SÉRIES

5 episódios das animações que exaltam as heroínas dos X-Men

Em X-Men: Fênix Negra (2019), Mística diz “As mulheres estão sempre salvando os homens por aqui. Você pode querer pensar em mudar o nome para X-Women” para Xavier e o deixa perplexo. E nisso ela tem razão, as X-Women realmente são grandes protagonistas do Universo X-Men e muitas vezes as heroínas não recebem o crédito que merecem.


As várias séries animadas dos X-Men possuem diversos episódios incríveis focados nas mulheres mutantes. Confira a lista abaixo com 5 desses episódios em que as X-Women do universo animado dos X-Men brilham:

⊗  5. X-Men: Evolution – A Recruta Vampira (s01e03)

Vampira conhece um cara chamado Cody em uma festa e quase imediatamente o coloca em coma ao tocá-lo, e é assim que descobrimos que ela é uma mutante com poderes incontroláveis baseados em contato. Bem como a Vampira dos quadrinhos, a versão de Evolution é filha adotiva das vilãs Sina e Mística. Mística a manipula fazendo-se passar por vários X-Men e atacando Vampira em sua posição mais vulnerável. Compreensivelmente, isso prejudica qualquer tipo de relacionamento saudável entre elas.

Mesmo assim, Jean consegue estender a mão para a outra garota e ajudá-la. Embora Mística continue a manipular Vampira de diversas formas ao longo de toda a série, os X-Men ainda conseguem chegar até ela. A Vampira de Evolution era a garota gótica incompreendida que não sabíamos que precisávamos e que se tornou uma de suas versões mais memoráveis.


⊗  4. X-Men: A Série Animada – O Temporal (s05e07)

A Terra está passando por um fluxo maciço em seus padrões climáticos e um furacão surpreendentemente colorido atinge a cidade. Quem melhor do que Tempestade para chamar para ajudar a colocar as coisas sob controle?

É apresentado o vilão Arkon, que causou as tempestades para obter proteção para seu planeta, Polemachus. Ignorando todos piores sinais, Ororo concorda em ajudar este homem. Ela viaja para o planeta dele e usa seus poderes para controlar as tempestades.

Efeito colateral infeliz: ela se apaixona por Arkon, o qual nem chega perto de estar a sua altura para tal, até perceber que é de fato uma sociedade escravista que Arkon governa. Tempestade passa grande parte dessa história agindo com olhos sonhadores por causa de um idiota, mas ela também consegue mostrar seu talento ao evitar e causar vários furacões em grande escala.

Além disso, Jubileu é aquela que finalmente a faz acordar, então este episódio apresenta muitos momentos de ternura entre duas grandes X-Women favoritas do público.


⊗  3. X-Men: A Série Animada – A Cura (s01e09)

A série animada dos X-Men sempre deu bom destaque à Vampira mas um episódio em especial merece ser mencionado. Os X-Men descobrem que há um homem chamado Doutor Adler na Ilha Muir que acredita que pode reverter a mutação e, assim, permitir que os mutantes vivam vidas “normais”. Enquanto os outros X-Men zombam da ideia, os poderes de Vampira custam a ela significativamente mais do que os deles, e ela considera o tratamento.

Claro, quando Vampira chega à Ilha Muir, descobrimos que há muito mais no Doutor Adler do que aparenta – ou seja, ele na verdade é a Mística. Vampira no final das contas recusa o tratamento, o que é o melhor porque era definitivamente uma armadilha, mas vemos muito crescimento dela aqui, enquanto ela aceita seu destino.


⊗  2. X-Men: A Série Animada – A Saga da Fênix Parte I (s03e29)

Toda a franquia X-Men, dos quadrinhos ao cinema, acaba sempre adaptando o conflito com Jean Grey. Esta é uma personagem que está sempre se esforçando para se libertar, mas quando o faz, geralmente traz consigo uma quantidade de caos. Jean em X-Men: Evolution é uma personagem altamente capaz e envolvente, mas mesmo em TAS, onde Jean é mais conhecida por desmaiar constantemente, ela ainda tem momentos que se destacam.

A versão da Saga da Fênix de X-Men: A Série Animada é o melhor arco em todas as suas muitas temporadas. Pela primeira vez no universo animado podemos vê-la ser uma durona total. Ela ajuda a salvar o universo inteiro da ameaça do cristal M’Kraan e do déspota que o empunha e leva sua equipe para casa em segurança, deixando de ser a Jean fraca e dependente apresentada anteriormente.


⊗  1. X-Men: Evolution – Andando na Corda Bamba (s02e10)

Jean de X-Men: Evolution mostra uma notável melhora em sua personalidade em relação a série dos anos 90. O retrato ainda não é perfeito, mas ela é mais poderosa de maneiras que os espectadores de desenhos animados ainda não tinham visto.

Neste episódio, ela fica irritada com a constante interferência e arrogância de Scott e diz que ele precisa dar um tempo. Ela consegue que Scott Summers se desculpe por “ser um cara” e é hilário. Cansadas de serem tratadas como o “sexo frágil”, Jean Grey, Magma, Boom-Boom, Lince Negra e Vampira formam as “Sereias de Bayville”.

Qualquer episódio em que Jean se junte a uma gangue de garotas liderada por Tabitha Smith que sai por aí batendo em caras que mexem com mulheres está fadado a ser um clássico instantâneo, e este é de fato um dos grandes momentos do cânone Evolution. A gangue pode não ter durado muito, e a incursão de Jean no feminismo é um pouco curta, mas estaríamos mentindo se disséssemos que não estávamos torcendo por ela e sua gangue de vigilantes.


Qual seu episódio favorito com as X-Woman nas animações dos X-Men? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Fonte: SYFY