QUADRINHOS

A complicada desavença entre Capitã Marvel e Vampira explicada

A Capitã Marvel e a X-Men Vampira têm uma história longa e complexa que começa com um ataque aparentemente gratuito. Os fãs da Capitã Marvel (também conhecida como Carol Danvers) ou da Vampira podem estar cientes da desavença e da história bagunçada que existe entre essas duas heroínas.


No entanto, aqueles que não leram seus respectivos quadrinhos podem não estar cientes dos principais eventos que contribuem para essa longa desavença entre as super-heroínas – que remonta a décadas.

× COMO TUDO COMEÇOU
Vampira Capitã Marvel X-Men Rivalidade

A primeira vez que essas duas personagens interagem diretamente, foi em Ms. Marvel # 18 de 1977, de Chris Claremont e Jim Mooney, e define o tom do relacionamento entre elas pelos próximos anos. Vampira entra, bate em Carol que fica inconsciente e rouba seus poderes. Então ela despeja o corpo inconsciente de Carol.

Infelizmente, na época, o controle de Vampira sobre seus poderes de absorção é tênue, na melhor das hipóteses. Por engano, ela encosta em Carol por muito tempo, o que resulta em Carol perder suas memórias e acesso a seus poderes, pelo menos no curto prazo.


× ENVOLVIMENTO DA MÍSTICA
Vampira Capitã Marvel X-Men Rivalidade

Inicialmente, o ataque de Vampira parece completamente gratuito e confuso. Afinal, antes deste ponto, Carol estava desaparecida no Universo Marvel por um tempo. Ela não estava sendo ativamente uma super-heroína, então mirá-la pareceu cruel e incomum. Mais tarde, é revelado que o cerne da questão de Vampira com Carol envolve outro personagem dos X-Men: a Mística.

Vampira Capitã Marvel X-Men Rivalidade

Mística, a mãe adotiva de Vampira, é uma daquelas personagens que sempre procura um motivo pra se vingar. Em um belo dia, Sina têm uma visão de que Ms. Marvel derrotaria Vampira. Quando Mística descobre isso, ela não hesita em agir – ou melhor, faz com que Vampira aja. Ela envia Vampira atrás de Carol Danvers como um míssil que procura calor, dando origem a toda o histórico de desavenças.


× MEMÓRIAS ENTRELAÇADAS
Vampira Capitã Marvel X-Men Rivalidade

Carol finalmente recupera suas memórias, embora não tenha mais laços emocionais com elas. Enquanto ela não consegue sentir nada pelas lembranças que inundam sua mente, ela sente profundamente a perda dessas emoções.

Dada essa informação, não é surpresa que ela receba as próximas notícias mal. Os X-Men permitem que Vampira se junte à sua equipe, mesmo sabendo muito bem o que ela fez com Carol, que faz parte da equipe. Ela sai quando Vampira se junta.

Vampira Capitã Marvel X-Men Rivalidade

Vampira está lutando à sua maneira. As memórias de Carol permanecem trancadas em sua mente, resultando em quantidades infinitas de confusão; às vezes, ela diz que sente que tem duas mentes em um corpo. Isso pode ser atribuído ao fato de que a personalidade de Carol às vezes se torna dominante. Na verdade, ela pode até vestir sua roupa antiga da Ms. Marvel – o que é confuso e estranho para Vampira e Carol.


Eventualmente, Vampira é capaz de se livrar dessa personalidade extra, mas ao fazê-lo, ela também perde todos os poderes que absorveu de Carol. Considerando que isso concede a ela uma nova concessão de vida, é um negócio que ela se contenta em fazer.

Vampira Capitã Marvel X-Men Rivalidade

Mais tarde, as duas dão uma espécie de trégua, embora seja experimental e frágil. Elas lutam como aliadas em mais de uma ocasião, embora também se enfrentem, principalmente em Vingadores vs. X-Men.


× DESAVENÇA SE TRANSFORMA EM PARCERIA
Vampira Capitã Marvel X-Men

Mais recentemente, as duas lutaram no primeiro arco da atual Capitã Marvel, embora não por vontade própria.

Quando o Homem Nuclear prende Carol e várias outras mulheres na ilha em outra dimensão, ele usa Vampira para lutar contra Capitã Marvel, a fim de descobrir quem é mais forte.

Vampira Capitã Marvel X-Men

A Capitã pouco pode fazer contra a Vampira, já que agora a mutante possui a habilidade de sugar os poderes de seus adversários à distância (saiba mais). Porém, Danvers percebe que a Vampira está tentando lutar contra o domínio do vilão e através de uma conexão telepática as duas deixam a desavença de lado e montam um plano.


Carol permite que a mutante absorva os seus poderes e memórias e elas literalmente se fundem, e graças a isso derrotam o inimigo misógino.

Vampira Capitã Marvel X-Men
Além dos poderes, a Vampira também ficou com algumas características físicas de Carol,
como uma parte do cabelo loiro.

Além disso, a absorção não foi permanente – as duas heroínas ficaram mais fortes e controlam mais suas habilidades agora.

Toda a situação resulta em uma compreensão muito melhor entre as duas. Portanto, embora Capitã Marvel e Vampira ainda não possam ser chamadas de amigas, há um forte senso de camaradagem entre elas agora mais do que nunca.

Fonte: Marvel/CBR