QUADRINHOS

Os 5 melhores professores do Universo X-Men

As histórias dos X-Men iniciam com uma escola para mutantes. Ao longo dos anos, diversos mutantes atuaram como professores. Aproveitamos o Dia do Professor para listar os 5 melhores professores do universo dos X-Men.


⊗ ESTRELA POLAR

Estrela Polar tornou-se professor no Instituto Xavier contra a sua vontade, mas logo se mostrou um excelente tutor, sempre se doando e se empenhando para cuidar dos seus alunos. O seu cuidado com os mais jovens se mostra desde antes mesmo dele aceitar o convite para lecionar.

Durante uma missão, os X-Men encontraram um mutante chamado Peter, com o poder de criar um campo explosivo. Os poderes causavam ferimentos ao menino. Seria difícil levá-lo a um hospital porque os seus poderes causariam estragos ao Pássaro Negro. Mesmo assim, Jean-Paul Beaubier insistiu em levar o garoto de 12 anos a pé.

No meio do caminho, eles conversaram e criaram proximidade, apesar do garoto ter inquietação com os homossexuais. Mas então os poderes se ativaram mais duas vezes e, na segunda, Estrela Polar foi nocauteado. Peter sofreu ferimentos internos, e, apesar da ajuda de Xavier, acabou morrendo. Jean-Paul também ficou gravemente ferido, mas assim que recobrou a consciência, aceitou o convite para lecionar. Ele assumiu o Esquadrão Alfa, nome dado pelos próprios alunos em homenagem à Tropa Alfa, equipe que Jean-Paul fez parte.


⊗ EMMA FROST

Emma Frost é conhecida por ser uma professora bastante dedicada aos seus alunos. A Rainha Branca iniciou a sua carreira como tutora quando ainda era uma vilã, na Academia Massachussets, escola para mutantes que inicialmente era coordenada pelo Clube do Inferno. O local deu origem aos Satânicos, grupo rival dos Novos Mutantes. Mais tarde, Emma Frost – como heroína – reabre a escola ao lado de Banshee. Juntos, os dois treinam a Geração X. Anos depois, ela entra para os X-Men e passa a lecionar no Instituto Xavier.

A Rainha Branca procura sempre fazer com que os seus alunos consigam alcançar o máximo potencial dos seus poderes. Ela pode ser considerada mais hábil que o Professor Xavier. Emma percebeu que os poderes do Homem de Gelo poderiam alcançar um potencial que ele ainda desconhecia, por não saber de tudo o que é capaz. Além disso, também percebeu que a origem do descontrole de Ciclope se deve à questões psicológicas e não a um trauma físico, como ele acreditava.

Emma deixou a rivalidade de lado em Novíssimos X-Men e treinou a versão mais jovem de Jean Grey, trazida ao presente por Fera, a utilizar a sua telepatia. A jovem mutante desconhecia essa habilidade por conta das barreiras mentais impostas pelo Professor X. Por conta do treinamento de Emma, a versão adolescente de Jean foi capaz de alcançar um potencial muito maior do que a sua versão mais velha.


⊗ KATE PRYDE

A forma que Kate Pryde encontrou para retribuir tudo o que aprendeu com o Professor X e com os outros X-Men foi se tornar uma professora. Ela ensinou o seus alunos a lutar, controlar os seus poderes e a superar as suas dificuldades. Foi ideia sua pedir para que Emma Frost treinasse a jovem Jean grey.

De todos os alunos que o o Professor Xavier teve, talvez Kate tenha sido a mutante que mais absorveu seus ideias e, de quebra, aplicou seus conceitos melhor do que ele mesmo.

⊗ CICLOPE

Ciclope é conhecido por ser o principal líder dos X-Men. O mutante durante anos personificou o sonho de Charles Xavier, na busca pelo convívio com os humanos. Porém, com a situação dos mutantes ficando mais complicada ao longo dos anos, Ciclope viu a necessidade de ensinar os jovens a serem excelentes combatentes. Scott Summers é um ótimo estrategista e também ensinou os seus alunos como montar estratégias e planos para combates.


⊗ PROFESSOR X

Não poderia ficar de fora desta lista aquele que é o mais conhecido professor dos X-Men, já que sem ele nada seria possível. Charles Xavier tinha um sonho: ele acreditava na coexistência entre humanos e mutantes. Mas enquanto isso ainda estava longe de acontecer, criou a sua escola como um refúgio para mutantes serem quem são, aprenderem a controlar os seus poderes e utilizarem as suas habilidades para defender a si mesmos e a humanidade.

No caminho, Charles encontrou dificuldades e em alguns momentos usou de suas influencias – sejam econômicas e/ou psíquicas – para avançar ainda mais em seu sonho. Ele também certamente possui muitos erros com os seus alunos, mas o seu pioneirismo e os seus ideais seguem inspirando a muitos de nós, aqui fora dos quadrinhos.


Para você qual é o melhor professor? Achou que faltou alguém? Diga nos comentários!