FILMES

FÊNIX NEGRA: Emma Frost e Clube do Inferno estavam na primeira versão do filme

É comum na indústria cinematográfica os filmes passarem por mudanças durante a sua produção. Isto faz com que o resultado final que vemos nas salas de cinema seja muitas vezes diferente do concebido. Por este motivo, é sempre interessante ver artes conceituais para conhecer as diversas ideias que o diretor e a equipe de produção tiveram para um filme.


X-Men: Fênix Negra é um caso que desperta mais curiosidade. O filme passou por refilmagens que mudaram completamente o seu terceiro ato. Originalmente, a batalha final se passaria na Organização das Nações Unidades (ONU) e contaria com uma invasão alienígena realizada pelos Skrulls. As refilmagens moveram o terceiro ato de lugar e mudaram a raça dos alienígenas. No filme, a batalha acontecesse dentro de um trem que pertence a um serviço de contenção mutante, e tem início após alienígenas  D’bari invadirem o trem em busca de Jean Grey.

Devido ao fato de o final não ter sido satisfatório, muita gente questiona se o terceiro ato inicial tornaria o filme melhor. Muitos fãs torcem para que o final original seja disponibilizado de alguma forma.

Durante muito tempo, tínhamos poucas informações sobre como seria o terceiro ato. Sabíamos que ele aconteceria na ONU, devido a imagens divulgadas durante as gravações do filme em 2017 (clique aqui). Depois, nós do Universo X-Men ficamos sabendo, por meio de fontes nossas, que a cena da ONU contaria com uma invasão Skrull. Nela, teríamos a presença apenas de Jean Grey, Ciclope e Professor X – clique aqui e aqui para saber mais detalhes. Informações posteriores revelaram que isso aconteceria devido ao fato de os outros X-Men terem sido capturados pelo serviço de contenção mutante. Por fim, descobrimos que, no final original, Jean Grey sairia da ONU voando em direção ao espaço para enfrentar as naves dos alienígenas, o que a faria liberar todo o potencial do seu poder e, por fim, se sacrificar.


Agora, graças a artes conceituais divulgas pelo artista Vincent Morin, é possível ter uma melhor ideia de como a cena aconteceria.  Professor X e Ciclope chegariam com o X-Jato. Teriam repórteres, policiais e cidadãos no loca. Algum evento faria com que o prédio da ONU fosse destruído. A população começaria a fugir. Jean Grey usaria a sua telecinese para conter os destroços e proteger as pessoas ou para causar a destruição. A queda do edifício faria com que o jato fosse destruído.  Em algum momento, o confronto com os Skrulls se iniciaria. Analisando as artes conceituais, podemos ver muitos policiais mortos e muito sangue, lembrando que nas primeiras sessões testes os alienígenas eram descritos como altos e violentos. Uma outra arte, desta vez do artista Aleksey Pollack, mostra um confronto entre Ciclope e a personagem alienígena interpretada por Jessica Chastain.

Através das artes conceituais não é possível saber se Jean Grey chegaria ao local junto com o Professor e Ciclope ou com a alienígena. Não sabemos em que momento elas se separariam. No filme, a cena em que a alienígena absorve a energia cósmica para si e tenta matar Jean Grey parece ser das refilmagens.




Recentemente, descobrimos que, nos planos iniciais, o Clube do Inferno estaria no filme. Artes conceituais mostrando a formação do grupo e o visual que eles teriam foram divulgadas (clique aqui). As novas artes nos dão uma visão maior de como eles seriam inseridos na trama.


Teríamos uma cena em que eles assistiriam pela televisão alguma notícia relacionada aos X-Men (talvez o retorno deles da missão espacial, não sabemos). Algo interessante de se observar é que, em algumas das artes, as instalações do Clube do Inferno têm decoração baseada no jogo de xadrez. Como sabemos, os membros do grupo possuem codinomes de peças de xadrez. Será que ambos os grupos competiriam por Jean Grey? Será que com o Clube do Inferno, o Magneto e a sua Irmandade estariam de fora do filme? Jean Grey teria um confronto com Emma Frost?

É importante ressaltar que o Clube do Inferno foi pensado durante a pré produção do longa – provavelmente na época em que planejavam dois filmes – e depois foram descartados. Ou seja, não existem cenas descartadas gravadas com eles.



Você gostaria que Emma Frost estivesse no filme X-Men: Fênix Negra?