QUADRINHOS

Como os X-Men e os Vingadores se conheceram nos quadrinhos?

O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, deixou muitos fãs animados, quando anunciou que tinha planos para o Quarteto Fantástico e o X-Men (bem, especificamente, ele disse “mutantes”) no Universo Cinematográfico da Marvel. Porém, serão necessários vários anos até que os Vingadores tenham a chance de conhecer os X-Men pela primeira vez no MCU.


Como só podemos sonhar com a primeira reunião entre as duas equipes do MCU, vamos voltar no tempo(mais de 50 anos atrás) e ver como as duas equipes se conheceram nos quadrinhos!

Os X-Men e os Vingadores começaram juntos na história dos quadrinhos desde o início, pois cada equipe estreou no mesmo mês, em julho de 1963 e é bem possível que tenham chegado às bancas no mesmo dia (2 de julho de 1963). O plano inicial da Marvel era lançar um novo quadrinho de equipe (X-Men) e uma nova série de um herói solo (Demolidor), na tentativa de replicar suas duas primeiras séries de sucesso, Quarteto Fantástico e Homem-Aranha. Demolidor foi adiado, no entanto, então Jack Kirby e Stan Lee rapidamente reuniram os Vingadores para estrear na data de lançamento que haviam agendado para Demolidor .


Em dezembro de 1962, a Marvel fez história ao lançar as duas primeiras edições da editora que apresentavam cruzamentos entre personagens de diferentes títulos. O Hulk enfrentou o Quarteto Fantástico no Quarteto Fantástico #12, enquanto o Homem-Aranha tentou conseguir um emprego no Quarteto Fantástico em O Espetacular Homem-Aranha #1

Uma vez que essa barreira foi quebrada, tornou-se comum ver super-heróis da Marvel aparecerem nos títulos um do outro. Isso veio à tona com a formação dos Vingadores, um título permanente de uma equipe que consistia em heróis solo que apareceram em outros títulos de quadrinhos da Marvel (Thor em Journey into Mystery , Homem de Ferro em Tales of Suspense e Homem-Formiga e Vespa em Tales to Astonish) junto com o Hulk, cuja série em andamento havia sido cancelada recentemente.

Esta edição n° 49 de Tales of Suspense, em outubro de 1963 (de Steve Ditko, Stan Lee e Paul Reinman), os Vingadores e os X-Men se cruzaram pela primeira vez…de certa forma.

A história começa com um daqueles enredos bem cafonas, típicos de um conto de super-heróis da Idade da Prata. O Anjo está voando de volta para a mansão dos X-Men em Westchester quando se depara com o Homem de Ferro no processo de fazer um teste de um dispositivo atômico. Homem de Ferro tenta avisar Anjo, mas é tarde demais, e o dispositivo explode!


VINGADORES
Tales of Suspense #49

Naturalmente, a armadura do Homem de Ferro o protege, mas Angel não tem essa sorte. No entanto, em vez de matá-lo, a energia atômica o transforma em um vilão porque, bem, é obviamente o que acontece quando você é atingido por energia atômica, certo?

O Anjo do mal(Arcanjo sonha)volta para a mansão para combater o resto dos X-Men. Ele lida com eles com bastante facilidade, já que seus companheiros de equipe estão se segurando, não querendo machucar o amigo, enquanto ele não tem essas limitações. Ele então voa para se encontrar com outros mutantes do mal (isso seria lançado antes da introdução da Irmandade dos Mutantes em X-Men #4). Os X-Men estão desesperados, então eles entram em contato com os Vingadores para obter ajuda.


Tales of Suspense #49

O único Vingador que foi capaz de atender a ligação, no entanto, foi o Homem de Ferro, que decide que ele vai lidar com essa missão por conta própria, já que se culpa pela situação.

Homem de Ferro e Angel lutam entre si, mas no final, o Homem de Ferro conseguiu trazer de volta o lado bom de Warren, colocando-se em uma situação em que o X-Man teria que salvar sua vida. Os X-Men fazem amizade com o Homem de Ferro, com o Professor X lhe dizendo que está em débito com Vingador.

Tales of Suspense #49

Em pouco tempo depois, em Avengers #3 (de Jack Kirby, Stan Lee e Paul Reinman) Homem de Ferro usa um dispositivo de projeção holográfica para contatar os vários outros super-heróis do Universo Marvel em busca do Hulk, que deixou os Vingadores no final da edição anterior. A projeção do Homem de Ferro segue para Westchester, onde Stan Lee nos lembra de ler a batalha do Anjo vs Homem de Ferro em Tales of Suspense # 49.


Os Vingadores #3

Novamente, porém, só o Homem de Ferro que conhecia os X-Men. A primeira reunião completa entre as duas equipes aconteceria um ano depois, em outubro de 1964 nas páginas de X-Men #9(de Jack Kirby, Stan Lee e Chic Stone). Nessa época, o Homem-Formiga tinha se tornado o Homem-Gigante e o Capitão América havia retornado para ocupar o lugar do Hulk na nos Vingadores.

X-Men #9

O enredo da edição é que o professor X foi capturado por seu antigo inimigo, Lúcifer. Os X-Men viajaram para a Europa para ajudar Xavier contra vilão, em uma missão de resgate.


A reviravolta, é claro, é que Lúcifer inventou uma bomba térmica gigante que detonará se seu coração parar. Isso complica quando os Vingadores aparecem para lutar com o vilão e os X-Men descobrem a ameaça da bomba térmica gigante. Xavier avisa seus alunos por telepatia que eles têm que manter os Vingadores longe de Lúcifer, só que os Vingadores estão por fora de toda a situação e começam uma batalha contra os X-Men!

X-Men #9

Os X-Men, que eram adolescentes em treinamento na época, conseguiram atrasar os Vingadores, mas era claramente apenas uma questão de tempo até que os Vingadores os dominassem a disputa.

Felizmente, Xavier usou seus poderes para contatar Thor e lhe explicou toda a confusão. Os Vingadores votam e decidem deixar os X-Men terminarem o resto da missão.


X-Men #9

Os X-Men e Xavier derrotam Lúcifer juntos, com Xavier usando seus poderes para manter a freqüência cardíaca de Lúcifer estável, enquanto Ciclope desarmam a bomba.

Fora algumas aparições (como quando as duas equipes comparecem ao casamento de Reed Richards e Sue Storm), as duas equipes não se envolvem(ou brigaram) novamente por vários anos.

Como você imagina o primeiro encontro dos X-Men e dos Vingadores nos cinemas!?

Fonte: CBR