QUADRINHOS

Conheça 5 coisas sobre o corpo da mutante Mística

Graças aos seus poderes metamorfos, a mutante Mística ostenta uma das fisiologias mais únicas e curiosas do Universo Marvel.


Os mutantes no universo dos X-Men podem apresentar mutações de diferentes formas, sejam mais físicas ou não, mas a Mística eleva essa ideia a um nível totalmente novo. Sendo uma metamorfa, Mística sempre foi capaz de assumir a forma de outros para ajudá-la como espiã, assassina e infiltradora. E com seus poderes mutantes, Raven Darkholme tem uma das fisiologias mais únicas do Universo Marvel.

Enquanto os filmes dos X-Men apenas abordavam a forma mais singela dos seus poderes, a Mística do quadrinho da Marvel provou ser capaz de usar seu corpo em todas as variedades possíveis e subiu o nível completamente dos mutantes da classe dos metamorfos. Ela e toda a sua estrutura corporal se altera para quase qualquer tarefa que ela precise. Agora, estamos dando uma olhada mais de perto em alguns dos aspectos mais estranhos da fisiologia da Mística. Abaixo, conheça as 5 curiosidades sobre o seu corpo.


⊗ 5. CRIAÇÃO DE MEMBROS EXTRAS

A primeira coisa a entender sobre a fisiologia de Mística é que ela não precisa imitar alguém para assumir uma forma diferente. Embora ela geralmente apenas tome a aparência de outra pessoa para se infiltrar em equipes ou organizações governamentais através da arte da replicação, ela pode muitas vezes estar em situações difíceis onde ela precisa ser criativa com seus poderes.

Mística é capaz de formar membros extras, criar asas, tentáculos, aumentar sua massa muscular, e até mesmo formar um segundo rosto na parte de trás de sua cabeça para agir como um vigia. Ela esclarece que quando faz isso, é essencialmente uma forma de batalha que não é fácil de manter por longos períodos de tempo. Ainda assim, Mística por muitas vezes já foi vista voando com vários tentáculos capturando inimigos, portando 4 armas diferentes com seus quatro braços; Isso tudo mantendo ainda um campo de visão de 360 graus.


⊗ 4. ADAPTAÇÕES FISIOLÓGICAS

Ao longo dos anos, a capacidade da Raven de assumir tais formas não convencionais aumentou, e ela até conseguiu manifestar adaptações físicas que permitem que seu corpo se transforme em formas ainda mais drásticas. No interior anterior citamos o fato dela formar asas para voar ou pairar no ar, mas ela também já formou barbatanas e brânquias para que ela possa suportar ambientes subaquáticos literalmente como um peixe. Quanto mais controle ela ganha sobre seu corpo, maior sua capacidade de se adaptar à ambientes cada vez mais extremos, e ela nunca foi totalmente empurrada para seus limites, mesmo que essas aplicações sejam dolorosas de manter por longos períodos.

Quando ela imita mutantes ou outros personagens com habilidades físicas, ela pode imitar manifestações físicas como a cauda de Noturno, as garras de osso do Wolverine ou até mesmo formas físicas orgânicas, como metal ou diamante. No entanto, essas características são apenas físicas, não vêm com qualquer função extra que possa fornecer aos seus homólogos originais citados.

Graças as suas capacidades adaptativas, Mística também ostenta uma idade avançada, mas com um corpo totalmente jovem. Ela é potencialmente até mesmo mais velha que Wolverine. Suas células estão em constante adaptação, dando a ela não só uma imagem mais jovial, como também mantendo seu corpo sempre saudável e lhe concedendo um leve fator de cura natural.


⊗ 3. ADAPTAÇÕES DISTINTAS ENTRE QUADRINHOS E CINEMA

Quando a Mística de Rebecca Romijn estreou nos cinemas em X-Men de 2000, ela além de deter um olhar distinto, tinha em seu corpo diversas escapas répteis azuis enquanto estava em sua forma mutante. Ao longo do universo cinematográfico dos X-Men, essas escamas permaneceram quase como uma marca de sua aparência, embora não tivessem de fato um precedente dos quadrinhos.

No entanto após a estreia de X-Men, a minissérie X-MEN FOREVER de Fabian Nicieza e Kevin Maguire lhe deu uma nova aparência dramática que contou com suas escalas cinematográficas. Depois de ser usada como um canal de energia cósmica, ela desenvolveu escamas por todo o corpo sofrendo uma espécie de mutação. Embora ela tenha mantido essa estética para o resto da série, ela não os manteve em nenhuma de suas aparições subsequentes nos quadrinhos. Não está claro se ela ainda tem as escamas e está simplesmente escondendo-as com seus poderes metamorfos ou se as escamas desapareceram naturalmente após a perda do fluxo de energia cósmica.


⊗ 2. A MENTE DA MÍSTICA

Como o corpo de Mística está em um estado tão constante mudanças, não é surpresa que sua mente esteja em constante ativação também. A mente de Mística se mostra extremamente difícil para os telepatas lerem ou manipularem, isso porque, suas sinapses são mais ativas do que de outros alvos. A matéria cinzenta de seu cérebro muda de momento em momento, o que lhe dá uma assinatura psíquica que é tremendamente difícil de se atacar, sendo mais difícil ainda quando ela exercer um maior bloqueio. Mesmo quando ela se oferece para abrir sua mente para os outros lerem, ela têm dificuldade, fazendo dessa habilidade uma maldição, bem como uma grande benção.

Um dos aspectos mais amaldiçoados de tal estado mental é que Mística sofre de uma condição semelhante ao transtorno bipolar. O fluxo constante de sua mente causa mudanças de humor e mudanças de personalidade que criam uma psicose única, a o ninja psíquica Psylocke uma vez realizou uma cirurgia nela com seu bisturi psiônico para corrigir o problema. Mas por vezes ainda vemos em algumas HQs essa mudança de humor sendo trabalhada.


⊗ 1. OS ÓRGÃOS DA MÍSTICA

Sendo essa outra parte estranha de seu leque de habilidades, Mística pode mover a posição de seus órgãos ao redor do interior de seu corpo. Em mais de uma ocasião, Raven já mudou a localização de seu cérebro dentro de seu corpo para que ela não sofresse certas fatalidades, seja de quedas ou tiros. Isso pode ser feito tanto como medida de proteção quando ela precisa garantir sua própria sobrevivência ou para fins de engano para realmente vender a ideia de uma possível morte.

Tal habilidade se estende a todos os outros órgãos, e ela é conhecida por movê-los dentro de seu torso ou em seus membros, a fim de diminuir a eficácia de mirar a massa central contra ela. Embora possa parecer estranho considerar respirar através de pulmões amontoados em pulsos ou digerir sua refeição em algum lugar em seus ombros, mas essa é a marca particular de estranha mística vive todos os dias. Inclusive têm se como ideia o fato de que Mística quase foi considerada o pai do Noturno, criando não só um pênis como também todo um sistema interno reprodutivo masculino afim de engravidar a Sina, sua esposa, que consequentemente seria a mãe. Mas na época a Marvel achou a ideia tão absurda que preferiu não continuar.


Mas e vocês caros leitores, o que acharam da ideia de conhecer mais sobre o corpo da Mística? Deixa nos comentários outras curiosidades que não foram abordadas no texto.

 E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!

FONTE: CBR