QUADRINHOS

5 razões pelas quais os X-Men são a equipe mais importante da Marvel

Os X-Men são conhecidos por proteger um mundo que os odeia e teme, lutando contra o racismo e tentando mostrar às pessoas que dos mutantes não há nada a temer. A equipe já passou por altos e baixos, e depois de quase 60 anos continuam tendo uma relevância enorme no mundo dos quadrinhos. Aqui estão 5 motivos pelos quais eles são a equipe mais importante da Marvel:


× 1. Os X-Men constroem heróis

Uma das coisas que torna os X-Men tão incríveis é que a equipe ensina seus membros a usarem seus poderes e se tornarem heróis melhores. Quando um herói se junta aos Vingadores, ele geralmente já está desenvolvido e estabelecido. Com os X-Men, a maioria de seus membros são apresentados como inexperientes.

Os X-Men constroem heróis. Veja o Ciclope, por exemplo. Ele começou a vida como um órfão esquisito e inexperiente. Com o passar dos anos, ele cresceu tanto como homem quanto como herói, tornando-se um líder não apenas do time, mas também da própria espécie mutante. Ele cometeu erros? Claro, mas isso não muda o fato de que mesmo o Capitão América pensa que Ciclope é um dos maiores heróis do mundo, e se não fosse por sua época como um X-Man, nada disso teria acontecido.


Outro exemplo marcante é Kate Pryde, que foi a primeira “caçula” dos X-men, se juntou a equipe quando era apenas uma garota imatura de 13 de anos, ela aprendeu, cresceu, já foi ninja, já foi diretora da escola, já salvou o planeta inteiro sozinha e se tornou uma das mutantes mais conhecidas por defender a causa mutante.

× 2. Eles também são professores

O Instituto Xavier, além de sede dos X-Men, é uma escola. Mutantes de todo o mundo são trazidos para lá e aprendem a usar seus poderes da maneira mais segura possível. Os X-Men ministram aulas para esses jovens, ajudando-os a se tornarem adultos completos, sejam querendo se tornar membros da equipe ou apenas ter uma vida o mais normal possível

Os X-Men têm um dever duplo, tanto lutando contra ameaças humanas e mutantes, quanto ensinando os alunos a serem as melhores pessoas que puderem. E como todos sabem, os professores são os maiores heróis de todos eles.


× 3. Um poder mundial

Os X-Men têm um novo status quo, graças ao escritor Jonathan Hickman. Usando plantas da ilha mutante de Krakoa, que possuem propriedades altamente milagrosas, o professor Xavier estabeleceu uma nova nação para os mutantes e firmaram diversos tratados com muitas nações em troca dessas drogas benéficas. Os X-Men se tornaram algo que outra equipe da Marvel jamais foi, uma potência mundial. Os X-Men são um governo. Eles se tornaram o time mais importante do mundo.

× 4. As HQs mais vendidas

X-Men #1 de 1991 vendeu oito milhões de cópias. Oito milhões. Nenhum quadrinho antes ou depois fez números parecidos com isso. Mesmo antes disso, os X-Men eram a franquia mais vendida da Marvel, liderando as paradas de vendas e obtendo os melhores talentos da indústria.


Ao longo dos anos 80 e 90, os X-Men foram a principal superequipe do mundo. Os Vingadores e seus quadrinhos não estavam nem perto de ser uma competição para eles e só voltaram a se destacar em meados dos anos 2000. Mesmo agora, mais pessoas estão falando sobre os X-Men e seus quadrinhos.

× 1. Representatividade e Diversidade

Ok, se levarmos para um cenário macro, hoje dos Vingadores são donos da maior bilheteria de um filme no mundo. E isso é um feito que merece todos os méritos, mas há algo que sempre tornará os X-Men mais importantes: o significado por trás deles.

Os X-Men não são apenas um time de super-heróis reunidos para salvar o mundo. Eles são uma alegoria para o preconceito, a marginalização e a violência contra minorias. Isso dá à equipe muito mais significado do que os Vingadores jamais poderão ter. Gerações de leitores se identificaram com a equipe e suas lutas porque refletiram as lutas pelas quais passaram. Eles trouxeram representatividade e diversidade em uma época em que isso não tinha a devida importância.

Eles não são apenas o time mais importante na história da Marvel, mas provavelmente na história dos quadrinhos, porque sua mensagem de igualdade e empoderamento dos marginalizados é mais importante do que pessoas lutando em collants.

Fonte: CBR