 5. Os Cinco de Krakoa

O único item dessa lista que envolve mais de duas pessoas, Ovos, Proteus, Elixir, Tempus e Hope. Os Cinco de Krakoa atualmente são vistos quase como uma coisa sagrada, afinal, eles realizam o milagre da ressurreição e não permitem que os mutantes sejam extintos. Esse tipo de ligação acabou se tornando mais do que uma união de poderes, os tornou inseparáveis. Os quadrinhos podem dizer mais do que qualquer palavras desse texto:

“Testes mostraram que a máquina de ressurreição mutante não está operando sob fadiga ou esforço exagerado. Quanto mais os Cinco fazem isto, mais fortes se tornam e mais fácil o processo se torna. Esses cinco mutantes parecem ter se tornado uma inseparável família unida e quase nunca ficam longe uns dos outros. Seu processo simbiótico parece ter se estendido além da união de seus poderes.”

Fabio Medina, Kevin MacTaggert, Joshua Foley, Eva Bell e Hope Summers transcenderam a relação que criaram por causa de seus poderes, para um nível de amizade e companheirismo quase incompreensível.


⊗ 6. Emma Frost e Kitty Pryde

É interessante o quanto um bom desenvolvimento pode transformar uma relação tóxica em uma boa amizade. Emma Frost muitos anos atrás, foi uma vilã do Clube do Inferno que sequestrou Kitty Pryde que era apenas uma criança. Com o tempo, Emma se redimiu, se tornou uma X-Woman essencial para a equipe, enquanto Kitty cresceu, sendo conhecida agora como Kate, é uma das mutantes mais respeitadas de Krakoa.

Emma e Kitty naõ são melhores amigas como a maioria dos outros mutantes dessa lista, ainda assim, o desenvolvimento da relação delas estabelecido por Joss Whedon em Surpreendentes X-Men, somado ao desenvolvimento dado agora na fase de Hickman, faz da relação das mutantes uma das mais interessantes de se ler.

Emma exigiu que Kate fosse a Rainha Vermelha do Clube do inferno, foi uma das que mais sentiu a morte da mutante e o fato dela não poder ser ressuscitada, foi pela insistência dela que foi possível trazer Pryde de volta. Posteriormente, quando Kate retornou a vida, Emma estava lá para ajudar a parceira a se vingar de Sebastian Shaw. O respeito entre essas duas é admirável.


⊗ 7. Tempestade e Yukio

O que acontece com uma Tempestade que ficou confusa com seu comportamento após esfaquear Callisto, quando encontra com uma ex-samurai completamente inconsequente e imprudente? Nasce uma amizade improvável, mas muito interessante.

Em uma viagem dos X-Men para o Japão para o casamento de Wolverine, Tempestade conhece Yukio, uma antiga aliada de Logan. Ali, elas (e os X-Men) estão envolvidas na trama de proteger Mariko Yashida e todas as maldades do Samurai de Prata. Assim que elas se encontram, há um choque de comportamento; Tempestade está duvidando de si após o encontro com os Morlocks e a Rainha da Ninhada, sem saber quem ela é ou qual seu propósito. Enquanto Yukio é livre, despretensiosa, destemida e irreverente. É justamente por causa dessa diferença, que elas se conectam de uma forma instantânea.

Em Fabulosos X-Men #173, após passar a noite fugindo dos assassinos do Samurai de Prata junto com Yukio, Tempestade inicia uma batalha com os atacantes. Imitando a ex samurai, ela arrisca sua vida e usa seus poderes de forma imprudente e inconsequente, se sentindo viva novamente. A influência da japonesa é tão forte na vida de Ororo, que após essa viagem, ela adota seu visual de moicano. Posteriormente, elas compartilham outras aventuras juntas e alguns fãs acreditam que mais do que uma amizade, isso se trata de um romance.


⊗ 8. Noturno e Wolverine

Essa é uma das amizades mais bonitas dentro dos quadrinhos dos mutantes. Duas figuras completamente diferentes, opostas em crenças, opiniões, modos de agir e personalidade. Ainda assim, Kurt e Logan se respeitam e se aceitam como são, pois apesar das diferenças, compartilham entre si muito mais do que se pode imaginar.

Os mutantes surgiram na equipe dos heróis em Giant Size X-Men #1. Com o decorrer dos anos, vimos a dupla ter diversos debates sobre existência, sobre traumas, sobre moral, fé e a existência de Deus. Na nova fase de Jonathan Hickman, quando os X-Men estavam em uma missão suicida, foi Kurt quem confortou Wolverine. Mas há um outro momento que se destaca.

Em Incríveis X-Men, Noturno após sua morte vai para o paraíso, local onde o pai dele, Azazel, invade a fim de roubar almas. Kurt envia os Bamf para pedir ajuda para os X-Men. Chegando lá, Wolverine acaba caindo em um local congelante do inferno, um local onde nem o fator de cura pode o proteger. O mutante chega a beira da morte, a única coisa que o mantém vivo, é o fato de que ele quer tanto salvar Noturno, que não se dá a opção de morrer pois seu amigo precisa de ajuda. No final das contas, o corpo de Logan não aguenta, e é Kurt quem o salva. Ali temos um dos abraços mais bonitos dos quadrinhos.


⊗ 9. Kitty e Wolverine

Kitty é provavelmente a mutante que possui os maiores vínculos de amizade dos X-Men. Colossus, Illyana, Rachel, Ororo, Kurt e Emma são apenas alguns deles. A verdade é que se fossemos citar todos os vínculos de grande amizade que a mutante adquiriu durante os anos, mais da metade desse artigo seria para ela, o que não é possível. Contudo, também não é possível deixar em branco o vínculo que ela tem com Wolverine.

A aproximação da mutante com Wolverine se deu quando o ninja psíquico e ex-mestre de Logan, Ogun, sequestrou Kitty. Vilão que com uma lavagem cerebral, a fez acreditar que era filha dele, treinada desde cedo para ser uma ninja. Seu objetivo é tomar para ele o corpo da mutante, tornando ela uma hospedeira de seu espírito, para manter sua “imortalidade”. Quando Wolverine vai resgatá-la, ela o ataca, mas acaba saindo do controle mental de Ogun. Wolverine então se torna mentor de Kitty a ensinando a arte da espada, eles se tornam amigos próximos e os ensinamentos de Logan são carregados pela mutante até hoje.


⊗ 10. Professor X e Magneto

Se as vezes é difícil conviver com pessoas que possuem o mesmo ponto de vista que a gente, imagine manter a amizade com alguém com opiniões diametralmente opostas. Ainda assim, é dessa forma que se dá a convivência e amizade de Charles Xavier e Erik Lensherr, o Magneto.

Os mutantes se tornaram amigos ainda jovens, logo quando se conheceram. A inteligência de ambos, somada ao gosto pelo debate os uniu de forma que conversas sobre o surgimento de uma nova raça de humanos com super poderes era o assunto principal. Já ali ficou claro que eles possuíam opiniões divergentes, mas isso não os impediu de lutarem juntos contra o Barão Von Strucker, salvando Gabrielle Haller.

Depois disso, os ideais distintos os separaram, mas quando Magneto com a prisão de Magneto e seu julgamento, Xavier foi até lá como testemunha de defesa, mostrando o quanto gostava de Magnus. Posteriormente, após Charles sofrer um ataque e ficar a beira da morte, é para Magneto que ele pede a ajuda, dando a Erik a incumbência de reger o Instituto Xavier. Felizmente, com a nova fase de Jonathan Hickman em Krakoa, finalmente os mutantes estão lutando lado a lado.


Menção Honrosa
⊗ Ciclope e Wolverine

Aqui temos uma situação bastante parecida com a de Emma Frost e Kate Pryde. Logan e Scott foram por muito tempo rivais no amor e por isso, passaram muitos anos se combatendo – no caso do evento da Cisma literalmente falando. Ainda assim, uma coisa que ainda que os personagens evitem, mas sempre acaba aparecendo, é o respeito que um tem pelo outro. Esse respeito foi o que fez um certo companheirismo surgir.

Em Surpreendentes X-Men, após Ciclope utilizar seus poderes para varrer uma Sentinela gigante para fora do terreno do Instituto, Wolverine aponta que é nessas horas que ele se lembra o porquê de Scott estar no comando. Durante a Guerra Messiânica, o líder dos X-Men cria uma unidade especial para missões e Wolverine é o escolhido para comandá-la. Com o decorrer dos anos, muitas situações de respeito mútuo surgiram, soma-se a isso, a possibilidade de um relacionamento poliamoroso entre Jean, Scott e Logan. Depois de tantos perrengues, é normal que a amizade seja maior que o desafeto.


Chegamos ao final dessa lista, afinal, você concorda com ela? Quais outras amizades você considera que estão entre as melhores dos X-Men?