QUADRINHOS

5 dos melhores momentos da amizade entre Jean e Tempestade

Uma boa amizade sempre faz com que os fãs se relacionem mais com os personagens, principalmente quando essas personagens são mutantes extremamente queridas pelo público. Jean Grey e Ororo Munroe são duas mutantes nível ômega, as duas primeiras mulheres a participar dos X-Men e são melhores amigas. Hoje, o Universo X-Men traz 5 momentos em que Tempestade e Jean “mais que amigas, foram friends”.


Vale sempre lembrar que essa é uma lista opinativa que não se trata de um ranking. Escolhemos 5 de vários momentos que poderiam estar na lista, há a possibilidade de você não concordar com a seleção e nesse caso, incentivamos o debate na área de comentários.

⊗ 1. Despedida na nave

Em Fabulosos X-Men #100, temos os X-Men lutando contra os X-Sentinelas. É nessa edição que a mutante acaba sendo possuída pela Força Fênix. Jean se vê obrigada a ficar sozinha num compartimento do ônibus espacial utilizando sua telecinese, para assim evitar que o veículo onde os X-Men e os astronautas estão seja destruído pela tempestade solar. Scott e Wolverine tentam impedi-la de forma rude, a ponto da mutante ser ríspida com Logan e deixar Scott inconsciente, pois sabe que ela é a única que pode mantê-los vivos. Antes de iniciar o que precisa fazer, Jean é interpelada por Tempestade, mas com Ororo a conversa é diferente.

Quando Ororo interrompe Jean, a mutante telepata aponta que se Tempestade tentasse impedi-la ela não aguentaria, o que faz com que a Bruxa do Tempo escolha um outro caminho. Ororo não tenta impedir Jean ou dizer que ela não conseguirá, a mutante reconhece o momento de desespero da amiga, a abraça com ternura e faz uma breve oração. Jean agradece aquele gesto de afeto reconfortante e pede para que Tempestade diga a Scott que ela o ama.


⊗ 2. Se protegendo contra Emma Frost

Jean e Tempestade antes de superarem os problemas, tinham muitos desentendimentos com Emma Frost. Durante o início da Saga da Fênix Negra, na primeira aparição de Emma nas HQs, ela sequestra alguns X-Men, dentre eles, Tempestade. A Fênix, Noturno, Cristal e Ciclope invadem o local para resgatar Ororo, Kitty, Logan e Piotr, e chegando lá, Jean Grey se depara com Emma torturando Tempestade. A Fênix não apenas impede Emma de continuar com suas maldades, como despeja toda sua ira na mutante telepata, vencendo-a facilmente.

Anos depois, em Fabulosos X-Men #281, em uma festa do Clube do Inferno Emma Frost é atacada por uma assassina que tentou matá-la. A mutante telepata inicia uma sondagem mental na mente da assassina, tentando descobrir os segredos da mulher. A ressonância psíquica da tortura que Emma está aplicando na mulher é tão alta, que afeta Jean Grey. Dessa vez, vendo sua amiga sendo incomodada por aquele ato de tortura, é Ororo quem impede que Frost siga com suas ações

Esses desentendimentos superados são justamente o que torna tão interessante o fato de Emma se juntar a Jean ,para resgatar Ororo em Giant-Size X-Men: Jean Grey And Emma Frost.


⊗ 3. A culpa

Tempestade teve seus poderes desativados durante uma fase, por causa de um dispositivo de Forge. Em depressão, a mutante se torna alguém confusa e decide que precisa retornar ao continente africano para se reconectar. Essa viagem é de extrema importância para que ela retorne como alguém que decide ser líder dos X-Men, e enfrentar Scott Summers em uma batalha. Batalha essa que venceu mesmo sem poderes.

Durante essa viagem no entanto, Ororo passou por muitas dificuldades. Sem poderes, caminhando pelo deserto, ela chegou a ser picada por uma cobra, o que a deixou muito mal, ardendo em febre. A febre fez com que Tempestade alucinasse, revendo pessoas importantes em sua vida, como seus pais e os X-Men. Quando viu Jean no entanto, a mutante desabou em culpa.

“Eu te amei Jean, como minha irmã e minha melhor amiga. Ainda assim, na hora que você precisou, eu não pude salvá-la.”

É interessante ver que em um momento de dificuldade, pensando estar a beira da morte, Ororo tenta expiar a culpa de ter “deixado” sua amiga se sacrificar quando possuída pela Fênix.


⊗ 4. Apresentando aos pais

Em X-Treme X-Men, durante uma guerra, Tempestade é ferida gravemente. Embora imediatamente o Capitão América leve a X-Woman para os médicos, Ororo tem uma parada cardíaca e fica a beira da morte. Jean utiliza suas habilidades telepáticas para visitar o plano astral e mentalmente trazer a amiga de volta dos mortos.

Nessa situação, o espírito de Ororo vai para fora de seu corpo e Jean precisa trazê-lo de volta antes que seja tarde demais. Quando a Fênix se encontra com Tempestade, a Amazona dos Ventos está em um local calmo e pacífico, lá ela apresenta a Jean aos espíritos de John Monroe e a princesa N’Dare, seus pais. É um momento muito tocante, onde percebemos a importância que a Garota Marvel teve na vida de Ororo, de forma que os pais de Tempestade agradecem Jean por estar lá pela filha, visto que eles não podem.


⊗ 5. Reencontros após a morte

Como dito um pouco acima, Tempestade sentiu muito a morte de Jean quando a telepata se sacrificou para não ceder ao ódio da Força Fênix. Contudo, foi revelado que a Fênix criou um “clone” de Jean que ela utilizou como hospedeiro, enquanto a verdadeira telepata ficou presa em um casulo. Quando a mutante retorna, é uma surpresa para todo mundo. Ao mesmo tempo, acontece o evento “A Queda dos Mutantes”, onde os X-Men (incluindo Tempestade) se sacrificam para derrotar um vilão chamado Adversário.

Nesse evento, Tempestade, Wolverine, Colossus, Longshot, Vampira, Cristal, Psylocke, Destrutor e Madelyne Pryor morrem, sendo todo o acontecimento televisionado. No entanto, a deusa Roma se compadece do sacrifício e os retorna de volta a vida. Quando Tempestade e Jean se reencontram pela primeira vez durante a Saga Inferno, Ororo pergunta: “É você de verdade?” (Isso por causa da existência Madelyne). Jean responde: “Sim, a única ‘de mim’ que já existiu“. Após isso, Tempestade aponta que o fato dela ter morrido em Dallas e Jean ter morrido com a Fênix faz delas iguais, assim elas se abraçam.

Mais de 20 anos depois, esse mesmo diálogo se repetiria em Dinastia X #5. Após a morte dos X-Men e eles serem revividos, na cerimônia de retorno de Jean, Tempestade pergunta como saber que aquela é realmente Jean Grey, a resposta é a mesma:


Chegamos ao fim dessa lista, você concorda com ela? Quais outros momentos dessa amizade você acredita que deveriam ser citados?