SÉRIES

Descubra como foram as participações dos X-Men no desenho do Homem-Aranha

Inúmeros super-heróis da Marvel fizeram participações especiais em X-Men: A Série Animada. Capitão América, Máquina de Combate, Nick Fury, Doutor Estranho, Miss Marvel, Pantera Negra e muitos outros deram o seu ar da graça no desenho. Contudo, há um herói bastante conhecido, cuja participação na animação dos mutantes é apenas uma mão lançando teias. O Cabeça de Teia não teve muito espaço no desenho dos filhos do átomo, porém, em “Homem-Aranha” (1994), animação solo dele, os X-Men apareceram em 2 episódios. É justamente sobre esses 2 episódios que falaremos abaixo.


⊗ 1. Morte aos Mutantes
Os X-Men em Homem-Aranha

Com produção do icônico Stan Lee e de Avi Arad, esse é o primeiro episódio do crossover em duas partes entre o Homem Aranha e os X-Men. Com roteiro de John Semper e J.M. Dematteis, o enredo é baseado na primeira edição da história em quadrinhos “Spider-man: Mutant Agenda” de Steven Grant.

Alguns episódios antes, o Dr. Connors revela que o Homem-Aranha começou a sofrer mutações ainda mais severas, motivo pela qual seus poderes desapareceram brevemente. Assim, Peter está apavorado com a possibilidade de se transformar em uma aranha por completo. A fim de buscar uma cura, ele se dirige à Mansão X, para conversar com Charles Xavier e tentar resolver seu problema.

Homem-Aranha

Contudo, a chegada abrupta de Peter nos arredores da mansão ativaram o sitema de segurança capturando-o. Acreditando que o Aranha é um invasor, os X-Men iniciam uma caçada, até que o herói se vê preso na sala do perigo. Com a sala ativada, o Homem-Aranha enfrenta as Sentinelas holográficas e acaba perdendo, assim, os X-Men precisam entrar em ação para salvá-lo.

Vampira e Homem-Aranha

Enquanto parte dos X-Men (Ciclope, Tempestade, Wolverine, Vampira, Gambit e Fera) lutam com os robôs, Jean Grey vai para a sala de comando e desliga a sala do perigo. Assim que essa batalha termina, Professor X chega e conversa com Peter, explicando que não pode curá-lo, visto que ele apenas treina mutantes, não os cura. Revoltado, o Homem-Aranha parte do local.

Tempestade salvando Homem-Aranha das Sentinelas

⊗ 2. Fera e o Dr. Landon

Quando Peter está quase saindo da propriedade da Mansão, Fera aborda o herói e fala sobre a existência de um homem que pode curá-lo, Herbert Landon, que está trabalhando em uma cura para mutantes. Assim que o Aranha aceita o conselho e vai embora, no entanto, Fera é capturado por homens desconhecidos.

No dia seguinte, Wolverine percebe a ausência de Hank e passa a investigar a saída dele da Mansão. O rastreio de Logan o leva até a empresa de Landon, encontrando com o Homem-Aranha no local. Wolverine acredita que foi Peter quem sequestrou Fera, os 2 lutam até que o Carcaju finalmente é convencido de que o Aranha não é o vilão.

É revelado então que Landon era um antigo parceiro de Fera, e que a pesquisa sobre a cura mutante foi iniciada pelo próprio Hank McCoy. O cientista mutante, após causar sua própria transformação, desistiu do que estava fazendo, mas Hebert utilizou os dados da pesquisa de Fera para criar um soro que destrói mutantes. O episódio termina com Landon prometendo que testará o soro no próprio Fera.


⊗ 3. Morte aos Mutantes Parte 2

Nesse segundo episódio baseado em Spider-Man: The Mutant Agenda edições 2 e 3, Wolverine e Homem-Aranha invadem a instalação em busca de Fera e conseguem encontrá-lo. Após uma grande batalha contra os soldados de Landon, os heróis finalmente saem vitoriosos. Contudo, durante a batalha o cientista genocída acaba caindo no tanque de seu próprio soro e é transformado em uma criatura monstruosa que se alimenta de energia elétrica.

O monstro Landon sequestra Genevieve, sua assistente, e foge do local, indo para a praça Times Square, onde é atacado por policiais. É aí que os outros X-Men finalmente também entram em ação.

Então, Fera e Homem-Aranha juntos conseguem arrumar uma solução para causar um curto circuito no sistema nervoso do monstro, enquanto Tempestade, Jubileu e Gambit salvam Genevieve. Vampira por sua vez amarra o fio que dará o curto no monstro, assim, de dentro do Pássaro Negro, Ciclope tenta puxar Landon para fora da cidade, mas o monstro que se tornou gigante fica pesado demais para o veículo. Jean Grey é esquecida no churrasco e não faz absolutamente nada.

É aí que Genevieve, a assistente de Dr. Landon que estava tentando ajudá-lo a exterminar os mutantes, acaba se revelando uma telecinética e impede que o veículo e o monstro desacordado caiam (nem pra Jean ajudar, preguiçosa). Assim, tudo fica a salvo e Fera promete apresentar Genevieve ao Professor X para que ele possa ajudá-la. Enquanto isso, Peter vai em busca de outra cientista para tentar resolver seu problema.


⊗ 4. Onde assistir?

Oficialmente, esses dois episódios podem ser encontrados no Disney+ sendo respectivamente o episódio 4 e 5 da segunda temporada de “Spider-Man”. Contudo, eles também podem ser encontrados em baixa (baixíssima) qualidade no youtube, confira os links abaixo.

Parte 1

Parte 2


Afinal, você já haviam assistido a esses episódios? Diga o que acha deles nos comentários.