FILMES

10 coisas de X-Men: Fênix Negra que foram adaptadas das HQs

X-Men: Fênix Negra do ano passado marcou o final da longa franquia dos X-Men da Fox. Uma das mais amadas histórias dos quadrinhos de todos os tempos ganhou sua segunda adaptação, e ao contrário da primeira tentativa em X-Men: O Confronto Final, a nova versão veio com a promessa de mais fidelidade aos diversos elementos da trágica história de Jean Grey (E como pudemos ver, não foi o suficiente).


O Universo X-Men listou 10 elementos dos quadrinhos que estão presentes no filme. Alguns desses elementos foram adaptados em circunstâncias diferentes ou até mesmo divididos em mais de um personagem/situação. Confira:

× 1. O despertar dos poderes

O primeiro ponto não foi tirado da Saga da Fênix Negra, mas ainda assim é um importante fato na história da Jean Grey. Nas HQs, Jean tem seus poderes despertados após a morte de sua amiga Annie Richardson, que é a atropelada por um carro enquanto as duas brincam, o acidente ativa os poderes da mutante que sente sua amiga morrendo através de seus poderes telepáticos. No filme, o fato foi adaptado para um acidente de carro envolvendo Jean e seus pais, a ativação de poderes dela que causa o acidente, e consequentemente a morte de sua mãe. Na cena teste de Sophie Turner para o papel, é revelado que durante o acidente Jean sentiu toda a morte de sua mãe, assim como da amiga nas HQs.

× 2. Missão espacial e o encontro com a Fênix

A história da Fênix dos quadrinhos se inicia em uma missão espacial dos X-Men, em que na tentativa de salvar a equipe de ser atingida por uma brutal tempestade solar, Jean assume o comando da nave e tenta usar sua telecinese para protege-la e levar todos em segurança pra terra, mas acaba sendo atingida pelas chamas as quais estava presente a força cósmica, e enquanto todos pensavam que o acidente havia matado a mutante,  ela ressurge, como uma Fênix . No filme, tudo acontece de forma semelhante, os mutantes estão no espaço numa missão de resgate de astronautas que foram atingidos pela estranha tempestade cósmica, para evitar que a força alcance seus amigos, Jean se sacrifica e acaba absorvendo toda radiação, se tornando a Fênix.


× 3. Morte da Mistica e o impacto do Genocídio

Essa foi uma adaptação feita em uma escala bem menos planetária. Nos quadrinhos, há um acontecimento que faz com que alguns dos X-Men hesitem em defender a Jean, ou pelos menos reflitam sobre se vale a pena lutar pela salvação da amiga, e que acaba dando uma mexida na equipe, tal fato é o genocídio de um planeta inteiro com bilhões de seres vivos como efeito colateral de uma supernova causada pela Fênix. No filme, o genocídio do planeta ainda está presente, mas em outras circunstâncias (falaremos mais em um dos pontos seguintes), e o fato que divide a equipe e põe em jogo a lealdade dos amigos perante a situação da Jean é dado pela morte da Mística, que acaba dividindo a equipe.

× 4. A Irmandade assume o papel dos Shi’ar

Aqui houve uma divisão de adaptação entre diferentes elementos. Nas HQs, motivados pelo genocídio do planeta, a guarda imperial Shi’ar é designada para eliminar Jean Grey e acabar com a ameaça da Fênix, no filme esse papel foi dado à Irmandade do Magneto (motivados pela morte da Raven), o fato curioso é que todos os membros dessa equipe do mal: Magneto, Selene e Lótus Escarlate já foram membros do Clube do Inferno nas HQs, outro elemento crucial na Saga da Fênix Negra.

× 5. Os D’bari

Lembram do planeta que foi destruído pela Fênix nas HQs citado anteriormente? Então, era o planeta o qual habitavam os D’bari, raça que foi extinta junto com ele, exceto por um habitante: Vuk. O alienígena depois de descobrir da destruição do seu planeta natal busca vingança pelos atos da Fênix. Após muito mistério, no filme descobrimos que os alienígenas da trama se tratam dos D’bari, e que a personagem da Jessica Chastain é a Vuk, no longa eles também tiveram o planeta destruído pela Fênix (fato que aconteceu muito antes da força possuir a Jean), e os habitantes restantes querem dominar esse poder. No filme eles são alienígenas transmorfos, habilidade mais conhecida pela raça dos Skrulls (rumores evidenciam que originalmente seriam a raça do filme, mas nas regravações foi mudado devido às semelhanças com Capitã Marvel).


× 6. Vuk e os D’bari assumem o lugar do Mestre Mental e do Clube do Inferno

Nos quadrinhos, Jean Grey é manipulada por Jason Wyngarde, o mutante capaz de criar ilusões mentais que não só ilude a Jean a fim de jogar ela contra os amigos, como também pretende manter sob controle o poder da Fênix, tudo numa trama de dominação mundial orquestrada pelo Clube do Inferno . No filme, essa figura manipuladora se dá pela Vuk que junto com os D’bari querem obter o controle do poder da Fênix para ressuscitar sua raça e dominar a terra. Diferente das HQs, ela não utiliza ilusões para manipular a mutante mas um discurso de aceitação e empoderamento. No filme, o local utilizado pelos alienígenas é um casarão em frente ao Central Park, assim como a sede do Clube do Inferno nas HQs.

× 7. De volta ao lar

Um fato que acontece nas HQs e em X-Men: O Confronto final é a batalha na casa da Jean. Em Fênix Negra a cena é adaptada novamente, dessa vez com um viés mais próximo dos quadrinhos, ao fazer a Jean ser renegada pelo seu pai e lutar contra todos os X-Men.

× 8. Luta pela vida da Jean

Nas HQs, os X-Men tentam impedir a execução da amiga em uma batalha contra os Shi’ar na lua. No filme, a batalha em defesa da mutante ocorre tanto contra Irmandade no Central Park (que também é cenário de uma batalha nas HQs) quanto contra os D’bari no trem.


× 9. Como uma deusa

Nos quadrinhos, antes de se tornar a Fênix Negra e uma assassina planetária, a Jean já estava bem familiarizada com a força Fênix e com todo seu novo status de divindade cósmica, inclusive ela utilizou o poder da entidade para salvar o universo da destruição! No filme, a Jean só aceita os poderes no final, quando ela finalmente evolui para a divindade das HQs. Infelizmente é a única cena em que vemos o pássaro. Contraditório, não?

× 10. Cristal

Por último, algo que aqueceu o coração dos fãs. A mutante capaz de transformar o som em diferentes ondas de luz teve sua primeira aparição durante a Saga da Fênix Negra das HQs e o filme resolveu fazer essa homenagem com uma rápida participação da personagem, marcando também sua estreia nos cinemas. Interpretada por Halston Sage, Cristal aparece em uma das cenas mostrando seus poderes e fazendo aquilo sabe fazer melhor: cantar, além do visual icônico da personagem que parece ter saído diretamente dos quadrinhos.

E você, o que achou do filme? Viu algo que deixamos passar? Deixe nos comentários!

Fonte: Marvel