FILMES

Famke Janssen poderia ter vivido uma nova versão da Fênix Negra, diz roteirista!

A Saga da Fênix Negra é o mais icônico e conhecido arco dos X-Men nos quadrinhos. Podendo ser descrita como uma tragédia cósmica, a história mostra Jean Grey perdendo aos poucos o controle dos seus poderes e se corrompendo até se tornar a maior ameça que os X-Men já enfrentaram – culimando em uma trágica redenção da heroína no final. A história foi adaptada duas vezes no cinema, a primeira em X-Men: O Confronto Final (2006), com Famke Janssen como Jean Grey, e a segunda em X-Men: Fênix Negra (2019), com Sophie Turner no papel principal. Nenhuma das duas histórias agradou aos fãs. Mas ao que parece, o elenco original poderia ter tido uma segunda chance de contar a história.

Durante uma sessão comentada de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014) do IGN (via Legião dos Heróis), o diretor e roteirista de X-Men: Fênix Negra, Simon Kinberg, comentou sobre os diferentes caminhos que eles poderiam ter seguido a partir da nova linha do tempo criada ao final do filme. Isso incluía a possibilidade de uma nova história da Fênix,  muito mais fiel aos quadrinhos, com Famke Janssen de volta ao papel principal:



“Seria possível que, naquele universo alternativo, porque o filme seria dez ou quinze anos desde O Confronto Final, você pudesse fazer a Fênix Negra com a Famke. Você poderia fazer o Clube do Inferno, e você poderia fazer com a duração necessária, porque essa é uma história muito complexa. Você gostaria que fosse um filme de duas partes: você traria o Clube do Inferno e iria querer que fosse um filme realmente intergalático, você traria Lilandra, você iria querer contar dessa forma. E eu acho que precisaria de pelo menos uma ponte esse filme [Dias de um Futuro Esquecido] com o outro [Fênix Negra]. Mas a maturidade desses atores e a história que vimos nos últimos anos [desde o lançamento de X-Men: O Filme] seria bem interessante.”

No final de Dias de um Futuro Esquecido, Wolverine reencontra os seus amigos na nova linha do tempo. Fera (Kelsey Grammer), Ciclope (James Marsden) e Jean Grey (Famke Janssen) aparecem, indicando que no novo futuro todos estão vivos e bem. E o mais importante, que Jean Grey sobreviveu durante a história da Fênix.

É válido lembrar, no entanto, que Kinberg imaginou isso durante a sessão e não afirmou que tenham pensado nesta possibilidade.