QUADRINHOS

Os X-Men retornam para o Instituto Xavier em Giant Size X-Men: Noturno!

Giant Size X-Men: Noturno chegou às bancas americanas nesta quarta-feira (25). Com o título de “Haunted House” (Casa Assombrada), a edição conta com o roteiro de Jonathan Hickman e arte de Alan Davis. É a segunda publicação do título “Giant Size X-Men“, que traz histórias focadas em personagens específicos. Repetindo o feito da primeira edição, protagonizada por Jean Grey e Emma Frost, esta também possui uma história isolada, que não sei encaixa em um momento identificável da cronologia e que não sabemos onde irá continuar. Porém, ao contrário da primeira, esta não possui foco apenas no personagem título, mas em um grupo de personagens. Inclusive, muitos podem terminar a leitura da edição com a sensação de que ela deveria se chamar Giant Size X-Men: Cifra, devido ao fato de ele ser o personagem com maior protagonismo na história. A partir daqui, o texto contém spoilers!

Em “Casa Assombrada”,  Krakoa está detectando estranhas leituras de mutantes no Habitat Greymalkin, localizado no Instituto Xavier. Isto faz com que Noturno lidere uma excursão até a antiga escola para investigar o que está acontecendo. Para isto, ele conta o grupo formado por Cifra, Ocular, Magia e Lockheed. O Instituto abandonado e coberto por plantas se torna uma verdadeira casa assombrada, e o cenário perfeito para uma história assustadora. E é quando visões fantasmagóricas de companheiros (Pássaro Trovejante e Rachel Summers) começam a surgir, inicialmente apenas para Noturno, mas conforme o tempo passa, todos passam a ver também.

Os X-Men perseguem uma confusa Rachel Summers, com o visual da sua época de farejadora, em um estranho túnel. A mutante responde aos chamados dos seus amigos em uma língua diferente e foge. Cifra examina as paredes do túnel, que parecem vivas, e acaba sendo sugado para uma sala onde encontra uma brilhante esfera, que ele logo identifica como uma tecnologia de origem alienígena – o mutante também é perseguido por uma presença estranha. Enquanto isso, os outros X-Men conseguem falar com Rachel, que conta sobre a sensação de perseguição e fuga constante;  a mutante encerra o seu relato com o pedido: “Nos ajude” e, em seguida, vemos a sua aparência se metamorfosear e se desfazer na forma de vários mini seres – a raça alienígena Sidri. Cercados, os X-Men se preparam para um confronto.

Os Sidri são uma espécie alienígena e a sua aparência se parece com a de besouros. Possuem um grande e único olho vermelho e a habilidade de se agrupar em colônias e se combinar, dando origem a uma grande nave mãe ou assumindo outras formas, como ocorre na edição.

Enquanto o confronto ocorre, Cifra, que possui o poder de se comunicar em qualquer idioma ou linguagem, consegue firmar um acordo com os seres, Magia vai a seu encontro e ambos conseguem retornar para onde o grupo estava.

 

Os X-Men encontram a Lady Mental (filha do Mestre Mental) presa em um casulo. Ela havia ido para o Instituto depois de ter ouvido sobre Krakoa, porém, a sua viagem foi comprometida depois de ela ter sido capturada. Era dela que vinham os sinais que Krakoa estava recebendo e era dela que vinham as visões que os X-Men viram.

O mutante revela que os Sidri estavam em busca de um lar e encontraram o Instituto abandonado e decidiram ficar por ali. Cifra concordou com a permanência deles ali, desde que eles permitam que os mutantes que ali chegarem possam passar livremente pelos portais de Krakoa.

No final, o grupo vai embora para Krakoa, acompanhado pela Lady Mental.