FILMES

HULK VS WOLVERINE: Conheça a sangrenta animação da Marvel

Os fãs estão completamente habituados com as animações dos mutantes X-Men: A Série Animada, Evolution e Wolverine e os X-Men. O Universo X-Men também já falou sobre as 3 animações japonesas da Marvel onde temos os X-Men com papéis importantes (link abaixo caso queira conhecer). Contudo, o que algumas pessoas podem não saber, é que existe um filme animado sobre a batalha entre Hulk e Wolverine e é sobre isso que falaremos hoje.


⊗ Hulk Vs.

Hulk Vs. são dois episódios de longa metragem produzidos em 2009 pelo estúdio Lionsgate sobre o personagem da Marvel Comics, O Incrível Hulk. Lançados em DVD duplo e blu-ray, os DVDs seriam originalmente chamados de “Hulk Smash” e tinham lançamento planejado para Outubro de 2008. Os episódios são: 

  • Hulk Vs.Thor: Loki arquiteta um plano para invadir Asgard e destruir Odin, para isso, ele utiliza os poderes de Amora (como Encantor é chamada na animação) para separar o Gigante Esmeralda de Bruce Banner e controlá-lo para conseguir seu feito.
  • Hulk Vs. Wolverine: Episódio que falaremos um pouco mais abaixo.
⊗ Produção

A produção Executiva ficou por conta de Kevin Feige e Eric S. Rollman, a produção da animação em si é de Frank Paur enquanto Stan-Lee ficou como Co-Produtor Executivo. Craig Kyle e Christopher Yost fizeram o roteiro. Na produção e supervisão da animação, Masao Maruyama e Takuji Endo recebem os créditos, o estúdio de animação é a Madhouse e a distribuição foi feita pela Lionsgate.

A produção explicou que só foi possível fazer uma animação tão violenta, porque os personagens têm fator de cura. Se eles estivessem lutando contra personagens sem esta habilidade, os produtores teriam que esconder mais da ação. A única cena com Wolverine atacando humanos normais é mostrada em sombras e apenas contornos são vistos.


⊗ Enredo

Com cerca de 37 minutos contando com os créditos e a pós créditos, a animação utiliza elementos da história de Wolverine na Arma X e é vagamente baseada tanto na HQ de 1968 “Incrível Hulk #181”, quanto na saga do Universo Ultimate “Ultimate Wolverine Vs Hulk”. Nas duas histórias envolvendo Hulk, Wolverine é enviado para acabar com Hulk.

Na animação, o Incrível Hulk tem deixado um rastro de destruição na zona rural canadense. Ele tem que ser detido, e só existe um homem para o trabalho. Ele é o melhor no que faz, mas o que ele não é muito agradável. Wolverine, o agente de elite do Departamento Secreto H do Canadá, deve seguir o rastro de Hulk e parar o Gigante Esmeralda a todo custo. Hulk e Wolverine então entram em um embate lendário e sangrento de vida ou morte, até que são interrompidos. A equipe Arma X do Professor Thorton os captura, cabe então a ambos os heróis encontrar a sua forma de se livrar de seus inimigos.

⊗ Os personagens

Ao todo, durante o decorrer dos 37 minutos da animação nós vemos a aparição de 8 personagens que são bastante conhecidos do público.

  • Os Protagonistas: Wolverine e Bruce Banner/Hulk.
  • A Arma X: Professor Thorton (que inseriu adamantium em Wolverine), Lady Letal, Ômega Vermelho, Dentes de Sabre e Deadpool

Durante uma pequena aparição, também vemos X-23 quando ainda era apenas um pequeno bebê.


⊗ Continuidade

Craig Kyle e Christopher Yost, co-escritores e produtores, afirmaram em uma entrevista que o episódio “Wolverine vs. Hulk” de Wolverine e os X-Men é de fato uma sequência desta animação, colocando os dois desenhos no mesmo cânone do universo. Esse episódio de Wolverine e os X-Men está na posição 13 na lista de melhores episódios do desenho.

Em entrevista, Kyle e Yost explicaram que a animação se passa antes de Wolverine entrar para a equipe dos X-Men, basicamente a mesma coisa que aconteceu nos quadrinhos de 1968. Wolverine só entraria para a equipe em 195 com a lendária edição Giant Size X-Men #1 por Len Wein e Dave Cockrum.


Deadpool estava programado para aparecer na segunda temporada de Wolverine e os X-Men antes da série ser cancelada.
Dentes de Sabre e a equipe Arma X reaparecem na animação no episódio “Sentidos Passados” junto com o Professor Thorton que tem a mesma aparência nas duas animações.

⊗ A dublagem

Há duas dublagens diferentes para essa animação em português, a primeira foi a utilizada para os DVDs. Infelizmente, a qualidade dessa dublagem não é boa e parece seguir o mesmo rumo da animação: Wolverine e os X-Men. Por muitas vezes é possível ouvir a dublagem original em inglês por baixo da dublagem em português e o nome de Bruce Banner é falado errado. Pela animação se tratar de muitos personagens ferozes que constantemente grunhem e gritam, a equipe de dublagem optou por não dublar esses sons, a diferença nas vozes causa estranhamento. Não sabemos qual a qualidade da segunda dublagem, mas se a versão do DVD é a que você vai assistir, recomendamos que assista legendado para aproveitar melhor a animação. A dublagem original em inglês tanto de Wolverine quanto de Hulk estão em uma qualidade extremamente superior, o que é raro para dublagens em inglês.


⊗ Recepção

As críticas a Hulk Vs. foram mistas num geral, embora tenha sido mencionada como um dos melhores filmes feitos direto para dvd daquele ano. A animação do Wolverine se saiu um pouco melhor do que sua contraparte Asgardiana Hulk vs Thor. Os críticos apontaram que a sanguinolência dos desenho, os visuais excelentes, o elenco fantástico e o humor de Deadpool foram pontos altos. Embora as críticas comuns incluíam como defeito a falta de desenvolvimento dos vilões, e o fato de a história da Arma X interferir de mais na luta pela qual a animação se intitula.

No site Metacrític, a animação ganhou 54/100 pontos de avaliação baseada na média de 43 críticos e 5.2/10 pontos baseada na avaliação de 343 usuários. No site IMDB, os usuários avaliaram a animação com nota média 7/10 baseada em 11420 avaliações.

Embora ela deixe bastante a desejar em seu desenvolvimento, essa é uma animação relativamente curta, que possui boas cenas de ação e é muito mais séria do que a maioria envolvendo mutantes. O sangue e a violência utilizado combina muito com Wolverine e Hulk, e isso faz do desenho muito mais interessante de se assistir, se você é um fã dos mutantes, possivelmente vai gostar.


Confira uma parte da batalha entre os Heróis em versão dublada

Abaixo, você poderá conferir uma parte editada da batalha entre Hulk e Wolverine com a primeira dublagem. Nela, temos parte do ínicio da animação onde Wolverine está a caça do Gigante Esmeralda mas acaba encontrando com Bruce Banner primeiro antes de enfrentar seu inimigo.

Você conhecia essa animação? Ficou com vontade de assistir? Diga o que pensa nos comentários.