SÉRIES

WANDAVISION: Série por ter trazido Darkhold para o MCU! Entenda

O 7° episódio de WandaVision revelou alguns dos segredos mágicos e sombrios escondidos em Westview – e potencialmente por trás da reconstrução da realidade de Wanda.


Embora haja muito a ser dito sobre os personagens vislumbrados no clímax do episódio, um objeto aparente pode sugerir tramas muito maiores à medida que WandaVision se aproxima de sua conclusão.

Spoilers do 7° episódio de WandaVision

Quando Wanda entra no porão de Agnes, pouco antes de Agnes revelar que ela é secretamente a bruxa ancestral Agatha Harkness e está mexendo os pauzinhos em Westview desde o início de WandaVision, Wanda dá uma boa olhada em um grimório mágico assustador em um pedestal.

Irradiando a mesma energia roxa que vem da magia de Agatha, fica claro que o livro está relacionado aos poderes dela. 

Nas HQs da Marvel Comics, há um livro sombrio de conhecimento mágico com ligações diretas com a história de Wanda e seus poderes – e os sinistros dons de manipulação e caos que acompanham suas habilidades mágicas.

Estamos falando sobre o Darkhold, um antigo livro de sabedoria mágica forjado por um grande vilão da Marvel, e que tem assombrado Wanda – e todo o ambiente mágico do Universo Marvel – por toda a sua vida.


O que é Darkhold?
WANDAVISION: Série por ter trazido Darkhold para o MCU! Entenda

Às vezes chamado de ‘Livro dos Pecados’, o Darkhold das HQs tem uma história antiga e sobrenatural de magia negra, divindades caóticas e poder de conquista da realidade. Mas sua verdadeira natureza é como um dos artefatos mágicos mais primitivos da editora, uma riqueza de feitiçaria que remonta ao tempo antes do naufrágio de Atlantis no Universo Marvel. O Darkhold contém o vasto e diabólico conhecimento mágico da divindade do caos da Marvel Comics, Chthon. 

Um Deus Ancião de magia negra que sentiu a natureza alteradora da realidade de Wanda Maximoff como um ‘Ser Nexus’ (um ser ligado ao chamado Nexus do Multiverso da Marvel, um lugar onde todas as realidades se tocam), Chthon deu a Wanda uma parte de seu própria essência caótica no momento de seu nascimento. Essa essência caótica se manifestou pela primeira vez como os poderes de manipulação das probabilidades de Wanda, que causavam má sorte aos seus inimigos, e eventualmente evoluiu para um canal para um poder muito mais sombrio e consequências muito mais graves.

O Darkhold sobreviveu ao colapso de Atlântida sob a administração de vários feiticeiros e mágicos das trevas – incluindo o primeiro vampiro canônico da Marvel, Varnae , que nasceu da magia do Darkhold.

Na versão da Marvel de Camelot, reino do Rei Arthur, o vilã Morgana le Fay amarrou os pergaminhos de Chthon na primeira versão verdadeira do Darkhold – um livro contendo magia tão vil e tão terrível que o mago da corte de Camelot, Merlin, temeu-o quando foi usado contra ele pelo filho de Morgause, Modred.


Tanto Modred quanto Morgan le Fay mais tarde se tornaram grandes vilões de Wanda Maximoff. Modred sequestrou Wanda para a misteriosa fonte mágica da Montanha Wundagore em Vingadores #186, e a história estabeleceu as conexões ctônicas de Wanda e a iniciou no caminho para aproveitar suas habilidades místicas.

Mais tarde, em Vingadores Vol. 3 de Kurt Busiek e George Perez, Morgan le Fay usou o poder ctônico de Wanda e as habilidades de alteração da realidade como uma espécie de bateria mágica para refazer todo o Universo Marvel em um mundo medieval distorcido de seus próprios caprichos, onde versões de medievais dos Vingadores serviam como sua guarda pessoal.

Em ambos os casos, a conexão de Wanda com o poder ctônico – e por alguma extensão a magia do Darkhold – levou seu poder a ser subvertido e manipulado por vilões.

Como o Darkhold se encaixa no Universo Marvel?

Depois que suas páginas foram espalhadas por todo o mundo na época de Camelot, o Darkhold se tornou um objeto de mito, com páginas ocasionalmente surgindo ao redor do Universo Marvel ao longo de sua história, resultando na semeadura de vários elementos ctônicos e seres mágicos.

Junto com o já mencionado Varnae, o primeiro vampiro, o Darkhold também gerou a maldição da licantropia no Universo Marvel.


A história do primeiro lobisomem da Marvel tem mais reviravoltas do que você poderia esperar. Grigori Russoff entrou na posse de algumas páginas do Darkhold, e por extensão entrou em conflito com Drácula (sim, um versão do romance fictício Drácula de Bram Stoker, baseado no histórico Vlad, o Empalador). Quando ele foi mordido pelo lobo de Drácula, ele se tornou o primeiro lobisomem. Incidentalmente, ele transmitiu essa maldição para sua linhagem familiar (junto com uma propensão para o Darkhold) até que sua licantropia afetou seu descendente distante Jack Russell. 

E por falar em Drácula e Varnae, temos que mencionar Blade, o conhecido caçador de vampiros da Marvel.

Blade estreou em Tomb of Dracula #10 , como uma espécie de adversário super-heróico da versão da Marvel do ‘Rei dos Vampiros’. Nos anos 90, Blade era frequentemente um aliado de uma equipe conhecida como Darkhold Redenters, que procurava varrer a magia do Darkhold da Terra. Blade terá um novo filme no MCU com Mahershala Ali no papel.

Vários outros vilões da Marvel buscaram o poder do Darkhold ao longo dos anos. Naturalmente, Mephisto, o análogo mais próximo do demônio bíblico da Marvel Comics, se intrometeu com a magia do Darkhold em sua longa existência. E em uma história recente, o sádico vilão do Homem-Aranha, Carnificina, aproveitou a magia do Darkhold.

Na história Vingadores: A Cruzada das Crianças, é revelado que muitas das tragédias de Wanda – como quando ela usou magia para criar seus próprios filhos, nos eventos de Vingadores: A Queda em que ela matou alguns de seus próprios aliados, e em Dinastia M que Wanda refez a própria realidade e quase eliminou os mutantes – foram manipulados pelo Doutor Destino em uma tentativa de alcançar um ritual final no qual ele e Wanda, que ele enfeitiçou, se casariam e Destino tomaria seu poder para mudar a realidade.


Claro, isso não aconteceu, mas é talvez o exemplo mais flagrante de um vilão manipulando a vontade e o poder de Wanda para seus próprios fins, levando à devastação em sua vida pessoal.

Em maio, para comemorar o 60º aniversário da 1° edição Quarteto Fantástico, o Doutor Destino vai se casar com uma noiva misteriosa cuja identidade ainda não foi revelada – e que alguns especulam será Wanda Maximoff, o que pode ter ramificações importantes para todos os envolvidos.

Darkhold no MCU

WandaVision parece estar apresentando uma nova versão do MCU do Darkhold. A série Agentes of S.H.I.E.L.D mostrou uma trama proeminente em torno do livro amaldiçoado, assim como a série Os Fugitivos, onde a atriz Elizabeth Hurley interpretou Morgana le Fay – embora a versão do Darkhold entre essas séries não aparente ser o livro que aparece em WandaVision.

Embora haja (e possa sempre haver) algumas dúvidas sobre o quão próximos os Agentes da S.H.I.E.L.D, Fugitivos e outras séries da Marvel pré-Disney Plus se encaixam no MCU, é importante notar que em Agentes da S.H.I.E.L.D o Darkhold não era derivado de Chthon (que não apareceu ou mesmo foi referenciado diretamente no MCU), mas do inimigo do Doutor Estranho, Dormammu e sua Dimensão Negra. E, claro, quando há um Multiverso em jogo, é possível que haja mais de uma versão do livro, ou que os programas de TV possam se conectar ao MCU como realidades alternativas.


Dada a presença confirmada de Wanda no próximo filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, é possível que a conexão Dormammu possa continuar. Nesse caso, isso pode significar que Agatha Harkness é uma serva de Dormammu e a puxa seus poderes da Dimensão Negra.

E, também pode significar que o Darkhold pode se tornar um tipo de “Manopla do Infinito” para a próxima grande saga do MCU, da mesma maneira que as Joias do Infinito deram início às histórias e poderes de muitos heróis do MCU.

Você acha que o Darkhold pode ter um papel importante no MCU?

Fonte: GamesRadar

CONTINUE LENDO: É HIT! “Agatha All Along”, de WANDAVISION, pega #1 lugar no iTunes