FILMES

“Logan não é um bom filme, é um bom filme de super-herói, tem uma diferença” – Afirma o ator Ethan Hawkes

O ator Ethan Hawke, conhecido por interpretar o personagem Todd A. Anderson no filme Sociedade dos Poetas Mortos (1989), fez uma declaração bastante polêmica em entrevista para o The Film Stage, onde criticou o destaque as pessoas atualmente dão para filmes de super-heróis, alegando que eles são supervalorizados.

Hawke compartilhou a sua experiência ao assistir Logan:

“Bem, nós agora temos um problema quando eles falam que Logan é um ótimo filme. Bem, é um bom filme de super-heróis. Ainda envolve pessoas com colãs e com metal saindo de suas mãos. Não é Bresson. Não é Bergman. Mas eles falam  como se fosse. Eu fui assistir Logan porque todos falavam: “Esse é um ótimo filme”, e eu fiquei tipo, “Sério? Não, este é um ótimo filme de super-heróis.”

Logan estreou em março do ano passado e foi um filme muito bem recebido pela crítica e público. O filme conseguiu um feito jamais visto anteriormente, foi indicado ao Oscar de 2018 na categoria de “Melhor Roteiro Adaptado“, ao lado dos filmes Molly’s Game, Mudbound – Lágrimas do Mississippi, Me Chame Pelo O Seu Nome e Artista do Desastre.

Logan perdeu o prêmio para Me Chame Pelo o Seu Nome. Entretanto, a sua indicação continua sendo um mérito, pois foi o primeiro filme de super-herói a ser indicado nessa categoria. Em geral, filmes de super-heróis são indicados nas categorias técnicas, como maquiagem e efeitos especiais, mas não nas categorias principais da premiação. Além de Logan, a única outra exceção a isso é a indicação de Heath Ledger na categoria de  “Melhor Ator Coadjuvante” na edição de 2009, por conta do seu papel como Coringa em  Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008), onde ele ganhou o prêmio de forma póstuma, pois o ator já havia falecido.

Nas últimas semanas se tem falado sobre os planos da NBC (canal que transmite a premiação nos Estados Unidos) em criar a categoria de “Melhor Filme Popular“, na tentativa de atrair mais audiência para a premiação, já que nos últimos anos a audiência tem diminuído. Isso seria um meio de tornar a premiação mais interessante, pois muitas vezes são indicados filmes que a maioria das pessoas não assistiram, o que faz elas não terem interesse em assistir ao evento e isso a médio prazo poderia diminuir a relevância que o prêmio tem para as pessoas. A ideia é que a nova categoria passe a valer a partir de 2020, entretanto ainda não foi explicado como ela funcionaria e como seria medido a popularidade, se seria pela academia, se teriam como base a bilheteira ou então, através do voto popular.

Entretanto, a proposta de uma nova categoria tem dividido opiniões.

Por um lado, muitos ficaram felizes, pois seria um modo de filmes de super-heróis ganharem espaço e reconhecimento dentro da premiação, já que costumam estar entre as maiores bilheterias do ano e, certamente, entre os filmes mais populares. Por outro lado, isso relegaria os filmes de super-heróis a uma subcategoria, indicando que eles não conseguem se mostrar e serem vistos como bons o bastante para concorrem nas categorias principais, como “Melhor Filme”. Mantendo assim o preconceito que existe por parte da academia.

É possível perceber esse preconceito na crítica de Hawke, que cita que  “as pessoas tratam Logan como se fosse Bresson e Bergman, sendo que ele não o é“, fazendo referência ao fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson e ao cineasta sueco Igmar Bergman, que indica que esse gênero de filmes seria “menos arte”. Prosseguindo nas falas do ator: “ainda envolve pessoas com colãs e com metal saindo de suas mãos. “. O que sugere que filmes de super-heróis ainda são vistos como subfilmes, já que bons filmes deveriam fugir de elementos fantásticos e fantasiosos, como se eles diminuíssem a qualidade das obras.

Esse pensamento talvez se intensifique com a criação de uma nova categoria, pois ao mesmo tempo que esses filmes ganhariam espaço, se manteriam segregados a uma categoria em específico, não conseguindo chegar nas categorias principais.