FILMES

NOVOS MUTANTES: Diretor comenta sobre a etnia de Mancha Solar no filme

A escalação de Henry Zaga como Mancha Solar, um personagem afrobrasileiro, em Novos Mutantes causou polêmica e críticas quando anunciada em 2017.


Recentemente, o diretor Josh Boone falou sobre o assunto pela primeira vez durante uma entrevista concedida ao Gizmodo:

“Você não terá nenhuma reclamação minha. O meu objetivo era escalar alguém que realmente fosse brasileiro e eu vi 300 [atores] negros, latinos e de pele clara. Eu vi de todas cores de pele. Foi o mesmo com Blu Hunt. Nós vimos 300 [atrizes] nativas americanas e pessoas muito próximas à comunidade nativo americana. O meu objetivo foi encontrar o melhor ator e que conseguisse ser o mais próximo da minha visão para o personagem. Não havia ninguém que se comparasse ao Henry. Talvez se o Henry não existisse, nós teríamos encontrado alguém com a pele escura e que se encaixasse naquilo que precisávamos. Mas nunca foi sobre a cor da pele dele para mim.”


O diretor falou que fez testes com atores brasileiros de diversas etnias:

“Eu não liguei muito sobre o que eu ouvi sobre racismo no Brasil, sobre pele clara versus pele escura. Eu queria representar o Brasil de um jeito positivo e queria encontrar alguém que parecesse ter nascido em berço de ouro, que tem um pai rico [tal como o personagem Roberto da Costa]. [Henry] apenas exemplifica todas essas coisas.

“Henry é um ator muito dedicado e você pode ver isso em The Stand, onde ele interpreta alguém que não fala e nem escuta, e ele dedicou muito tempo a aprender a língua de sinais e também a aprender com pessoas surdas, o que é ótimo. Ele é um ser humano incrível e eu desafio qualquer um a dizer que Henry não é um bom Roberto simplesmente por causa da sua pele clara.”

⊗ Mudança na origem

Com a escolha de Henry Zaga para o papel, o roteiro do filme acabou eliminando o conflito racial que faz parte da história de Roberto.

Nos quadrinhos, Roberto da Costa é um jovem negro e rico jogador de futebol brasileiro que teve os seus poderes despertos após sofrer ataques racistas do time adversário durante uma partida.

O que você achou da declaração do diretor sobre a etnia dos personagens? Deixe abaixo sua opinião nos comentários.