FILMES

XMEN20: 20 curiosidades sobre os dois filmes do Deadpool

Há quem goste, há quem não goste, mas é inegável que Deadpool é o personagem mais fiel aos quadrinhos dentro do universo dos mutantes. Mesmo antes do lançamento dos filmes, o personagem já possuía uma legião de fãs, e isso ajudou muito na bilheteria de ambos os longas. Como todos os filmes dos mutantes, Deadpool 1 e 2 estão recheados de curiosidades, e o Universo X-Men separou 20 delas, confira.


× 1. 12 anos de produção
tempo de filmagem de Deadpool

Em fevereiro de 2004, a New Line Cinema iniciou produção de um filme do Deadpool com David S. Goyer como diretor e Ryan Reynolds no papel principal, mas a ideia de uma filme de herói somente para adultos não foi bem recebida pelos estúdios, já que obras do gênero sempre são voltadas para um publico mais jovem. Depois disso, em 2005 a Fox comprou os direitos do personagem, que apareceria em X-Men Origens: Wolverine em 2009. Em 2010, Rhett Reese e Paul Wernick foram contratados para roteirizar o longa, um ano depois, Tim Muller foi escalado como diretor. Ainda assim, o filme só estrearia em 2016.

× 2. O video vazado
Video vazado De Deadpool

Como mencionado no item anterior, as produtoras tinham receio de lançar um filme de super heróis para maiores de idade. Tanto que a Fox engavetou o projeto mesmo após já ter contratado os roteiristas, o diretor e o protagonista. Esse medo só acabou, quando um vídeo teste do longa foi vazado na internet. Nesse vídeo, temos uma versão da cena vista no filme, onde Deadpool invade o carro de bandidos a procura de informações sobre Ajax. O vídeo vazado foi um sucesso tão grande na internet, que Reynolds e a produção do filme receberam permissão para começar as gravações menos de 24 horas depois.

Suspeita-se que foi o próprio Ryan a pessoa que vazou o vídeo, mas nunca houve uma confirmação oficial.


× 3. Corte de orçamento
Deadpool surpreso

Inicialmente, a produção trabalharia com cerca de 65 milhões de dólares de orçamento. Esse já é um valor baixo quando se trata de filmes e super heróis. O primeiro filme dos X-Men, por exemplo, lançado 20 anos atrás teve um orçamento de 75 milhões. Se compararmos com os filmes da Marvel lançados atualmente, Homem Formiga, a produção mais barata do MCU custou cerca de 130 milhões aos cofres da Disney. Sabendo isso, é ainda mais surpreendente perceber que a Fox, com medo do prejuizo, cortou 7 milhões de dólares da produção, que foi concluída com apenas 58 milhões.

× 4. Personagens fundidos (leia de novo)
personagens do roteiro antigo do filme

No roteiro original do filme, os capangas de Ajax seriam: Sluggo, Garrison Kane e Wire (os 3 primeiros da foto). No entanto, devido a falta de orçamento, os 3 personagens foram deixados de lado, para a utilização de uma versão da personagem Pó de Anjo (quarta personagem da foto), interpretada por Gina Carano. Dentro do bar, também haveria uma mulher chamada Patch, mas ela foi incorporada ao personagem Weasel (T.J. Miller) pelo mesmo motivo.


× 5. Deadpool esquecer as armas
Armas do Deadpool

O mercenário tagarela constantemente esquece suas armas, segundo os roteiristas, essa também foi uma das soluções encontradas para suprir as necessidades de orçamento:

Havia um enorme tiroteio no terceiro ato, mas não tínhamos dinheiro, então inventamos a ideia de que Deadpool esqueceu suas armas para resolver o problema

Rhett Rheese
× 6. Tempo de gravação
Ryan Reynolds e Brianna filmando

Filmes de super heróis costumam ter uma produção extensa, isso porque o grande elenco, somado aos grandes efeitos especiais tornam o trabalho muito grande. Não é incomum que filmes desse porte tenham cerca de 6 ou ou até mais meses de filmagem. Deadpool no entanto, foi filmado em apenas 48 dias, o que ajudou a não gastar o já escasso orçamento do longa. Como objeto de comparação, X-Men: O Filme teve 6 meses de filmagem, só a cena de Mercúrio em X-Men: Apocalipse, durou um mês e meio.


× 7. Monty Python

Uma das cenas mais engraçadas do filme acontece quando Deadpool tenta socar Colossus quebrando as suas duas mãos, depois os seus dois pés. Essa cena foi inspirada no filme inglês de comédia Monty Python: Em Busca do Cálice Sagrado. Na cena em questão, o cavaleiro negro tenta lutar contra o Rei Arthur mesmo após este arrancar seus dois braços e suas duas pernas. Confira a cena abaixo:

× 8. Negasonic Teenage Warhead

Míssil Adolescente Megassônico é o codinome de Ellie Phimister. Nos quadrinhos, ela já demonstrou ter poderes relacionados a precognição, força sobre humana e telecinese. Emma Frost carregava o corpo da mutante morta nos braços quando despertou sua mutação secundária transformando seu corpo em diamante porque viu seus preciosos alunos morrerem. Nos filmes, Missil Adolescente Megassônico ganhou poderes muito similares aos do personagem Míssil. Criada por Grant Morrison e Frank Quitely, a personagem recebeu esse nome em homenagem a música da banda Monster Magnet.


× 9. Dopinder

Muitas pessoas ficaram encantadas com a inocência e o carisma do taxista chamado Dopinder, o personagem cria uma amizade e uma dinâmica muito divertida com Deadpool. O ator Ryan Reynolds revelou que o personagem recebeu esse nome em homenagem a um amigo dele da época da escola, que infelizmente foi atingido por um raio e faleceu.

× 10. Cenas Deletadas de Deadpool 1
  • Cena que mostra o Ajax sendo escoltado de barco e sendo solto, o que implica que o Ajax esteve na prisão antes dos eventos de Deadpool.
  • Depois de perseguir Vanessa, Wade é atropelado por um ônibus e acorda no necrotério.
  • O ator Nathan Fillion filmou uma pequena participação como um homem que oferece um guardanapo para Wade quando o personagem retorna ao clube de strip para ver Vanessa.
  • Wade e Vanessa viajam para o México em busca da cura para o câncer de Wade. No entanto, o mercenário descobre que o médico está apenas enganando todas as pessoas que vão lá e pagam para serem curadas. Revoltado, o mutante mata o falso médico e foge.

× 11. Saída do Diretor

O diretor Tim Miller deixou o projeto porque houveram divergencias criativas com Ryan Reynolds. Miller chegou a dizer que “não queria fazer um filme estilizado que custasse 3 vezes o orçamento“. Ele preferia que o filme fosse um pouco menor e mais focado no roteiro do que nos efeitos especiais. Posteriormente, Drew Goddard, Magnus Martens e Rupert Sanders foram considerados pelo estúdio para o cargo, que acabou ficando com David Leitch.

× 12. Os muitos atores de Cable

Diversos atores foram considerados para interpretar o mutante viajante do tempo que posteriormente ficou com Josh Brolin. Dentre eles: Mel Gibson, Bruce Willis, Sylvester Stallone, Stephen Lang, Pierce Brosnan, Dolph Lundgren, Kurt Russell, Alec Baldwin, Arnold Schwarzenegger, David Harbour e Ron Perlman. Michael Shannon, o Zod de “Homem de Aço” se interessou pelo papel, mas acabou desistindo por conflitos de agenda. O mesmo aconteceu com o ator Brad Pitt.


× 13. Cotadas para serem Dominó

Mary Elizabeth Winstead, Kerry Washington, Ruby Rose, Kelly Rohrbach, Sofia Boutella, Sylvia Hoeks, Lizzy Caplan, Sienna Miller, Mackenzie Davis, Eve Hewson, Stephanie Sigman fizeram teste para o papel de Dominó. Houveram rumores de que Janelle Monáe fez o teste e era favorita, mas o diretor desmentiu. As atrizes foram muitas, no entanto, o papel ficou com Zazie Beetz, que acabou se tornando um dos pontos mais altos do filme.

× 14. Morte nas gravações

Durante as gravações de Deadpool 2, infelizmente uma dublê morreu. A vítima foi S.J Harris, a primeira negra a se tornar piloto profissional de motociclismo nos Estados Unidos. A dublê de Dominó morreu em um acidente em um dos sets do longa. Antes do ocorrido, ela pilotava uma moto durante uma cena de perseguição, contudo, a mesma acabou perdendo o controle e colidiu em um dos prédios locais, atravessando um dos vidros. Testemunhas no local do acidente garantem que ela realizou a mesma cena quatro vezes seguidas perfeitamente, mas na quinta parece que ela perdeu o controle e não conseguiu frear a moto. A dublê chegou a ser levada de ambulância para o hospital, mas minutos depois foi notificado o óbito.


× 15. O papel de Brad Pitt no filme

Como mencionado no ítem 12, Brad Pitt não pôde interpretar o personagem Cable por conflito de agendas. Ainda assim, ele faz uma pequena participação no filme interpretando o mutante “Vanisher”. Nos quadrinhos, Vanisher possui a capacidade de se teleportar, poder que conhecemos em vários mutantes mas sobretudo em Noturno. No filme contudo, o mutante fica constantemente invisível, e só aparece no momento de sua morte, quando é eletrocutado.

× 16. Cable e os Goonies

Em conversa com Cable, Deadpool chama o mutante de “One Eyed Willy” (Willy Caolho). Visto que Cable possui um olho só, esse não pareceria um apelido absurdo. No entanto, o “insulto” não é gratuito. O pirata Willy Caolho é um personagem do filme “Os Goonies”, filme em que o ator Josh Brolin (Cable) interpreta o personagem Brand Walsh.


× 17. Piada com a Disney proibida

Enquanto Deadpool 2 estava em pré produção, o Acordo entre a Disney e a Fox estava acontecendo, por essa razão, a produção da Fox proibiu Ryan de fazer piadas sobre a situação.

Esta é uma mágoa para mim porque há uma piada que não está no filme porque a Fox me fez retirá-la (e eu provavelmente nem tenho permissão para dizer isso). A piada tinha mais a ver com a Disney, e eles me fizeram retirar. Olhando em retrospecto, talvez tenha sido uma decisão sábia

Ryan Reynolds
× 18. Os gatos de Taylor Swift

Durante a cena da Mansão X, podemos ver Wade vestindo sua camiseta adornada com uma foto de dois gatos. Essa não é uma camiseta comum, porque as letras no círculo ao redor deles revelam os nomes: “Olivia” e “Meredith”. Estes são os nomes dos animais de estimação de Taylor Swift. Sim, Deadpool está vestindo uma camiseta com os gatos de Taylor Swift.


× 19. O Uniforme da X-Force

No ato final do segundo filme, Deadpool tenta salvar o jovem Russel, mas Wade acaba sendo atacado pelo garoto. Russel ou “Firefist” pode produzir e controlar chamas, e é dessa forma que ele ataca o mercenário. Quando Deadpool levanta, seu uniforme completamente vermelho está coberto por cinzas. Cinza é a cor utilizada pelo anti-herói nos quadrinhos da X-Force, equipe que foi brevemente mencionada no filme.

× 20. Cenas deletadas de Deadpool 2
  • Sequência estendida de Wade tentando se matar pulando em uma gaiola de leão no zoológico, bebendo limpador de ralo e pulando de um arranha-céu.
  • Cena pós-crédito estendida com Wade conversando com Wolverine.
  • Cena pós-crédito com Wade viajando de volta no tempo e pensando se ele pode matar o bebê Hitler. Percebendo que não pode, ele troca a fralda do bebê, mas afirma que voltará com seu amigo Cable, que pode estar mais disposto.

Essas são apenas algumas das curiosidades que encontramos. Conhece alguma outra? Diga nos comentários. Afinal, qual o seu filme favorito do mutante tagarela?

Fonte: Huffpost e ScreenRant