QUADRINHOS

10 coisas que você pode não saber sobre a Saga da Fênix

A Saga da Fênix e a Saga da Fênix Negra juntas são o arco mais conhecido dos X-Men nos quadrinhos e talvez o preferido de 9 a cada 10 fãs. Mas será que você conhece os bastidores da história? O Universo X-Men listou 10 coisas que você talvez não sabia sobre a Saga da Fênix.


⊗ 1. O renascimento de Jean Grey

Jean Grey acabou deixando o grupo após o final de Giant Size: X-Men. Os editores sentiam falta da Garota Marvel (o seu codinome original) e desejavam trazer de volta para as histórias a primeira mulher da equipe. O problema é que eles consideravam a personagem um pouco datada. Para isso foi feito um trabalho de reformulação. A jovem Garota Marvel daria espaço a uma mulher adulta e poderosa, que passaria por uma evolução de seus poderes. A heroína ganharia um novo uniforme e um novo codinome para coroar o seu renascimento: Fênix.

⊗ 2. Um personagem como o Thor

Os editores da Marvel sentiam vontade de colocar os X-Men em aventuras espaciais e também desejavam inserir um personagem cósmico no grupo. A ideia era a de que ele fosse um análogo do que o Thor era para os Vingadores. Durante essas conversas veio a ideia de criar a primeira super-heroína cósmica. Acabaram juntando essas ideias com a necessidade de reformular a Garota Marvel. Assim surgia a Fênix.


⊗ 3. Radiação

Diversos heróis ganharam os seus poderes após entrarem em contato com radiação. É o caso do Hulk e do Quarteto-Fantástico, por exemplo. Então eles pensaram: “Se humanos comuns podem ganhar poderes quando submetidos à radiação, o que aconteceria se alguém que já tem super-poderes, como um mutante, fosse exposto à radiação?”.

A transformação de Jean Grey ocorre quando ela se expõe à radiação cósmica para trazer os seus companheiros de equipe em segurança para a Terra, após os escudos de proteção da nave em que estavam serem danificados. A Garota Marvel acreditava que seria capaz de se proteger com a sua telecinese. Entretanto, o seu plano não dá certo e ela acaba sendo atingida. Mas uma surpresa acontece: ao invés de morrer, a mutante retorna mais poderosa.

⊗ 4. O problema Fênix

A ideia promissora de ter um personagem tão poderoso na equipe logo se tornou um problema. A equipe criativa não conseguiu fazer com que a Fênix se encaixasse tão bem nos X-Men quanto o Thor havia se encaixado com os Vingadores. Ela era poderosa demais. A sua presença fazia com que os outros X-Men parecessem inúteis. Isso criou um dilema sobre o que fazer: afastá-la da equipe ou mantê-la?

⊗ 5. Surge a Fênix Negra

A Fênix acabou se tornando um problema por ser uma heroína muito poderosa, mas ela poderia se tornar uma ótima vilã. A ideia de um vilão se redimir e se tornar herói havia sido bastante usada, mas a ideia de um super-herói se corromper e ceder ao lado sombrio da força ainda era muito pouco explorada. O plano era que Jean Grey fosse aos poucos perdendo o controle sobre esses poderes imensos e se corrompendo ao longo de várias histórias. Seria a Jean Grey que todos amavam dando lugar a um outro ser.


E assim foi feito. Ao longo de várias edições nós acompanhamos esse poder crescendo e despertando o medo às pessoas a sua volta. Tudo isso é elevado quando o Mestre Mental e o Clube do Inferno aparecem e manipulam sua mente para controlá-la. Isso alimenta o lado sombrio do seu subconsciente. Após se libertar do controle mental, Jean Grey já não consegue mais retornar ao que era. Isso fez com que ela experimentasse desejos obscuros e o poder e ela queria mais. Assim surge a temível Fênix Negra.

⊗ 6. O genocídio

Um dos momentos mais impactantes e que define o resto da história é quando a Fênix Negra parte rumo ao espaço e se alimenta de uma estrela no caminho e causa uma supernova, que destrói em segundos um planeta habitado por bilhões de seres vivos inteligentes, além de destruir uma espaçonave no meio do caminho. Mas a ideia original do roteirista Chris Claremont era de que ela apenas se alimentasse da estrela como uma demonstração de seu poder e ameaça. O ilustrador John Byrne achou que isso não teria peso nenhum e teve a ideia de inserir a aniquilação dos D’Bari.

⊗ 7. O final original

Depois de descobrir o genocídio, a Guarda Imperial Shi’ar vai atrás da Fênix para eliminá-la e evitar que algo pior aconteça. Na Terra, os X-Men intervém e o Professor Xavier exige um combate para que eles tenham uma chance de salvar a vida de Jean, que agora estava sobre controle, após o Professor criar barreiras mentais. O desafio é aceito e os X-Men tem que enfrentar guerreiros de diversas raças alienígenas. Ao final da história original, a Imperatriz Lilandra encontraria um jeito de salvar a vida de Jean. Uma máquina retiraria os seus poderes e a Fênix iria embora. A história encerraria com uma Jean Grey sem poderes casada com Scott e longe da equipe vivendo uma vida tranquila. A imagem acima faria parte da edição seguinte ao término da saga.


⊗ 8. A Fênix deve morrer

O editor da Marvel leu a edição em que Jean Grey destruía o planeta e ficou horrorizado. A conclusão da história estava pronta e se encaminhando para a impressão. Ele leu os rascunhos e exigiu que o final fosse mudado. Uma pessoa não poderia provocar um genocídio e viver a sua vida como se nada tivesse acontecido. Ela precisava pagar de alguma forma. Ele sugeriu que Jean Grey fosse aprisionada em um meteoro para sempre. Chris Claremont não gostou da ideia. Depois de uma discussão sugeriu, em forma de deboche, que a Fênix deveria se sacrificar e o editor concordou.

Chris Claremont e John Byrne tinham pouco tempo para alterar o final. A solução encontrada por eles foi a que todo mundo já conhece. Quase todos os X-Men são derrotados durante o confronto e só resta Scott e Jean. Ciclope é atingido por um dos alienígenas e a mutante, que achava que o seu amado havia morrido, perde novamente o controle e a Fênix Negra retorna. Os alienígenas e os X-Men unem forças e novamente ela é derrotada e Jean retorna à consciência. A mutante percebe que não importava o quanto ela tentasse resistir, a Fênix poderia sempre retornar, e se ela perdesse o controle por um segundo se quer, algo catastrófico poderia acontecer. A heroína entende que o único jeito de resolver isso é se sacrificando.

⊗ 9. Sem Força Fênix

Na época em que a história foi originalmente escrita, o conceito era o de que os poderes de Jean Grey haviam evoluído e ela havia perdido o controle sobre eles. Fênix era o codinome adotado por Jean Grey e não uma entidade que havia se apossado sobre ela. Isso fica muito claro quando vemos os balões de pensamento da Fênix Negra e dos dilemas que ela enfrenta sobre eliminar os seus companheiros ou resistir. A única voz ali é a de Jean Grey.

Tudo muda quando surge a ideia de trazer a personagem na X-Factor anos mais tarde. Era necessário encontrar uma solução para tirar a culpa de Jean Grey sobre os seus atos. Surge então um retcon. Agora, a história é de que a mutante havia entrado em contato com um ser chamado Força Fênix, que salvou sua vida durante a missão espacial.


Só que ao invés de possuir a mutante e aos poucos assumir o controle sobre o seu corpo, como muitos podem imaginar, o ser cósmico a deixou repousando dentro de um casulo em um rio e clonou o seu corpo. Dessa forma, quem viveu toda a Saga da Fênix e da Fênix Negra não foi Jean Grey, mas sim um clone seu criado pela Força Fênix, que acreditava ser ela e que aos poucos foi perdendo o controle.

⊗ 10. Outros uniformes

Vários uniformes foram pensados até que se chegasse ao verde definitivo. A ideia mais pensada era de que o uniforme fosse branco com detalhes dourados. Entre essas opções temos um com partes do corpo amostra e outro com capa. É interessante notar que o visual azul acabou sendo reaproveitado na Oráculo, um dos membros da Guarda Imperial Shi’ar.


Você conhecia todos esses fatos? Não esqueça de nos contar nos comentários!