QUADRINHOS

CARRASCOS: Cassandra Nova pode ter salvo filha assassinada de Professor X

Não, você não leu errado! Xandra de fato morreu em CARRASCOS, mas talvez Cassandra Nova pode ter salvo a vida da sobrinha criando seu backup.


Caso você seja um leitor antigo das HQs, ou até mesmo um fã que nasceu da série animada dos X-Men de 93, vai se lembrar que o Professor X costumava ter um affair com a Majestrix Lilandra, dos Shi’ar. Pois bem, desse relacionamento, nasceu Xandra Neramani, que é uma mutante telepata híbrida com a espécie Shi’ar.

Após o assassinato de Lilandra, e com o surgimento da Xandra alguns anos mais tarde, a filha de Xavier assumiu o trono do Shi’ar e se tornou a mais nova Majestrix. Porém, mesmo com Xandra tomando posse dos afazeres reais, ela ainda é uma jovem inexperiente no papel de uma líder e com muitos inimigos infiltrados na sua guarda.

Ocasionalmente, Xandra acabava requisitando a ajuda dos mutantes para missões em específico que beneficiavam tanto Krakoa quanto os Shi’ar, que mais do que nunca, se tornaram aliados um do outro.


Em X-MEN #17 (2019) de Jonathan Hickman, temos Ciclope, Jean Grey e Tempestade assumindo uma frente de defesa em busca da Majestrix, que havia sido sequestrada. Em X-MEN SECRETOS (2021). Xandra convoca uma equipe secreta dos X-Men para participar de uma missão real.

Em todos os casos, a mutante sempre teve o apoio e a ajuda de outros mutantes. Recentemente em CARRASCOS (2022) de Steve Orlando, mais uma vez Xandra estava sendo ameaçada por inimigos internos dos Shi’ar, e coincidiu da Carrascos estar no espaço após eventos que os levaram até ali.

A Carrascos que é composta pela Capitã Kate Pryde, Bishop, Aurora, Psylocke, Tempo, Daken, Somnus e a tia de Xandra, Cassandra Nova, decidiram mostrar apoio aos Shi’ar mais uma vez, acompanhando a Majestrix em uma viagem.

E é então que temos um plottwist acontecendo aqui, pois Xandra é assassinada pela ordem que jurou protegê-la, a Família Crimson. Como pastores, a família Crimson tinha a missão de manter oculto e resguardado para a corte os maiores segredos dos Shi’ar.

No entanto, um desses segredos era justamente a informação de que no passado os Shi’ar foram responsáveis por escravizar e eliminar a Primeira Geração de Mutante, uma sociedade que existiu até mesmo antes de Okkara, como vimos em X DE ESPADAS. E Xandra como uma mutante, era vista pela Família Crimson como um líder fraca e perecível, e por esses motivos, executaram a Majestrix. Mas talvez esse não seja o fim de Xandra.


Como uma mutante híbrida, Xandra tem o direito aos Protocolos de Ressurreição assim como todo mutante. Porém em nenhum momento Xandra esteve no alcance do Cérebro de seu pai para ter seu backup registrado; Ainda assim, tanto o seu DNA quanto seu backup foram convertidos em dados mentais e enviados além do cosmos, onde não só os Shi’ar puderam interceptar a mensagem, como também o próprio Xavier, que imediatamente solicitou os Protocolos de Ressurreição para sua filha.

Mas talvez um dos mistérios mais interessantes sobre o caso da Xandra é a informação de que tanto seu DNA quanto seu backup foram enviados de uma transmissão mental. Xandra é uma telepata, assim como Charles, porém nem ela poderia enviar seu código genético além das estrelas, apenas um mutante naquele momento tinha poder para isso: Cassandra Nova.

Nova, que apareceu em Krakoa mais sádica (porém consciente para mutantes) do que antes, tem como habilidade mutante sua telepatia e telecinese, assim como Charles. Mas como Murmudrai, consegue manipular estruturas celulares, ver DNA e ler memórias genéticas.


Cassandra inclusive montou sua própria versão do Cérebro usando a carcaça de um mutante simbiôntico que ela encontrou na cabeça de um dos membros da Família Crimson.

Contendo tais habilidades, e tendo alguns momentos bem suspeitos ao longo da terceira edição de CARRASCOS, fica difícil não acreditar que Cassandra tenha salvo a vida de sua sobrinha. Em não só fazendo o backup de sua memória, como também salvado o código genético de seu DNA e enviado a transmissão diretamente para seu gêmeo Xavier — e essa transmissão acabou sendo detectada por Oráculo, a Assessora da Majestrix.

Sobre as motivações da Cassandra para fazer isso, fica difícil considerando que agora ela consegue sentir empatia pelos mutantes, ou seja, sente necessidade de guardá-los pra si (a sua maneira).


Em X-MEN VERMELHOS #4, Oráculo informa a morte da Majestrix Xandra ao Conselho Intergaláctico do qual os mutantes fazem parte, e apesar de existir aqueles que são contra ressuscitar monarcas, Tempestade assumiu voz da reunião ao dizer que mutantes não precisam de permissão para ressuscitar, e que antes mesmo daquele Conselho tomar uma decisão, Xandra já estaria de volta e ressuscitada.

Ainda não tivemos o retorno de Xandra em nenhuma HQ dos X-Men. Porém, agora com as histórias mais conectadas do que antes, é possível que em poucas semanas teremos a resolução definitiva desse mistério.



Mas e vocês, caros leitores, acreditam que Xandra foi salva por sua tia Cassandra Nova? Por qual motivo ela teria feito isso?

Siga nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão. E também se inscreva em NOSSO CANAL NO YOUTUBE e no nosso PODCAST NO SPOTIFY, onde comentamos muito mais sobre nossos X-Men e seu universo!