QUADRINHOS

Conheça 5 curiosidades sobre o corpo do mutante Cable

Graças a seus poderes mutantes e mediante o vírus tecnorgânico que existe em seu corpo, Cable mantém curiosidades incríveis escondidas.


Desde seus primeiros dias como uma criança mutante com os X-Men até seu papel como fundador e líder da X-Force, Cable garantiu uma das histórias mais complexas e interessantes dos quadrinhos modernos, o corpo de Nathan Summers é tão único quanto sua história de vida. Na verdade, seu corpo é um dos principais mapas para decifrar a sua história.

Apesar de ter nascido sendo dotado de um poder fabuloso, o vírus tecnorgânico que consome seu corpo é considerando um dos fatores mais agressivos do mundo Marvel, e foi graças a esse mesmo vírus que o corpo desse “velho homem” foi infectado ainda na infância.


⊗ 5. O VIRUS TECNORGÂNICO EM SEU CORPO

Desde que En Sabah Nur o atacou quando criança, Cable foi infectado com o vírus tecnorgânico que infectou mais da metade do corpo do seu corpo. Em circunstâncias normais, o vírus converte lentamente um hospedeiro orgânico em uma forma metálica, essencialmente sem vida. Para evitar que o resto de seu corpo seja consumido, Cable foi forçado a aprender desde muito jovem a usar uma quantidade absurda dos seus poderes telecinéticos e uma forte vontade pessoal para conter o avanço do vírus, impedindo-o de utilizar totalmente suas habilidades psiônicas como bem entender.

O lado esquerdo do corpo de Cable é o mais obviamente afetado pelo vírus e dá a ele uma aparência semelhante ao de um ciborgue. Tecnicamente, ele é uma espécie de ciborgue, já que essa parte de seu corpo não é totalmente sólida, mas composta de uma série altamente complexa de peças cibernéticas que requerem uma manutenção cuidadosa e reparos constantes para consertar danos. Apesar de suas desvantagens físicas, essa tecnologia lhe acabou sendo bastante útil e permite que Cable se conecte à Internet, faça download e upload de programas e instale até mesmo uma máquina do tempo em seu corpo.

Embora possa parecer que apenas o lado esquerdo de Cable está totalmente infectado, o vírus se espalhou muito, muito mais do que isso. Todo o seu esqueleto, sistema nervoso e vários órgãos vitais são pelo menos parcialmente convertidos em ligas metálicas orgânicas. Isso torna Cable muito mais forte e resistente que os humanos normais. E como está conectado ao seu sistema nervoso, também aprimorou seus sentidos e reflexos. Em apuros, Cable pode até conseguir manipular o vírus tecnorgânico com sua telecinese para alterar as formas metálicas de seu corpo, o que lhe permite mudar espontaneamente de tamanho, criar facas ou lanças, e mexer nas capacidades de seu hardware interno.


⊗ 4. O OLHO BRILHANTE ESQUERDO

Um dos olhos de Cable sempre brilha quando ele usa suas habilidades psiônicas e, às vezes, quando suas emoções aumentam. Este olho é geralmente aquele que está infectado pelo vírus tecnorgânico, e embora possa mudar de lado junto com sua cicatriz dependendo do artista, ele geralmente fica sob seu lado esquerdo..

À primeira vista, é fácil presumir que o brilho é um efeito colateral do vírus em seu corpo, mas na verdade aquele brilho é uma manifestação real dos seus poderes psiônicos. Na verdade, essa característica é herdado diretamente do seu pai, Ciclope, que consegue liberar rajadas cinéticas em forma de raios óticos. Seu homólogo da Era do Apocalipse, Nate Grey – que é basicamente um “What If” do que aconteceria se o Cable não tivesse sido infectado quando bebê – também possui um único olho brilhante ao usar seus poderes.


⊗ 3. A CICATRIZ NO OLHO DIREITO

O olho direito com a cicatriz é outra marca registrada da aparência do Cable, mas que tem uma história inconsciente. Quando ele apareceu pela primeira vez nos quadrinhos como um misterioso mercenário, ele tinha apenas uma única cicatriz no olho direito. Com o tempo, essa cicatriz cresceu e se transformou em um padrão de estrela, que evoluiu para seu desenho padrão atual, e que foi mantido desde então. A história por trás da cicatriz nos quadrinhos acabou sendo explicada como o ponto original em que Cable foi infectado pela primeira vez com o vírus tecnorgânico ainda como um bebê, antes de ser enviado para um futuro distante para receber tratamento.

Da mesma forma que seu olho esquerdo brilhante, o olho com cicatriz também tende a mudar de lado dependendo de quem está desenhando o Cable. Às vezes, a cicatriz é colocada em conjunto com o seu olho brilhante. Vamos prestar atenção aqui né Marvel?


⊗ 2. O CABELO DO CABLE

Por praticamente toda a existência do Cable, ele sempre foi desenhado ostentando um cabelo quase prateado ou branco. Embora isso possa ser atribuído a ele estar na casa dos 50 ou 60 anos, seus anos de viagem no tempo tornam difícil quantificar sua idade. No entanto, os quadrinhos que retratam sua infância e a atual encarnação jovem de Cable que está circulando em Krakoa atualmente, revelam que seu cabelo começou a ficar grisalho ainda na adolescência.

Supondo que a origem do cabelo grisalho seja apenas parte de sua fisiologia natural, é interessante pensar que talvez o Cable também tenha piebaldismo, uma condição genética que afeta a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. As vezes se manifestando nos olhos e outras no cabelo, dando a ele uma possível “terceira mutação”. No entanto, também pode se resultar como uma manifestação dos seus imensos poderes produzidos pelo seu corpo, já que Nate Grey tem uma cor de cabelo semelhante e a mesma condição, uma mecha branca no cabelo.


⊗ 1. O JOVEM CABLE
CABLE-E-A-LUZ-DE-GALADOR-6.jpg

O jovem Cable que hoje está nas histórias dos X-Men veio do futuro afim de consertar as bagunças causadas pelo Cable mais velho. Sabendo que o velho Cable não estava fazendo o seu trabalho correto de proteger o futuro, foi assassinado pelo atual que tomou o seu lugar como viajante e protetor do futuro. O jovem Nathan atualmente está na faixa dos 15 anos, considerando as novas informações temporais atualizadas no início de POTÊNCIAS DE X e DINASTIA X.

Como ele ainda é jovem e está aprendendo a lidar com seus poderes, sua telepatia ainda é considerada básica e sua telecinese está em níveis medianos de poder – mesmo sabendo que por ser um Grey-Summers, tem potencial para exercer muito mais. Assim como o velho Cable, o atual é um excelente guerreiro, prodígio nas artes de combate Askani e um exímio espadachim, onde ele aprendeu no futuro. Sua paixão por armas grandes é perceptível, ainda mais “gritante” com a sua atual idade, sendo quase escrachada a todo momento.

O Cable atual é mais humanizado e dinâmico. Não possui a frieza do antigo, mas é também potencialmente mais poderoso justamente por ser mais jovem e ainda estar com o vírus quase no início de sua infestação. É também sem duvidas nenhum um personagem mais emotivo e dotado de maior sensibilidade, não só com os outros mutantes mas também com seus pais e familiares.



Mas e então caros leitores, gostaram de conhecer mais sobre o corpo do Cable e do jovem Cable? Deixe nos comentários quais outros mutantes vocês gostariam de ver sendo dissecados aqui no UX.

E caso não nos siga em nosso INSTAGRAM, aproveite e passe a seguir! Por lá você recebe de antemão qualquer notícia a respeito desse vasto Universo dos X-Men!