QUADRINHOS

CCXP WORLDS: Artistas brasileiros revelam novidades e curiosidades sobre a fase dos X-MEN

No evento da CCXP WORLDS, os artistas R.B. Silva, Adriano Di Benedetto, Lukas Werneck e Wilton Santos comentaram em detalhes a nova fase.


A CCXP WORLDS, um dos eventos mais importantes da cultura nerd, esse ano ganhou a sua versão online por causa da pandemia de COVID-19, mas nem por isso deixou de ser tão efetiva quanto a sua versão presencial. Pela facilidade de reunir diferentes convidados mediante vídeo chamadas, o canal GEEQ com Q reuniu um verdadeiro panteão de artistas brasileiros para um bate-papo — com 1h de duração — bem aberto e dentro da programação da CCXP WORLDS. Os artistas estão inteiramente dentro das fase DINASTIA X, POTÊNCIAS DE X E AURORA DE X, e, de quebra, também estarão presentes durante a nova fase REIGN OF X.

Os apresentadores Rafa Andreatta e Gustavo Camargo foram as cabeças condutoras da conversa, com eles na live tivemos R.B. Silva (que foi o responsável pelas incríveis artes de POTÊNCIAS DE X), Lukas Werneck (um dos desenhistas da CARRASCOS), Wilton Santos (um dos desenhistas da EXCALIBUR), Adriano Di Benedetto (o arte/finalista dos desenhos de POTÊNCIAS DE X) e por fim o nosso parceiro Márcio Hum (o artista do projeto X-MINI).


⊗ HICKMAN É UM VISIONÁRIO!

Talvez essa seja uma revelação que todos concordem. Eles comentaram inicialmente que a fase atual do Hickman foi totalmente idealizada por ele. RB Silva revelou principalmente que um dos seus grandes sustos foi quando pegou pela primeira vez o roteiro de POTÊNCIAS DE X para desenhar, pois não sabia exatamente o que estava desenhando. Mas assim que entendeu a lógica por trás da escrita de Hickman, um grande “UOU!” foi emitido por ele.

Outra grande informação que RB Silva comentou foi sobre o desenrolar da fase idealizada por Hickman. Ele disse que tanto Hickman quanto a Marvel têm longos planos para os mutantes, e que a fase atual está com um desenvolvimento sendo preparado para os próximos 10 ANOS! Sim, de início é algo surpreendente de ser revelado assim tão calmamente, mas a própria informação em si já havia sido revelada por Jordan D. White, logo no início de DINASTIA X, mas na época não foi totalmente levada a sério. Outra coisa a se saber é que DINASTIA X e POTÊNCIAS DE X já estavam sendo produzidas com um ano de antecedência. De modo que, ao finalizar, provavelmente se anúncio foi confirmado. Um verdadeiro planejamento!

Uma outra dúvida questionada foi sobre os fluxogramas e as páginas informativas, e se elas também foram desenhadas e projetadas pelos desenhistas, e eles responderam que não. Tanto o roteiro quanto a as páginas informativas e os fluxogramas foram pensados por Hickman. Os roteiristas naturalmente podem desenvolver suas histórias e seus personagens dentro de seus títulos, mas tem algumas coisas idealizadas por Hickman que deverão ser seguidas, para melhor complemento da obra. Afinal, diferente de antigos runs, essa fase atual está sendo cuidadosamente projeta e respeitando totalmente uma ordem de sequências e ações que ainda acontecerão.


⊗ REFERÊNCIAS NO BRASIL!

Durante a live — que estava sendo transmitida também pelo Youtube — era possível fazer perguntas nos comentários e algumas selecionadas eram feitas aos artistas. Uma das perguntas selecionadas veio do pessoal do Jamesons, onde eles questionaram se a representação extremista do Brasil na atual fase foi algo sugerido pelos desenhistas brasileiros ou se era uma iniciativa direta dos escritores americanos. E tanto RB quanto o Lukas foram bem práticos em suas respostas.

Segundo RB, a ideia de transformar o Brasil em um país extremista e que caça mutantes já estava nos roteiros escritos de Hickman. Ele manteve anotações com ele, mas não chegou a pedir nenhuma sugestão a respeito do cenário atual, tudo eram pesquisas e informações que ele encontrava. Não só sobre o Brasil, mas Hickman pesquisava coisas sobre todos os países citados por ele, a atual fase dos X-Men trouxe o real e visceral do que acontece — ou aconteceria — de fato para dentro das HQs. Segundo o próprio RB, mesmo sendo o desenhista e vivenciado tudo aquilo, ele, enquanto leitor e brasileiro, gostou bastante do resultado sendo uma surpresa perfeita e agradável.

Lukas, por outro lado, comentou que por mais que o roteiro de Hickman já trouxesse informações reais sobre o Brasil, os demais roteiristas desconheciam algumas informações, então ele buscava dar uns toques sobre isso. Em um dos casos, logo nas primeiras páginas de CARRASCOS, uma das expressões era mais latinizada como um “Ola que tal?” e Lukas comentava: “assim, a gente fala português”, e isso era corrigido nos materiais finais.


⊗ LIBERDADE CRIATIVA

Sobre a liberdade criativa, eles falaram que podiam desenhar os personagens e os cenários como bem entendessem, inclusive no ângulo que eles quisessem. No entanto, em dados momentos o roteiro exigia que determinado personagem fizesse uma ação especificada e eles tinham que desenhar conforme o roteiro descrevia. RB comentou que foi exatamente assim com a página mais importante da nova fase na Marvel, que retrata o momento em que Xavier lê a mente de Moira e descobre que ela é não só uma mutante, mas que já havia vivido 9 vidas diferentes.

Wilton Santos, por outro lado, comentou que em seu caso ele tinha liberdade tanto para desenhar como queria, como também para sugerir alguns quadros diferentes e posicionamentos dos personagens para a escritora Tini Howard. Wilton não é o desenhista regular da EXCALIBUR, esse é o trabalho do Marcus To. Mas em dados momentos, Marcus ficava tão sobrecarregado que WIlton era convidado tanto para finalizar os projetos como também adiantar alguns outros.


⊗ AS NOVIDADES!

Como todos estão compromissados com a nova fase de Hickman, spoilers não eram permitidos de serem comentados — inclusive sobre as edições publicadas pela Panini. No entanto, tivemos alguns deslizes cometidos por eles — e que nós adoramos! A primeira é que o RB parece estar envolvido em algum novo projeto de jogo para a Marvel. Seria algum dos X-Men? Fica a dúvida. Márcio Hum até comentou que os recentes jogos da Marvel têm colocado versões aprimoradas dos trajes dos quadrinhos. E de fato, se olharem alguns trajes nos jogos é possível perceber um maior grau de detalhes.

Outra informação é que se você gostou de momentos como o da Moira sendo revelada como mutante ou do “Chega”, precedendo os Protocolos de Ressurreição, ou até mesmo sobre tudo de Krakoa em si, pode aguardar que teremos muitos momentos assim. O UX perguntou se veríamos mais momentos de reviravoltas. Lukas comentou que um dos seus momentos favoritos dessa nova fase é o retorno de uma personagem que ele não esperava, mas que amou a forma como foi apresentada. E que sim, é algo que ainda vai acontecer. Alguma teoria aqui? Pode deixar nos comentários.

Também revelaram que cada desenhista fazia algo em torno de 3 edições por mês, de modo que estão com quase 8 meses adiantados de histórias, então sim, muitos mais momentos virão. Ansiosos?

Abaixo você pode conferir a live completa, aproveite!



Mas e vocês caros leitores, o que acharam da entrevista e das respostas dos desenhistas da Marvel? Deixe nos comentários suas opiniões e teorias sobre os temas levantados.

 E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!