QUADRINHOS

AURORA DE X: Marvel altera codinome do Apocalipse

Um dos maiores vilões ( heróis? ) dos mutantes, o Apocalipse, teve seu codinome alterado durante os títulos da AURORA DE X.


Apocalipse por anos foi um dos maiores e mais terríveis vilões da mutandade. Com seu discurso de apenas os mais fortes sobrevivem, causou muitas guerras e escravizou inúmeros mutantes a título de domínio mundial. O que poucos sabiam – afinal, o personagem sofreu um retcon – é que na verdade Apocalipse era um homem extremamente enlutado pela perda da sua família, e passou a subjugar o mundo afim de encontrar um exército poderoso o suficiente para resgatar não só sua família da dimensão infernal de Amenth, como também todos os outros mutantes (e seus descendentes) que haviam ficado presos.

SAIBA MAIS SOBRE: X OF SWORDS: Motivação clássica do Apocalipse é aprofundada na saga


⊗ SEU NOVO CODINOME É ▪︎ ▪︎▪︎-|Ä|-▪︎▪︎ ▪︎

No passado, o mutante egípcio era chamado por seu nome de batizo, En Sabah Nur, e ganhava subtítulos mediante o seu poder e suas conquistas. Ele já foi chamado como Set (deus egípcio), Sauru (príncipe persiano), Kali-Mah (arauto da morte) e muitos outros títulos ganhados em batalha, como “O Deus Imortal Azul” e “Aquele Que Nunca Morre”. No entanto, o codinome Apocalipse foi intitulado por ele mesmo após perder toda a sua família. Foi a linha que ele decidiu seguir após perceber que precisava ser mais rígido e implacável contra o mundo, então adotou esse codinome mediante o seu significado: “aquele que trás revelações”.

Vivendo agora na sociedade krakoana com todos os outros mutantes que receberam anistia política, assumindo um cargo extremamente poderoso na nação (similar a um primeiro-ministro) e decidindo seguir uma nova política (abandonando o seu antigo lema), o mutante percebeu que o seu codinome antigo não lhe favorecia mais, não lhe representava e se quer queria expressar o En Sabah Nur, que aprendeu tudo o que podia com o mundo e que queria compartilhar isso com sua mais nova nação e com outros mutantes. Então ele adotou o codinome ▪︎ ▪︎▪︎-|Ä|-▪︎▪︎ ▪︎, rejeitando completamente o Apocalipse.


Seu novo codinome, que aparece na primeira edição de EXCALIBUR (2019), é impossível de ser expressado ou compreendido por humanos. Foi criado com base no alfabeto krakoano onde apenas mutantes tem o direito de aprender. Segundo o livro X OF SWORDS: HANDBOOK, o significado seria expressado como “a primeira colheita”, ou mais precisamente “o primeiro a colher”. En Sabah Nuh reforçou ao longo de vários títulos o abandono do seu antigo codinome, e diversos personagens já adotaram à mudança. Atualmente em Krakoa, ▪︎ ▪︎▪︎-|Ä|-▪︎▪︎ ▪︎ tem buscado produzir diversos grimórios contendo e ensinando diferentes mudras (simples gestos com as mãos muito comum na Yoga) e tipos diferentes de magias conduzidas por mutantes – e em breve lançaremos uma matéria explicando seus grimórios.


Mas e vocês leitores, o que acharam da mudança de codinome do mutante? É fato que para veículos comerciais e a título de produção de conteúdo o codinome ▪︎ ▪︎▪︎-|Ä|-▪︎▪︎ ▪︎ é bem difícil de se expressar (inclusive pelos nossos teclados, onde o mais próximo foi expressado nessa matéria), e como não somos mutantes (ou será que somos?), o título Apocalipse ainda será utilizado pela humanidade para se referenciar ao antigo mutante egípcio – assim como ele bem pontuou em X-MEN #4 (2019), no Fórum Econômico Mundial em Davos. Deixe nos comentários sua reação para essa mudança.

Em breve teremos também uma matéria explicando a importância do nome mutante e do porque constantemente alguns personagens decidem mudar. E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!

FONTE: X OF SWORDS: HANDBOOK