FILMES

10 coisas que X-Men: Fênix Negra NÃO adaptou

X-Men: Fênix Negra do ano passado marcou o fim da longa franquia dos X-Men da Fox e a segunda adaptação do famoso e aclamado arco em quadrinhos dos X-Men, A Saga da Fênix Negra. Ao contrário de X-Men III: O Confronto Final, que levou poucos elementos do material de origem, X-Men: Fênix Negra veio com a proposta de uma fidelidade maior.


Mas mesmo que se incline mais para os quadrinhos, o filme deixou vário fatos e eventos interessantes sobre Jean Grey, sua persona Fênix e a saga como um todo de fora. Agora que a Marvel recuperou os direitos dos X-Men, esses detalhes podem chegar às telonas num futuro, mas por enquanto, aqui estão 10 fatos sobre Jean Grey e a Fênix que X-Men: Fênix Negra deixou de fora.

10. A morte dos D’Bari pela “Jean”

No filme, Jean aprende mais sobre os poderes cósmicos dentro dela através de Vuk, líder dos D’Bari e seus asseclas, aqui eles são uma raça alienígena que busca usar os poderes cósmicos de Jean para reviver seu planeta.

No entanto, na HQ eles não tinham quase nada a ver com a Fênix Negra, além da má sorte de terem sido mortos em decorrência dos atos dela (o qual falaremos mais a baixo). Seu único propósito na saga dos quadrinhos era dar a Jean uma contagem de corpos de mais de 5 bilhões de seres mortos.


9.  Raças alienígenas tentaram matar a Jean

Depois que os X-Men subjugam temporariamente a Fênix Negra, os mutantes são teletransportados para um tribunal intergaláctico, onde decretam que Jean Grey deve morrer por matar 5 bilhões de seres vivos.

Algumas das raças presentes na audiência são pilares da Marvel, como os Kree e os Skrulls. Liderando o julgamento estão os representantes do império Shi’Ar, que eram aliados dos D’Bari. O filme usa apenas uma das várias raças apresentadas na saga, e aconteceu de ser a que estava morta (E eles mal aparecem em sua forma original).


8. Fênix Negra devora estrelas

Jean Grey pode ter sido possuída por uma das forças mais poderosas da galáxia, mas ela ainda precisava comer. Usar seus imensos poderes drenou sua energia, então ela comeu a primeira estrela que encontrou: o sol do sistema D’Bari.

A Fênix consumiu o sol do sistema tão rápido que as populações dos planetas não tiveram tempo de reagir ou mesmo perceber o que estava acontecendo. Para ela, esse genocídio massivo foi tão fácil quanto rasgar papel. É uma pena que os filmes nunca tenham mostrado Jean comendo um sol.


7. Elementos espaciais

Assim que foi confirmado que o novo filme da franquia seria sobre a Fênix, VÁRIAS promessas foram feitas pelos produtores do filme, especialmente Simon Kinberg, roteirista e diretor do filme, de que o filme iria abraçar o lado espacial dos X-Men e ser uma ópera cósmica. Acontece que não.

No filme, cenas espaciais se limitam apenas aos limites da atmosfera terrestre. A Jean viajando pelo espaço sideral¿ não tivemos. Os X-Men na gigante nave espacial dos Shi’ar¿ não tivemos. A enorme batalha na lua em defesa da vida de Jean¿ Ehh, também não.

6. O nome da Fênix

Depois de aparentemente voltar dos mortos durante a última missão de resgate dos X-Men no espaço, os alunos da escola de Xavier começaram a chamar Jean de “Fênix”. Nenhum dos personagens a chama explicitamente (ou o poder) de “Fênix”, embora a imagem do pássaro flamejante apareça ao final do filme (e só).


Nos quadrinhos, a entidade cósmica se autodenomina a “Força Fênix”, e Jean Grey adota o nome quando se funde com ela. Por um tempo, Jean (agora mais poderosa) ficou conhecida como Fênix, e isso serviu como base para a Saga da Fênix Negra.

5. A Força Fênix é um ser senciente

A Força Fênix é um ser senciente que acabou sendo corrompido quando seu hospedeiro, “Jean”, sentiu o gosto do mal pela primeira vez, graças ao Mestre Mental. Jean até a comparou a um simbionte que a estava incitando a cometer mais atrocidades para satisfazer sua fome crescente.

No filme, no entanto, a Força Fênix é uma nuvem misteriosa de poder cósmico destrutivo que por acaso passou pela Terra. Fosse o que fosse, ele destruiu o planeta dos D’Bari e agora Vuk quer usá-lo para ressuscitar o planeta, apesar de nunca ter sido esclarecido como exatamente ela pode fazer isso.

4. O Clube do Inferno despertou a Fênix

Jean se transforma na temida Fênix Negra somente após coerção e corrupção, e o corruptor muda dependendo de qual história é seguida. Enquanto Vuk manipulou a Jean no filme, foi a atuação do Mestre Mental e do Clube do Inferno nos quadrinhos.


Jason Wyngarde queria trazer à tona o lado maligno de Jean (chamado de Rainha Negra) para que o Clube do Inferno pudesse ganhar um novo aliado, e ele o fez manipulando sua mente. Isso funcionou muito bem e despertou todo o potencial da Fênix Negra, cujo primeiro ato com suas habilidades ampliadas foi quebrar a mente do Mestre Mental, deixando-o louco.

3. Jean Grey era a Fênix antes de ser Fênix Negra

No filme, Jean é possuída pela energia cósmica desforme que amplifica suas já fortes habilidades telecinéticas e telepáticas. Ela mal consegue controlar isso, liberando sua persona mais poderosa e assustadora como resultado.

Por outro lado, Jean foi capaz de manter seus poderes fortalecidos sob controle por um longo período de tempo nos quadrinhos. Usando o codinome “Fênix”, Jean salvou todo o universo da destruição total e provou ser uma das mutantes mais poderosas dos X-Men. O filme ignorou isso, pulando imediatamente para a trágica ruína de Jean do heroísmo ao mal, sem nenhum crescimento como nos quadrinhos.


2. Jean Grey aceitou a Força Fênix

A transformação de Jean em Fênix não apenas a tornou mais forte, mas mostrou o quão longe ela iria para salvar sua família. Quando a Força Fênix diz que seus poderes podem matar seu hospedeiro, Jean voluntariamente deixa que ela a possua para salvar as vidas dos X-Men. Isso impressiona a Força Fênix e empresta a Jean sua força. E a personagem abraça e aceita esse poder, e fica em paz com ele por um bom tempo.

No filme, no entanto, a energia cósmica possui Jean porque ela estava em seu caminho. Vuk diz que estava procurando por um hospedeiro, mas é difícil ignorar um catalisador que só aconteceu por causa do “lugar errado na hora errada”.

1. Jean não morreu no final

X-Men: Fênix Negra termina com Jean evoluindo e deixando a Terra. Nos quadrinhos, ela se suicida para salvar a todos, uma morte que é considerada uma das mais trágicas das HQs. É importante notar que o evento marcante só aconteceu porque a Marvel Comics queria que a Jean fosse punida por ter matado bilhões de seres.


Chris Claremont e o co-criador John Byrne planejaram originalmente deixar Jean Grey sobreviver, mas o editor Jim Shooter discordou, dizendo que fazer isso era o mesmo que deixar Adolf Hitler governar a Alemanha após a Segunda Guerra Mundial. Um frustrado Claremont fez uma réplica sarcástica de que ela deveria morrer, e Shooter surpreendentemente aprovou e endossou. O resto é história.

Fonte: ScreenRant