FILMES

XMEN20: Listamos 20 curiosidades do filme X-MEN 1 (2000) PARTE 2

Listamos mais 20 curiosidades do filme X-Men 1 (2000) que talvez você não tenha notado. Conheça as curiosidades do longa (PARTE 2)!


A saga de filmes dos X-Men é sem duvida alguma uma das franquias mais turbulentas dos cinemas, cheia de altos e baixos, ao longo desses 20 anos os filmes emplacaram 7 longas de equipes e mais alguns solos, faturando ao todo mais 3 bilhões de dólares.

Há alguns meses listamos para vocês 10 curiosidades sobre o filme que talvez vocês não conhecessem, dessa vez listamos mais 20 desse que foi o segundo filme de equipe dos mutantes!

Sem mais delongas vamos a nossa lista, conheça as 20 curiosidades de X-Men 1 (2000) que talvez você não tenha notado, PARTE 2!


⊗ 1. KEVIN FEIGE ERA O CONSULTOR DOS MUTANTES!

Okay, sabemos, essa talvez seja a curiosidade mais conhecida da lista, mas deixamos de fora da primeira lista então tínhamos que inseri-la nela, ainda mais agora que os X-Men voltaram para a Marvel Studios depois de 8 anos longe de casa.

Kevin Feige, o cara hoje responsável não só pela Marvel Studios, mas por todo o Universo Marvel em si – seja quadrinhos, filmes, séries, jogos e merchandisings – foi o consultor de HQs nesse filme. Ele era o especialista sobre os mutantes no set.

Feige não só traçou planos para a franquia, como ele até teve que brigar para que o Wolverine tivesse aquele cabelo parecido com o dos quadrinhos. Brigou também para ter os uniformes, mas essa luta ele não venceu. Ou seja, a Fox perdeu a chance de ter um universo compartilhado antes mesmo da Disney…



⊗ 2. X EM TODO LUGAR!


Essa aqui é quase difícil de perceber, mas apesar de ter sido “notada” em 2014 com o trailer de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, a FOX já havia brincado com o X da franquia no primeiro filme.

Durante a abertura do longa com a apresentação da falecida logo da 20th Century Fox Studios, o “X” da Fox demorava um pouco mais para sumir, ficando brilhante no escuro.

É interessante também citar que o X presente na porta do cérebro, representando o Professor X, aparece um pouco antes do X “criado” por Magneto nos campos de concentração, quando manifestou seus poderes pela primeira vez.



⊗ 3. A VIAGEM DA VAMPIRA!


Anna Marie, antes mesmo de se descobrir como Vampira, planejava fazer uma longa viagem com seu namorado até as Cataratas Canadenses momentos antes de seus poderes aflorarem e ela coloca-lo em coma…

No entanto isso não a impediu de seguir com o trajeto. Vampira foge de casa e ocasionalmente se encontra com Logan justamente porque ela começou a fazer a sua viagem. Ou seja, era destino eles se encontrarem.



⊗ 4. GEORGE BUZA, O DUBLADOR ORIGINAL DO FERA!


Esse easter egg é mais internacional. George Buza, a voz original por trás do Fera de X-Men: A Série Animada fez um cameo em X-Men 1 como um dos personagens que “ajudam” a Vampira durante a sua viagem. 

Ele é o cara que primeiramente dá carona para Vampira até a cidade onde o Wolverine mais tarde se esbarra com ela. Não só isso, mas o George também estava presente – mas dormindo – na cena do bar onde o Wolverine se vê exposto como mutante.



⊗ 5. O JOGO DE CÂMERA ENTRE CHARLES E ERIK


Bryan Singer como diretor consegue se destacar por muitas qualidades. Assim como M. Night Shyamalan, Singer presa muito por cenas e takes de diálogo e que envolva um posicionamento de câmera mais intimo, para dar imersão.

No primeiro filme dos X-Men, entre a primeira cena de Charles e Erik, a uma linha “invisível” que separa os ângulos entre ambos os personagens. Não só isso, mas enquanto Charles é agraciado com um posicionamento de câmera com luz, o de Erik é escuro e sombrio.

Isso nada mais é que um contraste entre as duas ideologias dos personagens. Ambos estão totalmente corretos em suas falas, mas cada um visualiza um futuro diferente, por isso o contraste entre eles.



⊗ 6. JEAN GREY, UMA MÉDICA E DIPLOMATA


Em X-Men 1, muitos mutantes conhecidos não foram apresentados de imediato, isso porque o orçamento do longa não permitia. Um deles é o Fera, um mutante geneticista e também um diplomata que tem como mutação ter uma pelagem azul e uma forma animalesca.

Como não era possível ter o Fera no filme como parte do “Dr.” dos X-Men, o título foi atribuído a Jean Grey, que assumiu não só o lado diplomata do Hank como também ganhou o título de “doutora” por ser uma médica mutante.

Interessante que mais tarde, isso foi atribuído a Jean Grey da animação X-Men: Evolution, onde ela chegou a demonstrar várias características do Fera como diplomacia; e mais tarde comentou com o Professor que queria seguir na carreira de medicina, se especializando em genética.



⊗ 7. AS PREVISÕES DO SENADOR KELLY


Durante o seu monólogo contra a Jean Grey no início do filme, Kelly cita a ficha da mutante Kate Pryde, dotada com a capacidade de ficar intangível e atravessar objetos.

E ele ainda indaga a Jean questionando, o que impediria ela de entrar na Casa Branca e assassinar o presidente? Bem, #KellyWasRight, pois é isso mesmo que acontece no início do segundo filme.

Mas não foi a “Kitty”, e sim o Noturno, que sob o efeito do controle do General Stryker, invade a Casa Branca e tenta assassinar o presidente americano.



⊗ 8. HUGH JACKMAN APRENDEU OS INSTINTOS DO WOLVERINE


Para vivenciar o Wolverine, Hugh Jackman passava horas do seu dia preparando o seu corpo e manter o físico do seu personagem. Mas o Hugh já vivenciava na pele do Logan durante o banho.


Na ideia de manter os instintos do Wolverine, Jackman tomava banhos gelados na medida que possível para deixa-lo sempre em alerta. O que é “engraçado”, visto que boa parte das locações do primeiro filme era em regiões geladas.


Mais tarde, durante a produção de LOGAN, ele revelou que manteve essa “simpatia” durante todos os filmes em que atuava como Wolverine. Assim que acordava tomava um banho gelado e vestia o Carcaju. Quanta dedicação!



⊗ 9. PROFESSOR X DAVA AULA SOBRE REFRAÇÃO DA LUZ


Durante o início do filme, quando o Logan chega no Instituto ele invade uma aula do Professor Xavier. Se você reparar bem no quadro negro a aula que estava sendo aplicada era sobre a refração da luz.

Mais tarde, durante o terceiro ato do filme, Magneto tira sarro do Ciclope por tentar incentivar a Tempestade em eletrocutar o vilão estando eles dentro de um enorme salão feito de cobre, um fácil condutor de eletricidade.

E pergunta se eles não estudam já que vivem em um Instituto Educacional. Logo depois Jean, usando sua telecinese, simula uma refração de luz ao segurar a energia concussiva disparada pelo Ciclope contra o Magneto. E mais uma vez a educação vence.



⊗ 10. A PRIMEIRA MIRAGEM


Apesar de vários problemas, Novos Mutantes finalmente estreou no exterior e tem rumores de que pode sair nos cinemas brasileiros a partir do mês que vem. E como já esperávamos, a verdadeira protagonista do filme é a Dani Moonstar, nossa Miragem.

O que não sabíamos é que Miragem já havia aparecido nos filmes lá em 2000 como um cameo. A atriz Cheryl De Luca, mestiça do grupo de povos indígena Anishinaabe e Métis, foi a primeira Dani Moonstar nos cinemas.

E apesar desse cameo quase não ter sido notado, é interessante notar que até mesmo as vestimentas civis da primeira Miragem se assemelham com a da Blu Hunt, atriz presente em Novos Mutantes. Representatividade importa sim!



⊗ 11. O SOTAQUE DA TEMPESTADE


Ainda falando de representatividade, ao longo de todo o X-Men 1 Halle Berry que atuava como Tempestade, uma mutante americana mas que viveu toda a sua infância entre o Quênia e o Egito, destacava um sotaque queniano em suas falas.

Acontece que apesar do filme ter recebido excelentes críticas positivas, entre as negativas se destacavam o “péssimo” sotaque que a personagem tinha, soando até ofensivo. Tanto que nos seguintes filmes o sotaque foi totalmente erradicado da personagem.

Além do sotaque, a Ororo da Halle vestia também roupas inspiradas na África Oriental, mas que também sumiram do seu guarda-roupa nos filmes seguintes.



⊗ 12. A AULA DE HISTÓRIA DA TEMPESTADE


Não foi só a aula do Professor que se encaixou como uma “previsão” do roteiro, mas a da Tempestade também. Em uma cena deletada de X-Men 1, enquanto Ororo ensinava a história do Império Romano para seus alunos.

Na cena a Ororo falava que por anos o Império Romano perseguiu e matou os cristãos, mas que aos poucos o Império Romano foi aceitando-os. E ela indaga, o que fez o Império Romano aceitar os cristãos? O Império se tornou cristão.

Não necessariamente nesse contexto, mas o líder do Império Romano, Constantino Magno, se converteu ao cristianismo e aos poucos, graças a influência dele, o Império passou a aceitar os cristãos.

E aqui entra o Magneto que buscava fazer a mesma coisa. Durante a conversão da ONU, onde vários líderes de nações estariam presentes, Magneto transformaria todos eles em mutantes através de mutações forçadas, fazendo assim que com o tempo tempo os mutantes fossem aceitos tal qual foi com o Império Romano.



⊗ 13. MÍSTICA, A PRIMEIRA MULHER MARAVILHA

Essa não é uma curiosidade oficial, mas sim algo que foi notado pelos fãs de ambas as franquias: X-Men e Mulher Maravilha. O falecido Michael Kamen, que foi o responsável pela trilha sonora de X-Men 1, era muito famoso e um excelente músico disputado por diretores de Hollywood.

E ele puxando várias inspirações de sua banda de rock, produziu a trilha sonora de apresentação da personagem Mística. Com uma guitarra elétrica marcante e um beat de origem egípcia no meio, cravou com sucesso a inserção da Mística na franquia.

Acontece que mais tarde Hans Zimmer, um dos responsáveis pela trilha sonora de Batman vs Super, usou de uma sample idêntica a utilizada pela Mística para inserir a Mulher Maravilha no combate contra o Apocalipse, e por incrível que pareça, também cravou com sucesso a inserção da personagem da DC.

Sendo homenagem, inspiração ou não, é sabido que Hans é fã assumido do Michael, então não podemos assumir – e se quer teremos uma resposta oficial sobre o caso, mas tá ai, mesmo estando falecido a composição de Michael foi marcante o suficiente para as duas personagens.



⊗ 14. O FUNCIONÁRIO DO SENADOR KELLY


Por incrível que pareça, o personagem que é secretário do Senador Kelly é na verdade um personagem oficial dos quadrinhos, Henry Peter Gyrich.

Gyrich é na verdade um contato do governo dos Estados Unidos que é contra a comunidade sobre-humana, mas que nos filmes foi inserido como alguém que divida os mesmos preconceitos que Kelly tem contra os mutantes..

Acontece que a Mística estava disfarçada como Gyrich a um bom tempo, e o Magneto até fala sobre isso no decorrer do filme. Mas ao fim do longa, em um noticiário de TV, é dito que o corpo de Gyrich foi encontrado mutilado por um urso… Mas talvez tenha sido por um Dentes de Sabre… Apenas dizendo.



⊗ 15. FALTOU TERROR


Após ter sido alvo do primeiro teste de mutação forçada do Magneto, Senador Kelly ganha a habilidade de se tornar algo semelhante a uma Água-Viva. Desesperado, ele busca pelos X-Men.

Acontece que o corpo de Kelly não consegue suportar essa nova mutação, então ele começa a definhar. Na cena, enquanto seu corpo ia se desfazendo e uma espécie gelatinosa até se tornar totalmente líquida, ele se afoga em seu próprio corpo.

A cena originalmente foi pensada pelo diretor de efeitos especiais Sean S. Cunningham, em que ele queria que essa cena fosse totalmente de terror. Onde seria possível visualizarmos os órgãos internos de Kelly se estourando em bolsões de sangue entre vários gritos de agonia, não só dele mas da Tempestade. Bizarro!



⊗ 16. WOLVERINE INSPIROU PANTERA NEGRA


Uma das cenas de ação de X-Men 1 mais memoráveis é a batalha entre Dentes de Sabre e Wolverine. E tem um momento em específico, onde Logan usa as suas garras e gira em torno de um dos arpões da coroa da Estátua da Liberdade para não cair.

Essa cena é genial e arrancou vários gritos de excitação nos cinemas da época, mas talvez o que você não soubesse é que ela foi uma dica do próprio Kevin Feige. Sim, ele mesmo sugeriu que o Wolverine fizesse isso.

Mais tarde, no primeiro filme solo do Pantera Negra, entre a batalha final do Killmonger e do Rei T’Challa, ambos vestindo seus trajes, ocorre uma cena igual. Kevin Feige faz tudo!

PS: “Na minha cultura a morte não é o fim. É mais um ponto de partida“.

T’Challa, Capitão América: Guerra Civil. Descanse em paz, Chadwick Boseman!


⊗ 17. A ICÔNICA FRASE DO SAPO


Kevin Feige não foi o único “especialista” da Marvel que passou pela FOX. Antes de assumir a direção e o roteiro de Vingadores (2012), Joss Whedon havia escrito a primeira versão do roteiro de X-Men 1, mas que foi logo rejeitada por ser muito “bobo”, pra não dizer o pior.

Mas algumas frases ainda foram mantidas como o Wolverine falando que e o Ciclope era um idiota para se “reconhecerem” perante a presença da Mística e a icônica frase da Tempestade contra o Groxo.

Mas na verdade ela tem um contexto. No roteiro do Whedon, as frases do Groxo basicamente seriam “Você sabe o que um sapo faz com sua língua?” ou “Você sabe o que um sapo faz com o seu muco”, e ele seria terrivelmente insuportável de se assistir.

E apesar de todas essas cenas nem terem sido de fato filmadas, a versão final com a resposta da Tempestade falando “O que acontece com um sapo” foi, no entanto era pra ela ser uma cena onde a Ororo debochava do Groxo, mas a Halle narrou ela como se tivesse arrasando… Bem, a sua maneira ela arrasou.



⊗ 18. O GROXO ERA UM SITH


A primeira versão do Groxo veio do ator Ray Park, que anteriormente havia ficado famoso por seu papel de Darth Maul em Star Wars – A Ameaça Fantasma.

Ray é um exímio praticante de artes marciais e um excelente acrobata. Características essas atribuídas ao Groxo. E durante o filme, especialmente em sua cena contra a Tempestade, o Groxo utiliza uma barra de ferro como bastão – ou sabre, fazendo movimentos iguais aos do Darth Maul.

Como nem tudo são flores, apesar de todo o talento Ray Park se mostrou um humano conturbado. Ao longo desse ano diversas acusações sobre ele foram parar a internet, acusações essas que nem nos cabe a citar de não nefastas.



⊗ 19. A INVASÃO DO INSTITUTO DE X-MEN 2


Durante os minutos finais de X-Men 1, vemos Xavier e Erik jogando uma partida de xadrez enquanto discursam um monólogo sobre Xavier não ter medo do Instituto ser invadido.

Xavier, sendo totalmente pacifista, alega que isso é um dos maiores temores dele, mas na verdade ele tem pena da pobre alma que queira invadir uma escola repleta de alunos com poderes poderosos e danosos sem nenhuma experiência.

Acontece que esse é um dos pontos chaves do roteiro de X-Men 2, quando Stryker decide invadir o Instituto Xavier para capturar os mutantes para estudo além de roubarem o cérebro.



⊗ 20. O JOGO DE XADREZ


Um especialista em xadrez que gosta da analisar as diferentes jogadas em diversos filmes, analisou a cena em que Charles e Erik jogam.

Ele percebeu que, enquanto Erik valorizava as suas peças mais importantes e sacrificava as fracas, Charles sacrificava suas peças importantes, inclusive deu a sua Rainha – a peça mais importante do jogo – para preservar um único Peão.

Isso nos reflete diretamente em duas situações: A primeira em X-Men 2, quando Xavier perde a sua estudante “mais poderosa” – Jean Grey, e em contrapartida consegue um “acordo” com o presidente americano para preservar as vidas mutantes.

Para o especialista, os Peões de Xavier poderiam ser visto também como os humanos, onde o Professor avalia uma convivência mútua entre humanos e mutantes e por isso entende a importância das peças menores.

Já para Magneto, nos remete a sua fala clássica em X-Men: O Confronto Final, quando ele fala que “Em um jogo de xadrez, os peões vão primeiro”. O peão que Erik diz aqui são mutantes fracos e tolos que ele conseguiu manipular, além dos próprios humanos que ele tanto despreza.


Estas são apenas algumas das curiosidades do filme, conhece outras? Nos diga nos comentários e talvez montamos uma PARTE 3. Fique ligado no Universo X-Men para curiosidades dos outros filmes da franquia!

Ainda não nos segue no Instagram? Clique AQUI!