SÉRIES

WANDAVISION: Confira os principais pontos sobre o episódio 8

Assim como o episódio 7, o episódio 8 de WandaVision trouxe cenas e conteúdo que os fãs esperavam muito ver. E, assim como seu antecessor, trouxe mais respostas do que perguntas (e desbancou muitas teorias). Contando com 38 minutos de duração, e mais uma cena pós créditos de aproximadamente 1 minuto e 10 segundos, o oitavo episódio da série foi focado completamente no desenvolvimento de Wanda e Agatha Harkness, contando o passado sombrio de ambas as personagens. Confira abaixo os 9 principais pontos do episódio.

Spoilers do episódio 8 de WandaVision abaixo.


⊗ 1. O Julgamento de Agatha Harkness

Nessa semana, WandaVision se iniciou nos dando um norte para o passado de Agatha Harkness. Ela está em um julgamento que se passa em 1693, realizado pelo seu Coven. Nesse flashback, Agatha parece bem jovem, mas também aparenta ter pelo menos 18 anos. Assim, se deduzirmos que ela tem essa idade, a feiticeira nasceu aproximadamente em 1675, o que deixa ela com quase 350 anos de idade no mínimo.

Além dessa informação, temos é claro, a revelação de Agatha fazia parte de um Coven em Massachusetts. A feiticeira aparentemente utilizou magia negra para roubar conhecimentos místicos, algo considerado um crime para seu Coven, por isso foi condenada a morte.

“Você roubou conhecimentos acima de sua idade e posição praticou a mais maligna das magias”

No entanto, o tiro sai pela culatra, quando as bruxas do Coven tentam matar Agatha. A magia negra da jovem feiticeira se ativa sozinha, drenando o poder de todas as bruxas ao redor, permitindo que ela mate a todas, incluindo sua própria mãe, de quem ela acaba roubando um talismã.

“Eu não quebrei suas regras, elas simplesmente se dobraram ao meu poder”


⊗ 2. O diálogo entre Wanda e Agatha

Após a revelação do passado da velha mulher, nós voltamos para onde o episódio 7 havia terminado. Agatha se revela enquanto uma bruxa, se dizendo surpresa com tudo aquilo que Wanda fez. A feiticeira então revela seu objetivo, descobrir como foi que a Vingadora conseguiu usar uma magia tão poderosa em uma escala tão grande. Chega quase a soar como inveja, pois mesmo ela sendo tão experiente, precisou de anos para aprender a fazer o que Wanda faz sem querer. Para apontar isso, Harkness usa muito do sarcasmo e do senso de humor, inclusive zombando da própria Marvel ao dizer que o sotaque da sokoviana parece ir e vir a todo momento.

Agatha conta para Wanda sobre as runas que usou para desativar os poderes da Vingadora, e também caçoa do fato da jovem ter acreditado no falso Pietro. Esse diálogo acaba quebrando algumas das esperanças do público de Evan Peters continuar interpretando o Mercúrio. Isso porque Agatha revela que aquele é apenas alguém que ela escolheu possuir para manipular. O conhecimento de “Fietro”sobre Wanda era baseado nos conhecimentos da própria bruxa. Enquanto ao Mercúrio de Aaron Johnson, bem, “cheio de buracos, em outro continente”. Além disso, aparentemente a teoria de que Mephisto é quem está controlando Agatha também parece não fazer mais sentido.

Ainda assim, resta saber o que é que o personagem de Evan Peters, seja ele quem for, o que quer com Monica Rambeau e também se o coelho Señor Scratchy, tem alguma relação com o filho de Agatha nos quadrinhos, Nicholas Scratch.


⊗ 3. A Família e o Míssil

Depois de caçoar bastante de sua vítima, Agatha resolve então forçar Wanda a relembrar tudo aquilo que ela se forçara a esquecer. Era necessário saber como foi que ela criou o “hex”, e para isso, a Vingadora iniciou sua jornada de lembranças desde sua infância.

Essa cena é interessante, pois explica a razão pela qual grande parte de WandaVision se dá em uma sitcom. A lembrança mais vívida, feliz e segura que Wanda tinha de sua família, eram juntos, assistindo séries de comédia. Outra coisa que a cena trouxe (além de um susto rs) foi o momento em que um dos mísseis Stark falham bem na frente dela e de Pietro, logo após a morte dos pais dos gêmeos. Esse era um momento em que muitos dos fãs de X-Men esperavam que a revelação verdadeira é que quem impediu que o míssil explodisse foi na verdade Magneto, no entanto, aparentemente Wanda foi quem desativou a bomba.

Para aqueles que querem manter um fio de esperança nessa teoria, vale citar que a cena não confirma de verdade que foi Wanda quem desativou a bomba, ela fica em aberto. Quem sabe.


⊗ 4. Visão da Wanda

Após descobrirmos sobre a infância de Wanda, nos é revelado sobre algo mostrado lá na cena pós créditos de Capitão América 2: O Soldado Invernal. Os experimentos que os homens de Strucker fizeram com os gêmeos relacionados ao cetro do Loki. O que não se esperava no entanto, é que a dupla havia se juntado a Hydra voluntariamente por causa do rancor que eles tinham em relação a Tony Stark.

Porém, o momento mais marcante da cena, é quando Wanda entra em contato com a joia da mente, fazendo com que a gema do infinito libere seu potencial mágico, ampliando seus poderes. Nesse momento, Wanda parece ter um vislumbre do futuro, que lhe mostra vestindo seu uniforme de Feiticeira Escarlate.

Vale apontar também, que embora seja uma ótima cena, não mostrar como Pietro ganhou seus poderes soa um pouquinho decepcionante. Contudo, também abre a possibilidade de que Wanda seja a pessoa que tenha dado poderes ao irmão utilizando magia.


⊗ 5. Wanda e Visão

Aqui nós temos uma cena que resolve uma reclamação apontada por muitas pessoas. O fato de que Wanda e Visão são apresentados como casal, mas que a interação deles era tão rasa, que o casal não convencia. Embora a reclamação de que isso deveria ter sido apresentado nos filmes permaneça, pelo menos agora existe esse desenvolvimento.

Logo após os acontecimentos de Era de Ultron, onde Pietro Maximoff morre para proteger o Gavião Arqueiro, Wanda é alojada no complexo dos Vingadores e lá tenta superar o luto. Visão é uma parte extremamente importante nesse processo, pois ele a conforta e a acompanha naquilo que ela mais ama fazer, assistir sitcoms. Esse é outro ponto chave para entendermos o por quê dela escolher ser parte de um casal de sitcom.


⊗ 6. Roubando o “cadáver”?

Posteriormente, temos justamente o oposto. Se em uma cena vemos Visão ajudar Wanda a sair do luto, na seguinte vemos ela entrar novamente nesse estado, mas dessa vez por causa dele. E o reflexo disso acontece quando a Vingadora retorna após o estalo de Hulk e descobre que seu namorado não retornou.

Wanda vai até a base da E.S.P.A.D.A para tentar recuperar o corpo de Visão e dar a ele um enterro digno. O agente Tyler Hayward, no entanto, a impede. Surpreendentemente, Wanda vai embora assim que se despede de seu amado, o que é interessante, pois Hayward fez com que todos na organização pensassem que a Vingadora havia roubado o corpo do Visão e estava usando isso como justificativa para atacá-la.

Se você é uma daquelas pessoas que pensaram que era no mínimo estranho o fato de Wanda estar se relacionando com um robô morto, essa cena certamente trouxe um alívio.


⊗ 7. Perdida no personagem

Aqui chegamos ao momento que não somente os fãs, mas a própŕia Agatha Harkness estava ansiosa para assistir, que é o momento em que o “hex” é criado. Isso acontece, mais uma vez, em um momento de luto, em uma cena muito parecida com a que ocorreu quando Mercúrio morreu em Vingadores: Era de Ultron.

No sexto episódio de WandaVision, os fãs ficaram surpresos com a demonstração de poder feita por Wanda quando expandiu o domo, mas no oitavo episódio a demonstração é ainda maior. Isso porque algumas pessoas pensavam que Wanda poderia não ter feito tudo aquilo, mas não somente ela o fez, como ainda deu vida ao próprio Visão. Isso inclusive, explica o fato dele não poder sair do espaço de magia criado por Wanda, ele faz parte daquela realidade.

Vale citar a referência de que em Era de Ultron, Wanda quando ainda não parecia controlar tão bem seus poderes, ela chegou a fazer um movimento muito parecido com o que fez em WandaVision.


⊗ 8. Feiticeira Escarlate

Outro momento que os fãs esperam por anos aconteceu nesse episódio. A bruxa Agatha Harkness utilizou seus conhecimentos místicos para dizer o que Wanda é, mas ao mesmo tempo, batizou a Vingadora com seu codinome icônico dos quadrinhos, chamando-a de ” uma Feiticeira Escarlate”.

Isso acontece quando Harkness está ainda com Billy e Tommy em suas garras (mágicas), a feiticeira está usando os meninos como reféns e aponta Wanda como um ser muito especial, um ser mítico, uma feiticeira detentora de magia do Caos (mas eu sei que você pensou que ela diria “uma mutante”). O fato, é que essa revelação pode ser apenas para batizar oficialmente Wanda, mas também pode significar que existirão outras feiticeiras do caos aparecendo por aí, afinal, a Vingadora é citada como “uma”, mas pode não ser a única.

Algo ainda não explicado, é se os gêmeos filhos de Wanda tem um papel maior a desempenhar, ou se serão usados apenas como reféns de Agatha.


⊗ 9. O Visão Branco

Na cena pós créditos de WandaVision, vemos Hayward se dar conta de que não há necessidade de que ele consiga utilizar os poderes de Wanda para atingir seus planos, basta usar a energia coletada no drone que ela modificou. Com isso, ele consegue trazer a vida a sua “arma”, uma versão modificada do visão, completamente branca.

Não por coincidência, existe um arco nas HQs de Vingadores da Costa Oeste, onde isso acontece com Visão. No arco A Busca por Visão, um viajante do tempo consegue manipular um grupo de agentes renegados do governo dos Estados Unidos, para que sequestrem e desmontem o corpo do Visão. Após ser recuperado pelos Vingadores, Visão é remontado por Hank Pym, mas com uma aparência desprovida de cor. O dano em seu corpo, somado ao fato dele não ter os seus padrões cerebrais baseados nos de Magnum, faz com que o herói ressurja sem cores e sem emoções. Demora algum tempo até o Vingador recuperar as emoções perdidas.

Não se sabe o quanto desse arco será adaptado, mas para os amantes de teorias, vale citar que é dele que vem a revelação de que Billy e Tommy são fragmentos da alma do Mephisto, além da separação de Visão e Wanda. Acontecimentos que contribuiriam para o desequilíbrio da Feiticeira Escarlate, que acarretou na verbalização da famosa frase “chega de mutantes”.


Chegamos ao fim do post, o que você achou desse episódio? O que espera ver no final de de WandaVision? Diga nos comentários. Também fique ligado, porque ainda nesse fim de semana, aqui no UX você encontrará os principais segredos e easter eggs desse episódio.