QUADRINHOS

Miss Feiticeira? Mulher Bruxa? Jinx? Arte rara revela os codinomes descartados da Wanda

Uma arte rara original de quadrinhos do grande Jack Kirby recentemente foi colocada em leilão e, embora toda a arte de Kirby valha a pena comemorar, esta é uma peça particularmente interessante da história da Marvel Comics.


A loja Heritage Auctions está agora fazendo lances em uma bela página inicial de Kirby de X-Men # 4, publicada em 1964. Com tintas de Paul Reinman, a página sem cor mostra a equipe original dos X-Men na Sala de Perigo, onde Hank “Fera “McCoy está passando por um exercício de treinamento enquanto o resto dos mutantes assistem. É uma ótima peça para os fãs de Kirby, mas como disse ao SYFY WIRE, o diretor de história em quadrinhos e arte em quadrinhos Joe Mannarino, esta página em particular é um achado especialmente raro.

De acordo com Mannarino e a descrição oficial de Heritage da arte, a agenda de Kirby estava lotada nos primeiros dias da publicação de super-heróis da Marvel, e significava que ele só fez lápis completos para as primeiras 10 edições de X-Men antes de deixar outro artista cuidar da finalização. Além disso, grande parte da arte dessas primeiras edições foi doada ou totalmente descartada, o que significa que esta página inicial é na verdade a primeira peça de X-Men # 4 a chegar a um leilão.


Como Mannarino explicou, nós temos a peça agora apenas porque Stan Lee decidiu dar a página a um potencial comprador da Marvel Comics nos anos 1960.

“Então, em 1964, chega um cara que é executivo de uma empresa que está pensando em comprá-la e se encontra com [o editor da Marvel Martin Goodman]. Goodman mostra a ele os livros e tudo mais, pede a Stan que lhe dê um tour, conhecer Stan. Durante essa turnê, Stan vai para o departamento de produção, pega a página de X-Men # 4 e dá para o cara como um presente.”

Mannarino continuou:

“Aquele cara foi para casa, pegou a página, enrolou, colocou em um tubo para facilitar o armazenamento e apenas colocou em um armário. Eventualmente, eles o colocaram no sótão. Enquanto isso, anos depois, como Marvel tornou-se mais popular e tudo mais e seus filhos ficaram mais velhos, ele contava a seus filhos a história de sua visita e que eles quase compraram a Marvel Comics, e que em algum lugar ele tem uma página de arte que Stan Lee deu a ele, que eles nunca iriam encontrar. “

Depois que o potencial comprador não identificado faleceu, seus filhos finalmente encontraram o tubo contendo a arte original, que mais tarde foi vendido a um negociante em Nova Jersey. Agora está sendo leiloado como uma peça particularmente intrigante da obra de Kirby’s Marvel, e não apenas por causa de sua história de fundo.

A página X-Men # 4 também é um raro exemplo em que o verso da arte é quase tão interessante quanto a frente. Esta edição marca a primeira aparição da Irmandade dos Mutantes, o que significa que também marca a estreia dos então vilões Mercúrio e Feiticeira Escarlate. No verso da página, Kirby rabiscou várias sugestões de nomes na busca pelo nome de supervilã perfeito para a personagem que se tornaria Wanda Maximoff.

Entre as possibilidades estavam “Jinx“, “Mulher Bruxa“, “A Feiticeira“, “Lady Feiticeira” e muito mais. Se você olhar de perto no lado esquerdo da página, você pode ver onde ele finalmente pousou no nome certo e escreveu toda a formação da Irmandade original abaixo do nome de seu líder, Magneto. Confira abaixo a imagem com todos codinomes que ele testou:


Kirby e Lee trabalharam usando o “Método Marvel“, o que significa que eles planejaram um enredo geral, Kirby saiu e desenhou a história e Lee acrescentou o diálogo depois que a arte foi entregue. Isso significava que Kirby freqüentemente tinha a capacidade de fazer sugestões em termos de diálogos e nomes de personagens enquanto desenhava a história, e muitas das notas de Kirby nas margens de suas páginas tornaram-se conhecidas ao longo dos anos. De acordo com Mannarino, esses rabiscos da Feiticeira Escarlate estão entre os exemplos anteriores de notas de Kirby por meio do Método Marvel.

Os lances nesta rara página dos X-Men chegaram a USD 57.500 e, de acordo com Mannarino, deve subir para seis dígitos até atingir o comprador final.

“Eu diria de $ 120.000 a $ 175.000, algo nessa faixa. Se você me pedisse um único número, diria $ 150.000.”

Então, se você tem tanto dinheiro sobrando por aí, vá até a página do leilão e veja se você consegue pegar um pedaço tão raro e emblemático da história da Marvel Comics.

Você acha que outro nome se encaixaria melhor na personagem? Deixe sua opinião abaixo.