QUADRINHOS

X OF SWORDS: Após tantos anos, Arcanjo ainda se importa com Apocalipse

Os conflitos entre Arcanjo e Apocalipse são antigos, e mesmo com todo o caos causado por En Sabah Nur, Warren ainda se importa com ele. Confira abaixo com mais detalhes!


ATENÇÃO: A MATÉRIA CONTÉM SPOILERS DE X OF SWORDS #1 e #2

Poucos mutantes sofreram tanto nas mãos do Apocalipse quanto Warren Worthington, conhecido anteriormente como Anjo. O antigo mutante egípcio foi responsável por transformar Warren em Arcanjo, e essa mudança não só deixou Warren mais poderoso, como também suscetível aos controles do Apocalipse e mais tarde a problemas de dupla personalidade .

E mesmo que a nação mutante esteja vivendo em sociedade na ilha-nação de Krakoa, tanto Arcanjo quanto Apocalipse não haviam tido nenhuma interação, menção ou contato. Então a ideia de que Warren ainda tinha raiva do Apocalipse tão quanto Gambit demonstrou ter em EXCALIBUR, era a mais aceitável.

Mas no início de X OF SWORDS, ainda nas edições #1 e #2, ambos tiveram um momento à sós para se entenderem e principalmente, se perdoarem pelos danos causados no passado.


⊗ O PERDÃO DO ARCANJO?

Na primeira edição de X OF SWORDS, temos Warren que é um dos voluntários que decidiu ir junto com Apocalipse ao Extramundo para averiguar como estava os exércitos dos inimigos e salvar Unus, o Intocável. E nesse momento Warren começa a analisar que cada um ali tinha um motivo para ir ao perigo imediato, e o motivo dele era ficar de olho no Apocalipse, que outrora já havia feito planos escondidos do Conselho Silencioso de Krakoa.

No entanto, Warren é pego de guarda baixa por Apocalipse após o mesmo tê-lo elogiado por estar usando a sua versão mais ofensiva, que é a sua versão de Arcanjo. Warren por outro lado o questiona se Apocalipse não se arrepende do seu passado, de ter tomado decisões implacáveis sem mediar as consequências. E Apocalipse responde que sente orgulho no seu trabalho, principalmente por tê-lo transformá-lo em Arcanjo, mas que no seu interior tinha ações que ele se arrependeu sim de ter tomado.


Durante outros momentos temos cenas onde Warren defendia a guarda de Apocalipse após o mesmo ter sido ferido, e até mesmo o leva voando de volta à Krakoa para receber cuidados médicos, onde inclusive chega a pedir ao Fera que tenha cuidado ao pegá-lo. Esses pequenos momentos ainda revelam o quanto Arcanjo se importa com o Apocalipse – mais do que ele gostaria de admitir, mesmo mensurando toda a dor que ser transformado no Cavaleiro da Morte tenha caído sobre ele nos anos que vieram.

Além disso, a fala de En Sabah Nur nos faz lembrar também do porque Apocalipse diz se sentir orgulhoso do trabalho bem feito que ele fez ao transformar o Anjo em Arcanjo.


⊗ PORQUE APOCALIPSE TRANSFORMOU O ANJO EM ARCANJO?

Antes do soft-reboot que o Apocalipse sofreu durante o ALVORECER DO X, no passado ele era tratado como um mutante vilão e terrorista, que pregava uma ordem evolutiva onde os seres mais forte e capacitados – seja humanos, mutantes ou criaturas – mereciam viver na glória do seu reino. E no processo ele seria o líder deles. No entanto hoje sabemos que o que Apocalipse mais queria era montar um exército de super seres, onde ele pudesse liderar para trazer a sua família de volta, afinal eles haviam ficado presos no Extramundo junto com Arakko – a outra metade de Krakoa.

E o Warren acabou caindo no caminho do Apocalipse, após ter sido vítima dos Carrascos do Sr. Sinistro que haviam mutilado suas asas, tornando ele um mutante incapaz e humilhado, onde inclusive causou uma forte depressão a ele e uma tentativa de suicídio. Apocalipse o encontrou desamparado e precisando de motivação para continuar a seguir em frente, e Apocalipse usou dess momento de fraqueza dele para transformá-lo em seu braço direito como seu Cavaleiro da Morte.


Apocalipse admite que ele mesmo permitiu a ruína do Warren, para que ele tivesse um motivo e uma convicção para continuar vivendo. Talvez En Sabah Nur tivesse poder para reconstituir as asas e a moral do Anjo sem precisar ter feito a lavagem cerebral que Warren sofrera no processo, mas fica claro em X-FACTOR (1987) #24 que ele também precisava da ajuda do Arcanjo.

Mas há quem imagina que esses momentos de afeição do Arcanjo para o Apocalipse seja também reflexos do Cavaleiro da Morte que outrora Warren foi – e que ainda ressoam na mente do Warren. Até mesmo seus comentários momentos antes do confronto demonstraram um “certo tom” de inveja por ter Rictor recebendo maior atenção do Apocalipse agora.

Seja qual for o caso, os krakoanos fariam bem em ficar de olho em En Sabah Nur. Ele é um extremista, mas a preocupação de Apocalipse por Krakoa e pela sociedade ali construída pelo menos parece genuína até o momento, assim como sua afeição por aqueles mutantes que ele vê como seus filhos (mesmo que seja em uma forma distorcida de afeto). Mas, como os seus filhos em Arakko demonstraram, essas crianças podem ser muito perigosas se irritadas.



E você caro leitor, o que achou desse momento de encontro e conversa entre Apocalipse e Warren? Comente abaixo suas expectativas para uma interação entre eles e o que acham do Apocalipse sentir orgulho do Warren por ser Arcanjo. E caso nos não siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes!