QUADRINHOS

Classificação Mutante explicada: Saiba como diferenciar as sete classes

Alfa? Ômega? Nós vamos explicar a diferença da Classificação Mutante dos quadrinhos dos X-Men.

Quando Stan Lee e Jack Kirby criaram os X-Men, eles simplesmente imaginaram que haveria alguns humanos raros nascidos com uma mutação especial que lhes dava um poder ou qualidade extra que os diferenciava.



À medida que os problemas foram surgindo, descobrimos que havia muito mais mutantes por aí, tanto que muitos humanos temiam ser substituídos ou conquistados.

O mundo dos X-Men evoluiu bastante nas últimas décadas. Aprendemos que cada mutante, além de ter padrões únicos de ondas cerebrais, nasce com um misterioso gene X que causa suas habilidades, geralmente se ativando durante a puberdade. E desde o início, vimos que nem todos os mutantes são iguais. Alguns se parecem conosco, enquanto outros podem parecer alienígenas, demônios ou animais.

Com o tempo, surgiu um sistema de classificação, para simplesmente ajudar os X-Men, juntamente com agências como a S.H.I.E.L.D., a acompanhar quem tinha quais características básicas e níveis de poder. É claro que eles não são imutáveis, uma vez que alguns mutantes surgem com novos poderes, ou são geneticamente alterados por forças externas ou sofrem mutações secundárias que mudam de natureza e, como resultado, colocam-nos em uma classificação diferente.

Então, para ajudá-los, aqui estão as seis categorias básicas de mutantes no Universo X-Men da Marvel Comics.

Nível Zeta

mutant_xmen

Esse é o nível mais baixo que um mutante pode ser. Em alguns casos, a pessoa apenas suporta o gene X. Em outros, eles podem ter filhos com o gene. Seja qual for o caso, eles não possuem poderes mutantes, ou seja, pode ser qualquer um que tenha aparência humana, até mesmo aqueles que protestam contra os mutantes podem carregar o gene X e não saber.



Nível Alfa

kitty-pryde

Um mutante no nível Alfa é alguém que não parece diferente de qualquer outro ser humano e cujos poderes são bastante eficazes em combate. Da mesma forma, eles não têm limitações impostas a eles como resultado de seu gene X.

Kitty Pryde se parece com qualquer mulher normal e é capaz de atravessar paredes. A Cristal não parece diferente dos outros, mas pode absorver as ondas sonoras e redirecioná-las como luz ou lasers. Colossus parece um homem de metal vivo quando usa seu poder, mas ele pode desligá-lo e retomar a aparência de uma pessoa normal.

Vampira agora é uma mutante no nível Alfa, já que ela pode controlar seu poder, mas já foi nível Beta.



Nível Beta

gambit

Os mutantes no nível Beta são exatamente como os Alfas, mas com um problema. Embora à primeira vista eles possam passar por um ser humano, um exame cuidadoso revela que eles têm uma característica estranha que os diferencia, como uma cor de olho que geralmente não aparece em humanos. Um mutante Beta também pode ser alguém que passa por humano, mas tem alguma limitação imposta a eles por causa de seu poder, como não ser capaz de fazer contato pele a pele (que descreve a condição de Vampira por muitos anos).

Gambit pode controlar seu poder e principalmente parece humano, mas ele tem olhos vermelho e preto. Wolverine pode parecer humano a princípio, mas, além de não poder desligar seus poderes, ele tem um conjunto extra de ossos e músculos em cada antebraço, portanto, suas famosas garras retráteis.

Nível Gama

blink

Como Alfas e Betas, os mutantes no nível Gama são bastante úteis em situações de combate. Mas, como resultado de seu gene X, eles não podem passar por humanos sem o uso de algum tipo de disfarce.

O poder de Blink de criar portais de teletransporte e projeção de energia a torna bastante útil em uma luta. Mas, junto com isso, ela tem pele lilás, olhos sem pupila ou íris visíveis, cabelos rosa e marcas faciais estranhas. O Noturno pode se agarrar a superfícies como o Homem-Aranha e se teletransportar para lugares que viu (dentro de um raio limitado), mas nasceu parecendo um demônio, completo com pele de índigo, apenas três dedos em cada mão, dois dedos principais em cada pé, olhos dourados vazios, orelhas parecidas com elfos, presas e uma cauda.

Nível Delta

domino

Mutantes de nível Delta são aqueles que, como Alfas e Betas, podem passar por humanos à primeira vista. Mas, diferentemente de Alfas ou Betas, seu poder não é algo óbvio e automaticamente combativo. Suas habilidades são mais sutis, o suficiente para que um observador externo não consiga ver o poder em uso. Os mutantes delta podem passar anos sem perceber que são, de fato, mutantes, devido à natureza de suas habilidades.

Dominó é um mutante Delta. Quando ela encontra a adrenalina correndo, ela causa probabilidade de vencer a seu favor dentro de sua linha de visão. Mas mesmo isso não é automático, pois ela precisa aproveitar ativamente a “sorte” que ela causa. Se Dominó está sendo baleada, ela não pode simplesmente ficar lá e contar com as balas que faltavam. Mas se ela começar a fugir daqueles que disparam contra ela, descobrirá que na maioria das vezes acabará evitando por pouco. Outro mutante Delta seria o Forge, que pode instintivamente construir e refazer máquinas sem ser informado ou até mesmo entender completamente como elas funcionam.



Nível Épsilon

Bico

Os mutantes no nível Épsilon têm um poder não combativo ou nenhum poder real, mas são como os mutantes no nível gama, pois não podem esconder o que são. Muitos exemplos desses mutantes podem ser encontrados entre os Morlocks, uma comunidade que prefere viver nos esgotos ao invés de entre a humanidade.

Tommy, dos Morlocks, tinha estranhas marcas coloridas no rosto e podia ficar da finura de um papel. O gene X de Artie Maddicks fez com que seu corpo se alterasse, transformando-o em um ser rosado e sem pêlos, com crescimentos na cabeça e grandes olhos vazios. Junto com isso, ele perdeu a fala e agora só consegue se comunicar projetando holografias de seus pensamentos. Bico possui asas (um pouco atrofiadas e sem possibilidade de voo), penas em diversas partes do corpo, uma cabeça como a de uma ave, com bico e olhos e nenhum poder além de sua deformação natural.

Nível Ômega

tempestade_xmen

Essas são as pessoas que realmente deixam os seres humanos normais e as agências governamentais com medo. São mutantes cujos níveis de poder são tais que são considerados as ameaças mais sérias, capazes de destruir em larga escala e muito difíceis de derrubar, conter ou matar.

Um óbvio mutante no nível Ômega é Magneto, cujos poderes sobre o magnetismo levam a uma variedade de habilidades e também permitem que ele manipule campos relacionados de gravidade e eletricidade até certo ponto. Tempestade é considerada uma mutante nível Ômega devido a sua manipulação dos elementos (uma habilidade que ela não pode desligar completamente, pois seu poder está ligado a suas emoções). Homem de Gelo é outro exemplo de um mutante no nível Ômega; Embora inicialmente parecendo mais um Alfa, Bobby finalmente começou a explorar todo o seu potencial nos últimos anos, mostrando mais recentemente que ele poderia criar cópias de si mesmo para atuar como um exército de seres orgânicos de gelo.