QUADRINHOS

As melhores histórias dos X-Men para novos fãs

Os X-Men são os um dos times mais famosos da Marvel, mas não podemos deixar de confessar que é muito fácil se perder meio a tantas histórias.

Com tantas realidades alternativas, trocas de corpos, spin-offs e viagens no tempo, os X-Men tornaram-se um dos mais notórios e, ao mesmo tempo confuso, equipes para se acompanhar no Universo Marvel. Apesar disso, o time ainda concentra os heróis mais amados e as maiores estrelas dos momentos mais épicos do Universo Marvel. 


Se você tem memórias das animações dos X-Men, filmes e ou dos bonecos da sua infância e quer aprender mais sobre os mutantes antes que eles entrem no MCU, aqui estão alguns dos melhores pontos de partida para aprofundar seu conhecimento: 

⊗ X-Men: A Segunda Gênese 

Ainda que os X-Men tenham sido criados nos anos 60, o time não estava completo até que personagens como Wolverine, Tempestade e Noturno se juntarem aos X-Men originais, como o Ciclope e a Jean Grey nos anos 70. 

A edição X-Men: A Segunda Gênese reúne o início da era mais celebrada dos mutantes. Entre descobrir o que aconteceu com a equipe orginal dos X-Men até o primeiro encontro da nova formação com Magneto, Tropa Alfa e a Força Fênix, esse é o começo da era moderna dos X-Men. Com trabalho de lendas dos quadrinhos como Dave Cockrum, Len Wein and John Byrne, esse volume contém o início da jornada de 17 anos do escritor Chris Claremont a frente das histórias dos X-Men. 


⊗ X-Men: Season One 

As histórias de Stan Lee e Jack Kirby são partes essenciais da história do Universo Marvel. Elas introduzem personagens icônicos como Magneto, Ciclope e Professor X, mas pode-se dizer que são histórias mais adaptadas ao contexto da época na qual foram lançadas e talvez não agradem os leitores de hoje em dia. 

Apesar disso, X-Men: Season One, de Dennis Hallum e Jamie McKelvie, revisitam a versão original de X-Men com uma sensibilidade e adaptação moderna. Com uma arte vibrante, o quadrinho foca na adolescente Jean Grey e seus amigos X-Men criando relacionamentos, entendendo o que significa ser mutante no Universo Marvel e também conhecendo alguns dos principais vilões pela primeira vez. 


⊗ Novos X-Men: E de Extinção

Depois de proteger um mundo que os odiava e temia como super-heróis por anos, os X-Men evoluíram para algo diferente nos anos 2000. Logo após estrearem no cinema, o aclamado Grant Morrison e um grupo de artistas liderados por Frank Quitely lançaram os X-Men em uma nova era com únicas e sofisticadas histórias. 

Novos X-Men: E de Extinção, reúne o começo da história de Morrison e Quitely, na qual o time passa do status de apenas super-heróis. Os mutantes transformaram-se da noite para o dia celebridades e o instituto de Xavier abre as portas como nunca antes, e os mutantes encaram dessa vez Cassandra Nova, uma vilã com uma misteriosa conexão com Professor X. 


⊗ Surpreendentes X-Men 

Depois de criar shows como Buffy e Firefly, Joss Whedon mergulhou no mundo dos X-Men nos anos 2000. Ao lado do aclamado Cassaday, Whedon retornou os X-Men às raízes como super-heróis com humor e com revelações de cair o queixo que deixaram suas histórias famosas. 

Na, apropriadamente nomeada, Surpreendentes X-Men, os X-Men se reintroduzem no mundo “real” dos heróis. O time tem que enfrentar uma “cura” que pode remover os poderes mutantes e o time tem que enfrentar novas ameaças inclusive se unindo a velhos amigos em momentos impressionantes. 


⊗ X-Men: Gênese Mutante

Durante a série animada dos X-Men, foram lançados centenas de bonecos e vídeo games como Marvel vs. Capcom. Os X-Men foram uma força imbatível na cultura pop dos anos 90, e podemos dizer que X-Men: Gênese Mutante formou a base sólida para que isso ocorresse.  

Essa coleção nos traz um elenco estrelado de X-Men convivendo com ameaças como Magneto, Ômega Vermelho em histórias que misturam drama e muita ação. Enquanto é nostálgico para geração que cresceu vendo a animação dos X-Men na televisão, a arte de Jim Lee continua sendo dinâmica e enérgica assim como foi na época da sua primeira publicação.


⊗ X-Men: Grand Design 

Um dos projetos mais ambiciosos dos X-Men já publicados, o escritor e artista Ed Piskor recontou os 30 primeiros anos de histórias dos mutantes na recém completa edição de 3 volumes chamada X-Men Gran Design. A revista reúne as linhas do tempo em uma história contínua que oferece uma versão adaptada da história dos X-Men. 

O primeiro volume da trilogia cobre tudo desde o início da civilização, o nascimento de Charles Xavier e as aventuras de Wolverine na 2ª Guerra Mundial, além das aventuras do time original dos X-Men. Com a atenção de Piskor e estilo próprio, esse volume super denso da história é ideal para quem quer conhecer rapidamente os principais pontos da história dos mutantes, sejam novos ou antigos fãs. 

Gosto das recomendações? Compartilhe com quem mais possa gostar de ter esse guia definitivo de como começar a acompanhar os X-Men!

Fonte: CBR